27 de julho de 2009

Um Bodo de nervos (história de uma fotografia)



O que terá irritado o presidente, sexta-feira à noite, no estádio municipal?

1 - Chegar ao recinto e perceber que estava pouca gente (apesar de belíssimo espectáculo dos Sons da Fala)

2 - Deparar-se com tanto esquerdista junto, a começar pelo palco e a acabar no recinto.

3 - Ter sido fotografado por esta vossa amiga, quando, na companhia do discípulo Fernando Parreira, mais do tal que diz que é da Juventude - pôs mãos à obra para empilhar as cadeiras que:

a) nunca lá deveriam ter sido colocadas, como bem constataram Sérgio Godinho e Vitorino.

b) estavam ocupadas inicialmente por 28 pessoas das cerca de 300 que por ali assistiam ao concerto.

O pior é que a foto saiu mal, como já tive oportunidade de explicar às muitas pessoas que me vieram perguntar o que se tinha passado, pois que (esta parte é para os senhores assessores, adjuntos, delfins e demais que fazem o favor de imprimir estes escritos e levar ao senhor...sublinharem a sombreado) só se vêem cadeiras - como podem constatar. Pelo que não havia necessidade de sua exª ter interpelado um rapaz sério que é casado comigo, com observações a (des)propósito. Aqui para nós, é melhor deixarmos as famílias de fora disto ;)

28 comentários:

  1. Ontem ( Domingo) fui ao Bodo assistir ao concerto dos Buraka. Deveres de Tio e pretender conhecer o que de bom se faz em termos de musica electronica em Portugal, banda que eu ja conhecia através da MTV e Antena 3 , mas que não tinha oportunidade de ver ao vivo. Mais uma vez o bodo prestou serviço público, sim a musica electronica tambem é cultura. Milhares de jovens de todo o concelho e concelhos limitrofes assiatiram este verdadeiro espectaculo. Simplesmente fabuloso, penso que estariam mais de 10 mil jovens a vibrar com estes sons de fusão de música electronica com Kuduro ( de paises de expressão Portuguesa). Para verificarem a qualidade deste espectaculo só visto ou então pelo numero de espectaculos que vão dando em todo o mundo, como podem verificar pela lista que aqui acrescento: 25 Jul 2009
    LIVE @ FUJI ROCKS Japan
    26 Jul 2009
    LIVE @ FESTA DO BODO POMBAL
    29 Jul 2009
    BURAKA DJ’S @ MUSICBOX (W/ SPECIAL GUEST: AFRICAN BOY - UK) LISBON, Lisboa
    30 Jul 2009
    LIVE @ OCEAN SPIRITS - PRAIA SANTA CRUZ TORRES VEDRAS
    31 Jul 2009
    LIVE @ EXPOFACIC CANTANHEDE
    1 Ago 2009
    LIVE @ S. ROQUE - ILHA DO PICO AÇORES
    2 Ago 2009
    BURAKA DJ’S @ ALGARVE BEACH PARTY LAGOS
    6 Ago 2009
    LIVE @ FESTIVAL SUDOESTE ZAMBUJEIRA DO MAR
    7 Ago 2009
    LIVE GOUVEIA
    8 Ago 2009
    LIVE RÉGUA
    14 Ago 2009
    LIVE MELGAÇO
    15 Ago 2009
    BURAKA DJ’S OVAR
    16 Ago 2009
    LIVE MONCHIQUE
    20 Ago 2009
    LIVE MADEIRA
    21 Ago 2009
    LIVE @ PUKKELPOP FESTIVAL Kiewit
    22 Ago 2009
    LIVE @ LOWLANDS FESTIVAL Holland
    28 Ago 2009
    BURAKA DJ’S @ VINYL PLAZA FIGUEIRA DA FOZ
    29 Ago 2009
    BURAKA DJ’S @ AZURARA BEACH PARTY VILA DO CONDE
    4 Set 2009
    LIVE @ Electric Picnic Stradbally
    5 Set 2009
    LIVE VISEU
    11 Set 2009
    DJ/MC @ Fabric London
    12 Set 2009
    LIVE @ BESTIVAL Isle of Wight
    16 Set 2009
    LIVE @ Scopitone Festival Nantes
    18 Set 2009
    LIVE @ N.A.M.E Festival @ Tri Postal Lille
    25 Set 2009
    LIVE @ Marsatac Festival Marseille
    26 Set 2009
    LIVE @ L’Ososphére Festival Strasbourg
    Como podem ver, mais uma vez grande visão de quem sabe da noite, em que junta POMBAL aos grandes eventos mundiais de Musica Moderna. Obrigado João Vila Verde pela noite que me proporcionaste.

