30 de julho de 2009

O autocarro da propaganda

Recebi ontem, pela primeira vez, um convite formal para participar na “Visita às Freguesias”, neste caso à de Pombal.
Não gostaria de terminar o meu mandato na AM sem confirmar, no terreno, a inutilidade, para os munícipes, de tais eventos propagandísticos.
Se tiver tempo lá estarei e darei, aqui, conta do sucedido.

35 comentários:

  1. Espero que essa visita á Freguesia de Pombal seja mais pacifica e tolerante, para não dizer civilizada da que foi protagonizada no "meu" Louriçal.Ja agora não ponham Zepplins no ar, olha o chumbo...

    ResponderEliminar
  2. As voltas que o Mundo dá.

    Surpreendido (ou não) com a edição do Correio de Pombal de hoje. O alvo é nada mais, nada menos, que António Jorge Calvete.

    A ter em conta que o referido jornal é propriedade de Carlos Barros, está tudo dito.

    ResponderEliminar
  3. E o editorial então...é do melhor tendo em conta o que se tem passado no OCP

    ResponderEliminar
  4. Amigo, companheiro e camarada Adelino Malho, boa noite.
    Essa do convite formal tem muito que se lhe diga.
    Vamos dar de barato.
    Mas tu não estendes que a estratégia, e não a táctica, é no início do mandato fazer as visitas às Freguesias para fazer o levantamento das necessidades e, no final do mandato, aferir o que foi ou não feito.
    Se não compreendes isto, não compreendes nada.
    Abraço autárquico.

    ResponderEliminar
  5. Caro Adversário mas Amigo Rodrigues Marques;
    Como é do seu conhecimento estas visitas foram efectuadas a TODAS as freguesias e como foi dito, e bem, pelo sr. Presidente da Assembleia Municipal, dr. João Coucelo (e não eu não me engano nem atropelo os nomes de quem é meu adversário) não foi usual os membros da Assembleia Municipal serem convidados a este tipo de trabalho autarquico. Estranho mesmo é que somente depois do mui digno presidente de junta de Abiúl ter alertado para o facto e depois da desgraçada visita ao Louriçal é que fomos convidados. Pena esta pratica não ter sido iniciada em outro tempo ( talvez à 16 anos atrás) e só agora seja apresentada e ainda eferma de um designio. Como é de conhecimento de todos os membros da AM são por norma trabalhadores por conta de outrém e como tal tem duas hipoteses para estarem presentes: ou gastam dias de férias ou faltam ao serviço. Como nem uma situação nem outra são de bom tom tomadas talvez fosse importante fazer/realizar essas mesmas visitas de trabalho Municipal a um dia que todos podessem estar presentes. Agora para concluir, em meu caso particular, os convites já me foram entreguem via correio fora de horas, aliás para hoje para a visita s Pombal ainda não recebi o tal convite...
    Fico a aguardar que estas iniciativas possam ser melhoradas e continuadas em tempo diferente, já sob o comando do ainda candidato Dr. Adelino Mendes mas futuro Presidente de Câmara de Pombal. É tempo de mudança e ela anda no ar. Assim o desejo e espero.
    F.D.Carolino

    ResponderEliminar
  6. Amigo Carolino. A mudança urge. Temos de se unir para acabar com a atitude de arrogancia e de prepotencia que existe actualmente no concelho. Anda por aí muita gente encolhida com medo, mas onde nóes estamos? Na Madeira ou em Pombal?

    ResponderEliminar
  7. Há diferença? Digo - entre um sítio e outro?

    ResponderEliminar
  8. Boa noite
    Fico triste e apreensivo ao constatar que os deputados municipais desconhecem os seus direitos e obrigações.

    Os deveres dos deputados municipais consagrados na lei é a fiscalizaçao da actividade municipal, verificação das não consignações, entre outras.

    Para o efeito os deputados municipais, julgo eu, são informados atempadamente das iniciativas do executivo bem como das peças escritas onde constem objectivos políticos.

    As visitas as freguesias, segundo consta, são a verificação in loco do que foi realizado, do que falta realizar e quais as suas carências.

    Concluo que os deputados municipais não têm que ser convidados mas sim informados pois a visita às freguesias é um direito legal que lhes assiste, quiçá uma obrigação.

    ResponderEliminar
  9. como hoje é sabado, ja se pode perguntar:
    Como é que correu?
    Gostou?
    Foi bem tratado
    Serviu para alguma coisa?

    ResponderEliminar
  10. Boa noite
    O sr. Alegria2 deve estar a confundir-me com alguém, não faço parte de qualquer orgão autárquico.
    Essa questão deve ser colocada aos deputados municipais que têm o dever de informar os cidadãos da sua actividade, como autarcas.

