19 de setembro de 2022

A vitória de Pirro que aconteceu no oeste


Ao cabo de vários meses de uma acesa campanha - encabeçada sobretudo na Guia, onde alguns não estão para ser governados por bastardos da Ilha ou da Mata Mourisca, sobretudo depois dos resultados das últimas eleições autárquicas - a população da União de Freguesias do Oeste foi chamada a responder SIM ou NÃO quanto à desagregação das três freguesias, que desde 2013 formam uma só. Toda a gente sabe que aquela união foi colada a cuspo. Não admira por isso que os poucos fregueses que se dignaram sair de casa para expressar, numa urna de voto, o seu parecer - que não será vinculativo, mas é indicador - tenham maioritariamente dito que sim, querem voltar ao que eram: cada uma das freguesias por sua conta. Nunca saberemos o que pensa a maioria da população, porque cerca de 70% dela não se manifestou. 

O que nos dizem, então, estes resultados, com evidentes leituras políticas? Primeiro, que o povo se está esmagadoramente nas tintas para este processo. Depois, que esta é uma derrota clara dos políticos envolvidos. E não admira. Afinal, todos ali já defenderam uma coisa e o seu contrário, a começar por Manuel António, o ex-presidente da Junta da Guia e "pai" da agregação, agora desenganado com o processo, passando por Gonçalo Ramos, que desta vez quis passar entre os pingos da chuva, mas em 2017 chegou ao poder com discurso e promessas de reversão da agregação. Do PS nada. Até hoje, não sabemos o que pensa sobre o assunto. Ora, como mostram os resultados que dão ao Sim esta vitória de Pirro, só mobiliza gente para votar quem tem mensagem e diz ao que vai. Mesmo que seja pouca, mesmo que doravante só traga dissabores.

Continuamos para bingo, que a malta precisa sempre de andar entretida, e o tempo das festas acaba no São Mateus de Soure.

3 comentários:

  1. A Desagregação era inevitável. Nenhuma Freguesia ganhou com a agregação e todas perderam. Quem quase nada tinha já a perder, a Mata Mourisca os resultados foram mais equilibrados, mas o SIM venceu nas mesas de voto de todas as Freguesias. Quem não foi votar...aceita a vontade da maioria. Seja feita a sua vontade. quanto ao PS do Oeste...morreu...A Drª Odete conseguiu acabar com o PS em praticamente todo o concelho, essa iluminada, que já só consegue iluminar o seu próprio umbigo. Segue-se o Joel...Será que consegue tirar o PS do estado comatoso...ou desliga as máquinas e deixa falecer?

    ResponderEliminar
  2. 1:
    Paula, deixo a minha opinião sobre o assunto que não é tão cáustica nem tão desvalorizada como a sua, porque as coisas acontecem sempre por alguma razão, nem sempre as melhores, mas é assim a vida democrática.
    Falar em vitória de Pirro é desclassificar a opinião dos que se importam com a condução das suas terras e se deram ao incomodo de ir votar.
    E esses não deixaram margem para duvidas sobre que via preferem.
    Foi de fato uma auscultação, que eu também teria feito, dado que uma desagregação, ou não, é assunto pesado demais para ser assumido por 13 membros da AF, cada um com sua opinião pessoal e nem sempre dando voz aos que representam. Logo a auscultação dá conforto ao sentido de voto dos mesmos que tem a responsabilidade legal de votar e iniciar o processo.
    Compreendo que os defensores do não puxem a expressividade da abstenção para defenderem a sua opção, só que isso é falacioso, porque essa abstenção é tão válida para o não como para o sim, ou seja, é-lhes indiferente. Assim sendo só resta concluir dos resultados aquilo que as eleições gerais consideram: Vale o voto dos que votam, e quem não votou, se queria ter opinião que tivesse votado.
    Agora vir dizer que se não se importam é deixar estar como está, é falacioso, tendencioso e oportunista, porque, e o respeito pela vontade dos que votaram, isso não interessa nada? só se fosse mais de 50% é que era valido?
    Ninguém intelectualmente honesto pode defender esta tese, mas enfim, é como diz, há muito incomodado com as alterações possíveis.
    E para mim, este executivo acabou por cumprir a sua promessa eleitoral de 2017 porque conseguiu dar os passos para promover a desagregação, embora agora já não lhe desse jeito, mas embora pela negativa chegou ao objetivo.
    E repare, não se trata de não se querer ser governado por bastardos da Ilha e da Mourisca, antes sim por estarem fartos de serem governados como bastardos por alguns cujos os valores da Guia são coisa sem importância, e as preocupações da Guia terem de se submeter a valores que passam por cima das suas aspirações e anseios.

    ResponderEliminar
  3. 2:
    No primeiro mandato da União houve abaixo assinados da Ilha, 2016, para a desagregação, e por iniciativa dos que agora estão na junta, mas nunca houve criação de associações de defesa Guia, como a Amago, que surgiu principalmente por causa do anuncio mais que duvidoso da Lusiaves, defendido com unhas e dentes pelo executivo atual, e de ampliações da áreas industriais para o centro urbano, nem houve muitos mais mal-estares da população, porque o cuidado em dar conforto a todos, e acautelar investidas de explorações mineiras, ou industriais, ou de instalação de aviários, foi sempre uma preocupação muito atenta de todos do executivo, pelo que a população, de nenhuma das ex-freguesias se sentiu desconsiderada ou desvalorizda, ou seja, tratada como bastardos.
    Também acusavam os de então pelo encerramento dos centros de saúde que estes agora prometeram reverter, mas que alem de não o terem conseguido já só respondem laconicamente que isso não é competência da junta, mas sim do ministério da saúde, como sempre foi.
    Portanto, o desencanto da população e dos que se importam com a condução dos destinos públicos, que como sabemos cada vez são menos, só têm a manifestação e o voto para se expressarem e foi o que fizeram. Os que não votaram, não contam, porque tanto se lhes dá, até porque muitos nem sabem que há órgão públicos administrativos.
    Mas falar de vitória de Pirro é manifesta altivez intelectual, dado que a sua opinião como escriba vale tanto como a dos que votaram, e esses merecem o respeito de não se desvalorizar o seu contributo e esforço para uma consulta que a AF, e bem, entendeu fazer.
    Também o seu vaticínio de que a mensagem futura só possa trazer dissabores só considera os astros mais obscuros, e de facto alguns artistas e habilidosos sentem as ambições desiludidas e sem suporte futuro, mas muitos, os tais bastardamente tratados vislumbram agora um novo raiar que trará às suas terras os avanços que nestes últimos anos ficaram por acontecer, obviamente dentro daquela incerteza que a vida a todos nos cinge, mas que nem por isso nos tira a determinação.
    🌹

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.