    ResponderEliminar
  2. Pois é Cara Blogista e não BLOQUISTA, um ponto G faz toda a diferença. A posição de "capacho" e "servis" até dá para arrumar cadeiras. A foto com jeitinho bem, bem, bem alargada ainda dá para ver os "mininos" com a mão na cadeira... Agora o teu rapaz serio e casado contigo que não ligue a esses "xegap'ralá" pois é só inveja e mau olhado. Agora pelo sim, pelo não uma reza oculta dava um certo jeito...

    ResponderEliminar
  3. Ó Paula Sofia, deixe de "embirrar" com o Narciso.
    O que é de mais, parece mal!

    ResponderEliminar
  4. Pois é,Paula! Porta-te bem, porta-te como uma menina bem comportadinha... como fazem os outros! :)

    ResponderEliminar
  5. Pois é, Paula! Cuidado... muito cuidado...

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Caro Amigo José.
    Não são as pessoas que andam a embirrar com o Sr. Eng. Narciso, mas sim o Sr. Eng. Narciso é que anda a embirrar com as pessoas. Eu sei de toda a história. e diga la, o que é que o Marido da Jornalista fez ao Sr. Eng. para ser acossado daquela maneira ? Nada. O homem quer saber de tudo menos de politica. O Sr. Eng. é que anda ultimamente com a mania da perseguição e então vê inimigos em todo lado. A continuar desta maneira ainda se torna o Alberto João de Pombal, e vai haver tiros contra os Zepplins que ousarem sobrevoar o seu quintal. É triste, muito triste.

    ResponderEliminar
  8. Se aparecer um Alberto João Jardim em Pombal voto nele
    Quem só sabe dizer verdades incomoda

    ResponderEliminar
  9. Cheguei hoje que no Bodo faço sempre abstinência de Pombal. Estou a ler agora as broncas da festa na blogosfera. Paula Sofia vá em frente. A senhora é única nesta terra de cordeirinhas obedientes e agradecidas aos machos latinos pombalenses! Nem sempre quem se zanga muito e ralha alto tem razão! Era o grande desejo do nosso boss ser um émulo do do Jardim madeirense mas falta-lhe sorna e esperteza para se safar das macacadas em que se mete!
    Um abraço amigo.

    ResponderEliminar
  10. Professor, gosto de revê-lo por aqui. São poucos os que - como o senhor - escolheram libertar-se depois de por lá terem passado. Como acho que já lhe disse, até posso compreender os colegas que preferem as palmadinhas nas costas às costas direitas. Mas não aceito. Por mais que seja mais fácil ser vertical com a barriga cheia (como diz o Nuno Gabriel). Em frente é que é o caminho, sim. Porque escolhi Pombal para viver e tenho dois filhos que merecem uma terra melhor. Porque aqui há muita gente boa e é preciso separar o trigo do jóio. Porque ele não é eterno, mesmo que isso lhe custe. E porque tenho memória.