    ResponderEliminar
  11. Boa noite
    O sr. Alegria2 está a confundir-me com alguém, não faço parte de qualquer orgão autárquico.
    Essa questão deve ser colocada aos deputados municipais

    ResponderEliminar
  12. carissimo DBOSS,
    efectivamente o seu comentário eferna em dois lapsos que urge explicar:
    1.º os membros de uma assemblaie municipal não são deputados mas sim membros da mesma.
    2.º aqueles que fazem parte de direito da mesma, eleitos ou em substituição dos eleitos (tem sido o meu caso)é um facto que devem ser informados e devem fiscalizar as actividades da Câmara Municipal e como tal não eram convidados para estas actividades extra muros da Câmara / Junta de freguesia.
    Ora, estranho é que no final de mandato, ano de eleições e por evocação do sr. presidente de Junta de Abiúl é que surgiu o convite para estas visitas. Um lamento meu é não ter sido como já aqui o escrevi, não ter sido já desde o inicio das mesmas.
    DBOSS, a AM de Pombal merecia mais e quiça melhor mas a força de Lei e a forma de se fazer politica numa autarquia não o permite, embora muito tenha sido feito pelos presentes neste ultimo mandato. Nomeadamente os eleitos pelo Partido Socialista fizeram o que lhes é possível e permitido naquele espaço mui nobre. Falta agora também que a população que os elegeu cobrar pelas activades desenvolvidas ou não. Posso mesmo adiantar que existem alguns membros que estando presente nunca os vi defender, atacar ou mesmo actuar em prol daqueles que os elegeram. Figuras de corpo presente e simples levanta e senta sem actividade, uns verdadeiros pesos mortos sem acção ou mesmo reacção. convido-o desde já a todos a participarem na próxima AM e confiram ao vivo o que aqui descrevo. depois podemos falar em mais e em muitas coisas que por lá acontecem. apareça será muito bem vindo e pode mesmo participar desde que se inscreva para tal e traga assuntos de importancia para o nosso concelho. Não se acanhe com a presença de ninguém e cumpra a sua obrigação de cidadao livre e pensador.
    F.D.Carolino

    ResponderEliminar
  13. Sr Dboss
    O meu comentário era para o autor do post, e não para o Sr., é que o assunto era a provável ida do autor no autocarro, e o meu comentário foi colocado antes dos novos posts do autor.

    ResponderEliminar
  14. Amigo e companheiro Dr. Fernando Carolino, bom dia.
    Releva-me a falta de somente agora responder ao teu comentário do dia 31 mas assuntos urgentes (caça ao voto) impediram-me de comentar o teu comentário em tempo útil.
    Quanto à participação dos Membros da Assembleia Municipal na vida política do concelho reconheço, com a actual moldura legislativa, quão difícil é disponibilizar tempo, cada um dos seus Membros de per si, para as inúmeras actividades que o Executivo Camarário (leia-se Engº Narciso Mota e os seus Vereadores do PSD) imprime à vida autárquica.
    Só, mesmo, tendo uma mota de alta cilindrada é que os conseguimos acompanhar, tal é a sua velocidade política.
    Como não há notícia de que o nosso amigo e candidato Dr. Adelino Mendes tenha, ao menos, um aspirador, resta-lhe ficar nas boxs, em estado de prontidão, para substituir as peças danificadas. (Chamo aspirador a uma motorizada de acelerar)
    Sim sendo, como raio é que tu queres que o nosso amigo e candidato cumpra o teu desejo de ser o futuro Presidente da Câmara?
    Nem que encontrasse uma lâmpada de Aladino!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  15. Boa Tarde!
    Sr. fdcarolino esclareço-o que as palavras:

    DEPUTADO é utilizada para definir uma pessoa que faz parte de uma deputação ou assembleia legislativa. Como sabe a assembleia municipal, não é nenhuma colectividade, faz regulamentos municipais que em ultima instância são lei.

    MEMBRO é utilizado para definir os elementos que constituem uma colectividade, apêndice do corpo de qualquer animal tais como braços, pernas e pénis.
    Outra definição não conheço!

