24 de julho de 2009

A Crua Verdade

A verdade, em Pombal, não é aquela que os cartazes propagandeiam. É outra e muito menos colorida do que os cartazes.
Um Estudo do Observatório para o Desenvolvimento Económico da Universidade da Beira Interior sobre a Qualidade de Vida** nos diferentes concelhos, diz-nos que Pombal continua a desfalecer e perde 27 lugares relativamente a 2007. No distrito de Leiria só temos atrás de nós Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Alvaiázere. Até Ansião e Castanheira de Pêra, concelhos de interior do distrito estão á nossa frente.
Os estudos e os números não enganam e desmascaram dezasseis anos de Narcisismo.
Que mais nos irá acontecer?
** O estudo entra com mais de uma centena de indicadores das variáveis seguintes: equipamentos de comunicação, equipamentos culturais, equipamentos de saúde, equipamentos educativos, infra-estruturas básicas, cultura e lazer, educação, população, saúde, segurança, ambiente, dinamismo económico, mercado de habitação, mercado de trabalho, rendimento e consumo.

17 comentários:

  1. Bom dia
    Ao ver a verdade destes números podia até ficar preocupado se não conhecesse alguns métodos econométricos, felizmente não fico, por diversas razões:
    em 1º lugar não é apresentada a ficha técnica do estudo nem os métodos econométricos utilizados

    em 2º lugar este estudo não nos mostra se houve evolução ou não, relativamente a anos anteriores, evolução ou regressão.

    em 3º lugar não nos informa qual das economias regionais é a mais sustentável, o que podia indiciar uma opção política de investimento em infraestruras em vez de políticas sociais.

    Como sabe os concelhos do Norte do distrito têm tido uma política de apoios sociais em detrimento do investinmneto para radicar nos seus concelhos os cidadãos. Esta política por si só melhora a qualidade de vida dos cidadãos.

    Os estudos valem o que valem, dependem da análise que se pretende fazer e para serem fiáveis, ou não, devem ter sempre uma ficha técnica, que não é o caso.

    Se existisse um estudo idêntico de há 17 anos atrás já podíamos comparar os tais 17 de Narcisismo e se houve evolução ou regressão.

    ResponderEliminar
  2. NAzaré; MArinha GRande(??????),Caldas da Rainha, Obids, á frente de Leiria em termos de qualidade vida, está tudo dito em relação ao estudo.

    Castanheira de Pera á nossa frente em 51 pontos em termos de qualidade de vida??,Meu caro amigo vá para lá viver o SR, que eu tou muito bem aqui.

    ResponderEliminar
  3. Isto da qualidade de vida é o que é. O povo é burros. O que é que isso importa?

    ResponderEliminar
  4. Ou dizendo de outro modo: p'ra quem é, bacalhau basta...

    ResponderEliminar
  5. Ou dizendo ainda de outro modo: eu, como pombalense, tenho uma óptima qualidade de vida - na medida em que resido em Lisboa. Opção que recomendo a todos os leitores inteligentes interessados. Entenda-se: interessados nisto da qualidade de vida. Olhó sorriso: :-)

    ResponderEliminar
  6. Neste estudo devem ter-se referido a todo o Concelho, e aí ja acredito. Pois para a Cidade de Pombal ter qualidade de vida o resto do Concelho esta só e abandonado. Só de 4 em 4 anos aparecem para com papas e bolos enganarem os tolos. E não é que tem resultado bem

    ResponderEliminar
  7. Se o resultado é mau, questione-se o estudo. É assim mesmo! Atendendo aos indicadores, acho que até consigo compreender a descida. E o factor apontado pelo Roque é importante, caros pombalenses: temos que "descer" às freguesias.

    ResponderEliminar
  8. Descer ás freguesias

    Não é por nada mas Comparar qualquer uma das nossas freguesias com qualquer uma de Castanheira de Pera e dizer que em termos de qualidade de vida as de Castanheira são melhores, vão-me desculpar só dá para rir.

    ResponderEliminar
  9. Amigo, companheiro e camarada Adelino Malho, bom dia.
    Quando te dá para a obscenidade não há nada a fazer.
    Tu não compreendes, ainda és mais cabeça dura do que eu, que apesar do estudo poder ter base cientifica ninguém acredita nele.
    É que ninguém acredita, mesmo, nas suas conclusões.
    Só mesmo tu.
    Não há regra sem excepção. Fico triste.
    E quem fica desacreditado és tu e o Partido Socialista de Pombal por aceitares como bom aquilo que entra pelos olhos dentro que não tem pés, nem cabeça.
    Aquele abraço.