    ResponderEliminar
  11. O espectáculo Sons da Fala foi realmente muito interessante, sendo que a fraca assistência até foi boa para quem se encontrava em pé, pois mesmo sem pagar mais pode usufruir das cadeiras tão simpáticamente colocadas em quantidade superior à assistência.
    Em tempos de crise, já é complicado pagar para assistir a concertos, mais difícil é dar mais 4€ (se não me engano) só para assistir a esse concerto sentado. Eu não paguei um lugar sentado, por isso não me sentei apesar da autorização da comissão, que apesar de racional foi injusta para quem já tinha pago o seu lugar sentado.

    ResponderEliminar
  12. Paula Sofia:
    Sabia ou não, que as cadeiras foram lá colocadas por força do contrato?
    Se não sabe, eu informo que o contrato celebrado com os tais artistas de esquerda, estabelecia a colocação por parte da organização de pelo nemos 200 cadeiras.
    Como vê as cadeiras eram uma exigência dos artistas ou de que os representavam!
    Já agora, sabe quais foram as outras exigências extravagantes, exigidas à organização?
    Se não sabe, informe-se e informe os leitores/comentaqdores do blog de tais exigências.
    Para artistas de esquerda, desprendidos de mordomias, tais exigências(abstenho-me de referi-las), são no minimo, muito extravagantes, em nada consentaneas com pessoal do proletariado!
    No melhor pano cai a nódoa, sempre se ouviu dizer. Ou parafrazeando o poeta, "faz o que eu digo e não olhes para o que faço"
    Os meus respeitosos cumprimentos.

    ResponderEliminar
  13. Paula Sofia,

    Agora que vi a exposição relativa aos Marqueses do Louriçal, fico ainda mais convicto da minha razão em mordiscar no Post feito a propósito dos "de cujus" Nobres. Por mais recepções e reverências que se queiram, mesmo por osmose, ir buscar ao protocolo e aparato das monarquias e das fidalguias, quem tem educação têm, quem não a tem, pode ter muito poder, mas, dificilmente a aprende. Um hipotético cansaço e nervosismo do protagonista, podem explicar alguma coisa, mas não desculpam ou justificam a (falta) da dita. O núcleo do essencial do bem-estar é a família que, se "acossada", se une e fortalece.

    Por isso, leveza de espírito e coragem na medida certa.

    Por aqui, ocorre o mesmo sortilégio. No meu regresso do Bodo, daí, recebi a triste notícia de que,aqui, calaram o único canal onde surgiam algumas vozes criticas e independentes dos poderes e interesses instalados. Não conseguiu resistir às pressões. Perdeu o pio. Fechou. Aqui, como aí, se não era indispensável, era, pelo menos, importante. Continua Paula. Continuem todos…

    Abraços

    P.: Parafraseando a propósito de filhos: “ O melhor do mundo são as crianças”, mesmo as que já são bem grandes…

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Tal e qual Jorge :)

    Agora para o josé, esse ilustre (des)conhecido: não sabia, nem tenho que saber. Talvez o senhor não saiba - aproveito a ocasião para o esclarecer - que a minha participação neste blogue é na qualidade (que me assiste, veja só) de cidadã, preocupada com a minha terra. E que a minha actividade profissional se faz a uma distância higiénica. E que precisamente por participar deste projecto de intervenção cívica (e política, sim, mas não partidária, o que faz toda a diferença) não trato jornalistacamente no orgão onde trabalho os assuntos relacionados com Pombal. É uma questão de princípio, que nada tem a ver com incompatibilidades, mas com o facto de bem conhecer a terra e, sobretudo, as gentes. Por isso não tenho nada que informar quem aqui vem. Quando muito ajudarei a formar, através da livre opinião. E essa não muda em nada, com ou sem cadeiras.

    ResponderEliminar
  16. Oh José,

    Os Sons da Fala são um colectivo muíto grande de artistas de diversos países e proveniencias, das quais nunca me interessou saber das suas ideologias. Não foi, seguramente, em razão delas que foram contratados, mas sim como Artistas e não como proletários. Parece que, melhor ou pior, quem se embrenhou nesse papel - a meu ver,neste caso, bem - foi o Sr. Presidente, que até terá ajudado ( eu não estive no espectáculo)na arrumação das cadeiras, sem que, por isso, lhe tenham caído os parentes na lama.