    Reafirmo que os deputados municipais têm direitos e obrigações, não podem ser detidos no exercício da actividade municipal

    ResponderEliminar
  16. Amigo e companheiro DBoss, boa noite.
    Estamos perante uma boa discussão académica mas, como todas as discussões académicas, avançamos anos-luz relativamente ao eleitor tipo.
    E o tipo de eleitor que nós temos gosta de saber que os Membros da Assembleia Municipal são os seus Deputados Municipais.
    Pergunto: Que mal há nisso?
    Seria, deveria ser directamente proporcional à responsabilidade da sua liberdade.
    E a sua liberdade, enquanto Membros/Deputados da Assembleia Municipal, acaba quando os deveres profissionais a isso obrigam, apesar de estarem protegidos pela lei.
    Os direitos e os deveres de cidadania, enquanto eleito autárquico (e não é só na AM), são o que o bom censo dita, aliados aos vários interesses em jogo:
    Pessoais e da comunidade.
    Todavia o fórum de discussão deste importante assunto não é aqui, nem agora.
    Assim, proponho que se discutam as propostas que os vários candidatos apresentam para levar mais longe, ainda, o Município de Pombal e deixemos para depois questões de pormenor.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  17. Boa noite
    Caro Engº Marques embora o meu post possa ser uma questão académica, não deixa de ser pertinente por se tratar de uma resposta ao post do Sr. fdcarolina do dia 1 /Ago que estava a induzir em erro os utentes do blog.

    ResponderEliminar
  18. Detesto linguagem técnica... para mim, não são utentes do blog, são os fregueses do tasco. Nem são deputados municipais, ou membros, ou o raio... para mim, são "os gaijos da Câmara", ou "os gaijos da Assembleia Municipal". De resto, e em conformidade com a linha de pensamento do Rodrigues Marques, interessa-me mais o que eles fazem do que os nomes que lhes damos.

    ResponderEliminar
  19. Com limitação de espaço para escrever neste local mas ainda assim lá vai.
    Caríssimo sr. DBOSS;
    Pegando no seu texto, com a devida vénia cito;
    “DEPUTADO é utilizada para definir uma pessoa que faz parte de uma deputação ou assembleia legislativa. Como sabe a assembleia municipal, não é nenhuma colectividade, faz regulamentos municipais que em última instância são lei.”
    Esclareço-o:
    deputado
    s. m.(substantivo masculino)
    2. Membro de uma assembleia legislativa eleito por sufrágio universal.
    Como pode constatar sr. DBOSS, DEPUTADO é uma pessoa que faz parte de uma deputação ou assembleia legislativa… assim sendo fica esclarecido ou não???
    “ (…) faz regulamentos municipais que em última instância são lei.”
    Será conhecedor ou atira só pedras para o ar?
    Fique esclarecido por favor e, sem nenhum encómio…
    Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro
    AUTARQUIAS LOCAIS - COMPETÊNCIAS E REGIME JURÍDICO (versão actualizada)

    Artigo 53.º
    Competências
    1 - Compete à assembleia municipal:
    a) (...)
    b) (...)
    c) Acompanhar e fiscalizar a actividade da câmara municipal, dos serviços municipalizados, das fundações e das empresas municipais;
    (...)
    5 - A acção de fiscalização mencionada na alínea c) do n.º 1 consiste numa apreciação casuística e posterior à respectiva prática dos actos da câmara municipal, dos serviços municipalizados, das fundações e das empresas municipais, designadamente através de documentação e informação solicitada para o efeito.
    (...)
    E de seguida com nova e devida vénia;
    “MEMBRO é utilizado para definir os elementos que constituem uma colectividade, apêndice do corpo de qualquer animal tais como braços, pernas e pénis.
    Outra definição não conheço!”
    Volto a esclareço-o novamente, e em duplo sentido;
    membro
    s. m.
    1. (...)
    2. Indivíduo que faz parte de uma colectividade! **.
    3. Uma das partes de um todo (quando ela se destaca pela sua forma ou situação).

    colectividade (èt)
    s. f.
    1. (...)
    2. (...)
    3. (...)
    4. Reunião de indivíduos que formam uma unidade.

    E finalmente como se ainda houvesse alguma duvida sendo a AM um órgão deliberativo;
    “Reafirmo que os deputados municipais têm direitos e obrigações, não podem ser detidos no exercício da actividade municipal.”
    deliberativo
    (latim deliberativus, -a, -um) adj.
    1. Que se refere a deliberação.
    Voto ou voz deliberativa: direito de voto (em oposição a voz consultiva).


    Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro
    AUTARQUIAS LOCAIS - COMPETÊNCIAS E REGIME JURÍDICO (versão actualizada)
    (…)
    CAPÍTULO IV
    Do município
    SECÇÃO I
    Da assembleia municipal
    Artigo 41.º
    Natureza
    A assembleia municipal é o órgão deliberativo do município.
    Artigo 42.º
    Constituição
    1 - A assembleia municipal é constituída por membros eleitos directamente em número superior ao dos presidentes de junta de freguesia, que a integram.