    ResponderEliminar
  10. Estudos feitos por, Beira Interior,...Cova da Beira!? só pelo nome, fazem-me desconfiar!
    Cheira-me a esturro.
    Se é assim tão bom nesses concelhos do interior, porque é que as pessoas fogem para Pombal?
    É caso para pensar, não é?
    Ó Adelino Malho, já estamos habituados a esses estudos (sondagens) feitos próximos das eleições.
    Quem não se lembra, daquelas sondagens publicadas nas vesperas dumas eleições autárquicas, com aluminio na água da rede, com empate técnico entre PSD e PS, etc, etc,
    Estas são o principio de muitas que aí vêm. Querem apostar?

    ResponderEliminar
  11. É realmente espantoso ver a dualidade de critérios.
    Vou falar de dois estudos completamente diferentes, cada um dá à comparação a validade que achar que tem.
    Num estudo quantitativo e bem-definido, a Câmara Municipal de Pombal aparece entre as melhores pagadoras do país. O PS Pombal subverte os resultados e faz o estudo parecer negativo.
    Num estudo qualitativo e se critérios pouco claros (pelo menos para a maioria de nós), Pombal é referido como tendo pouca qualidade de vida. O estudo já diz tudo sobre Pombal...

    ResponderEliminar
  12. Amigo e companheiro Nuno Carrasqueira, boa noite.
    O que é que nós, pobres mortais, havemos de fazer?
    O nosso querido Administrador do Blog anda lélé da cuca.
    Pobre cuca a dele que de lélé não se livra.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. Nuno Carrasqueira e Rodrigues Marques,

    Como saberão, eu não respondo por PS nem por PSD. Parece-me, contudo, pouco sério, questionar a validade de um estudo, só porque o resultado não é simpatico para com aqueles que defendemos.
    Eu não questiono o resultado obtido. Na UBI, não haverá falta de competência nem falta de seriedade. Que motivos moveriam os professores daquela universidade contra Pombal? Ou contra Leiria, que tb aparece muito mal classificada?
    Julgo que a vossa "defesa da honra" poderia ir noutro sentido. Por exemplo, alegando (o que até é pertinente) que este resultado não é só responsabilidade camarária, aqui se espelhando também o que o poder central fez de nós. Mais importante que injuriar o estudo e os seus autores seria tentar perceber quais os pontos fracos que o estudo nos aponta, e tentar refutar-compreender-melhorar os mesmos.

    ResponderEliminar
  14. Amigo, companheiro e camarada Dr. Gabriel Oliveira, boa noite.
    A melhor definição que conheço de Qualidade é:
    Aptidão ao uso ao mais baixo preço.
    No caso vertente,
    Comecemos pelo preço.
    Desconheço quanto é que o nosso querido Administrador do Blog pagou pelo estudo que lhe venderam.
    Como ele não sabe e como eu não tenho e ele, se calhar, também não tem referencial de comparação ficamos na mesma.
    Quanto à aptidão ao uso, não vejo qual é a aptidão e o uso que se possa dar a um estudo que está desfasado da realidade e que isso entra pelos olhos dentro de qualquer comum dos mortais.
    Não é assim Senhor Engº Adelino Malho, mui respeitado especialista das coisas da Qualidade?
    Com um grande abraço de Qualidade.

    ResponderEliminar
  15. Caro Rodrigues Marques, é possivel ceder-me um seu e-mail? Gostava de trocar umas "conversas particulares" consigo! ;)

    ResponderEliminar
  16. Pessoalmente não dou grande valor a estudos, ou à maioria dos estudos. E não preciso de qualquer estudo para dizer que em Pombal a qualidade de vdia não é boa, pelo menos é o que eu sinto. E os factores são vários, por exemplo, a fraca qualidade do ar e a existência de poucos espaços verdes.

    ResponderEliminar
  17. Amigo, companheiro e camarada Gabriel Oliveira, boa noite.
    Aqui vai:
    rodriguesmarques@quilate.pt
    Abraço.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.