    Todavia, se o Senhor sabe do contrato e das mordomias, não precisa da Paula Sofia para as dar a conhecer. Diga quais são. De esquerda ou de direita, gostamos de avaliar.

    ResponderEliminar
  17. 1º Declaração de intenções:Alcides Simões esteve presente em quase todas as Assembleias de Freguesia de Pombal, nutro por ele consideração democrárica.

    Agora o que me leva a escrever:
    Isto é que é um post com liberdade de expressão: Alcides Simões dixit: "Já contava a minha avó que a avó dela dizia que "cabra manca não tem sesta...", lá vai penosamente sobrevivendo do menos bom que o rebanho lhe vai deixando à medida que se afasta … e por muito que o Partido Socialista se esforce, o seu desempenho na qualidade de oposição ficou irremediavelmente empobrecido."

    ResponderEliminar
  18. Paula Sofia:
    Apenas lhe quiz demonstrar que os assuntos que tratou no seu post, não condizem com a realidade dos factos.
    E, tal como a Paula, também sou cidadão interessado no nosso concelho, e acima de tudo gosto da verdade.
    Foi a senhora que no ponto 3 a) diz que as cadeiras nunca lá deveriam ter sido colocadas.
    Insinua que o foram por vontade dos responsáveis da Camara. E isso é profundamente injusto, quando se sabe que estavam lá por força do contrato.
    Se tinham público ou não, a culpa será em primeiro lugar dos artistas que não cativaram o público pombalense.
    Quanto ao pessoal de esquerda, foi também a Paula que se referiu dessa forma, na tentativa, talvez, de "inferiorizar" a presença do P.C. no recinto.
    Quanto ás mordomias, apenas quiz demonstrar que quanto a elas, todos os artistas quando nos visitam, gostam de as ter pagas pelos contribuintes e público que paga o seu bilhete. E não é por serem de esquerda que abdicam delas!
    Por vezes quer-se fazer passar a mensagem que, por serem de esquerda, saem mais baratos.
    Tão simples quantoi isso.
    Aceite os meus respeitosos cumprimentos.

    ResponderEliminar
  19. O Senhor José, acredita mesmo, que os artistas em causa impuseram as cadeiras e as mordomias à Câmara? Se acredita e aceita, muito mal iria um concelho assim dirigido. Eu, que não vivo aí nem tomo parte nas decisões, não acredito. Um contrato formaliza a vontade das partes que nele intervêm. No caso, os artistas não são, seguramente, a parte mais forte. No mercado não faltam alternativas e, tanto quanto julgo saber, os contratos não são feitos directamente pelos artistas, mas sim, pelos seus produtores e agentes.
    O senhor, na sua vida, aceita e assina contratos que sabe não lhe convirem? Voltou a comentar, mas não disse de que mordomias se tratou. Evitando o território das insinuações, ficava-lhe bem dizer o que disse saber a respeito do assunto, para, assim, ficarmos todos mais esclarecidos, independentemente das nossas crenças e dos nossos amores. Dizem os poetas que os amores contrariados e à distância se exacerbam. Pode ser o meu caso por Pombal. Por isso, a boa acção que espero do senhor, pode trazer-me à realidade afastando-me do efeito, sempre perturbador, da paixão.

    Abraços

    P.S.: O comentário que eliminei foi substituido pelo que veio a seguir, depois do da Paula, devendo ser lido como se estivesse antes.

    ResponderEliminar
  20. José;
    Convito que sabe do que escreve.
    Convito que tem acesso ao essencial.
    Convito que é parte do assunto.
    Pode esclarecer:
    - a verdade sobre o palco de actuação deste ano do show Tony/Mikael Carreira. É verdade o aluguer de um novo palco com boca de cena exigido pelos artistas e que esteve em risco o próprio show? É verdade o custo acima de 50.000 euros do mesmo?
    - e as exigências da Ana Malhoa do passado Bodo também são verdade???
    - pode confirmar que existem contratos que foram renunciados/renegociados para as festas deste ano? Contratos estes que roçavam a forma de contrato leonino por parte dos artistas e subscritos pela PombalViva?
    Se souber e quiser explique um pouco estas questões tal qual explicou as exigencias do contrato de Sexta feira à noite.

    ResponderEliminar
  21. Já agora, caro José: é verdade o rumor de que eu próprio poderei vir a ser convidado para actuar nas próximas Festas do Bodo, na qualidade de artista da terra convidado, com um show de variedades original - que me será encomendado ao preço que eu bem entender?

    ResponderEliminar
  22. Dr. Jorge Ferreira;
    Eu apenas quiz esclarecer que as cadeiras estavam naquele lugar, não por vontade do presidente da camara, a titulo sabe-se lá porquê, segundo a opinião da nossa amiga Paula Sofia, mas sim, porque, faziam parte do contrato, celebrado com os artistas ou por quem os representa.
    Pelos vistos, o público era escasso, e as cadeiras vazias davam mau aspecto.
    Certamente o sr. presidente da camara, ao chegar ao local e verificando a situação, terá tomado a iniciativa de as empilhar.
    SERÁ QUE É ASSIM TÃO DIFICIL DE PERCEBER?
    Quero qpenas ressalvar que não tive qualquer conversa com o presidente da camara sobre este assunto.
    Quero ainda esclarecer (não tendo que o fazer), respondendo a outros comentários do post, que não tenho nem nunca tive acesso a qualquer contrato, nem faço parte da organização a qualquer titulo. O que sei e comentei, é do domínio público e nada mais.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  23. Depois do que li nos anteriores post's, fico com a sensação que em Setembro, em sede de Assembleia Municipal, vou ter nova surpresa com as contas das festas do Bodo deste ano. Acho estranho andar tanta informação tida como "classificada" na boca de tanta gente e com tanta certeza e incertezas. Fico a aguardar uma entrevista como o vereador Diogo Mateus para esclarecer todos os rumores, dizeres e sobretudo os "mexericos", "bitaites" e "afins" que sempre tem uma razão de ser. Se não houver gato escondido com o corpo todo de fora - MFL dixit - então vamos mesmo ter Pombal da verdade, se não, continuamos com o coração na boca e a dizer ou a proferir as ditas baboseiras. Aguardo.
    F.D.Carolino

    ResponderEliminar
  24. Pombal de Verdade? Quem pagou o gigantesco OUTDOOR do Cromo do Louriçal? Foi algum subsidio ou realmente o próprio? Não acredito nisso, mas que a promiscuidade entre a politica e a classe empresarial está a atingir os niveis do ridiculo está. Ja agora quem vai pagar a Festa de amanhã no Louriçal aos dois bares convidados para fazerem a Festa "Louriçal com rumo" ou será Louriçal com rumo ao Abismo.

    ResponderEliminar
  25. Senhor Jorge Ferreira,

    Permita-me dizer-lhe que não houve qualquer recepção pomposa nem nada que se pareça... Bem vejo que se detem em várias páginas a falar do mesmo assunto.
    Cheguei a Pombal alguns dias antes, e instalei-me À MINHA CUSTA, ALMIMENTEI-ME À MINHA CUSTA, e não recebi um único cêntimo na Câmara, nem aceitaria. Graças a Deus a minha família ainda possuí bens que nos permitem viver com dignidade sem necessitarmos de "favores".

    A propósito... os comes e bebes que pelos vistos o incomodam, foram totalmente fornecidos pelas Irmãs e se gosta tanto de explorar o caso devo dizer-lhe que, INFELIZMENTE, eu não pude provar nada por andar ocupado com amigos e outras pessoas que andavam mais interessadas com o trabalho feito pela Exma. Senhora Directora do Arquivo Municipal de Pombal e queriam esclarecimentos.

    Do seu leitor mais assiduo,

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.