    Efectivamente ninguém pode ser detido nas suas obrigações e nos seus direitos a não ser num regimento estatutário que sendo bom ou menos bom regula as intervenções, entre outras, participações em períodos bem definidos, ordem do dia e antes da ordem do dia e nele é estatuído a forma de maior ou menor intervenção de cada Membro Eleito para a AM. Mas como diz o sr. Eng. Rodrigues Marques é conversa para outra sede e com mais tempo. Ao dispor para quando, onde e com quem aprouver…
    Ficamos entendidos ou quer mais explicações???!!!

    F.D.Carolino
    P.S.: afinal parece que não ando a enganar nem a induzir em erro os por vós denominados “… utentes do blog.”.

    ResponderEliminar
  20. Eng. Rodrigues Marques...
    Oh carissimo...
    Actividades da Câmara e seus Vereadores...
    Convenha que quem está de corpo e alma e já agora sapiciência na AM (Assembleia Municipal) está disponivel para 5/7 sessões anuais. E caso haja possibilidade em tempo fora de horário de trabalho de cada qual, para representar condignamente a AM em outras actividades. Já agora é capaz de responder a razão de as visitas às freguesias não terem sido marcadas e realizadas aos fins de semana? Aos feriados? Ou mesmo, pasme-se, em dia de Reunião de AM? Os membros da AM que eu saiba ou seja de conhecimento não são politicos "profissionais de corpo inteiro" como alguns dos vereadores membros integrantes desta Câmara.
    Se não vejamos:
    pelo PSD - dr. João Coucelo, dr. José Grilo, eng. Rodrigues Marques, dra. Fernanda Guardado, dr. Pedro Pimpão, dra Sandra Palhais, dr. Gomes Fernandes, dr. Pedro Moutinho, dr. Luís Garcia, dr. Manuel Domingues;
    pelo PS - dr. Jorge Silva, dr. João Coelho, dr. Adelino Mendes, Eng. Adelino Malho, dr. João Alvim, eng. Fernando Coucelo,
    aponte-me sff. quantos estão/são livres de responder perante as suas entidades empregadoras ou clientes e/ou responsabilidades perante terceiros, sem que para isso não sejam penalizados em férias ou na sua folha de ordenado e/ou no seu rendimento (quando profissional liberal)?
    Quantos podem, destes aqui enumerados, estarem disponiveis para acompanhar uma tal "máquina super xpto-turbodiesel" ou lá o que seja aquela geringonça que o meu amigo chama às actividades da Câmara???
    Quanto à lampada mágica...como diz um amigo meu em jeito de ditame popular:
    "Quem sabe lá...".
    Um abraço e um cumprimento.
    F.D.Carolino
    P.S.: Pasmo que ainda ninguém - e já lá vão 4 dias- tenha postado pela apresentação do BLOGUEIRO - dr. João Alvim à Assembleia Freguesia de Pombal. Não creio que haja aqui um nascimento de "complot" mas que é estranho ai isso é, e muitissimo.

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde!
    Sr. Fdcarolino
    Não veio acrescentar nada de novo ao que eu tinha dito antes e veio reforçar a minha tese. Ao analisar o seu texto concluo que transcreveu na integra o que vêm no dicionário, era o que devia ter feito antes.
    Quando eu precisar de esclarecimentos tenho um dicionário à disposição na net, sempre é melhor ir à fonte do que ir por pela porta das traseiras.

    ResponderEliminar
  22. Esta discussão, acerca da designação dos membros da Assembleia Municipal, foi muito interessante e enriquecedora. Muitos parabéns a todos os intervenientes. Pombal ficou a ganhar!

    ResponderEliminar
  23. Amigo e companheiro DBoss, boa noite.
    A gente, às vezes, mete os pés pelas mãos e, depois, dá o que dá.
    Penitência e desculpas do meu mal entendido.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  24. Amigo e companheiro Dr. Fernando Carolino, boa noite.
    Concordo em pleno com o teu comentário e isso fez-me reflectir sobre o que afirmas que o Executivo Camarário (leia-se Engº Narciso Mota e os seus Vereadores do PSD) faz com a sua máquina super xpto-turbo Diesel.
    Fazendo o paralelo, legítimo diga-se, com a peregrinação que o Partido Socialista de Pombal faz com as suas geringonças, podemos concluir que a Peregrinação da EXPO 98, com as suas geringonças, não passava de uma peregrinação de amadores.
    Abraço.
    PS – Aguardo, também, um Post sobre a candidatura do nosso amigo e companheiro Dr. João Alvim à Assembleia de Freguesia de Pombal.
    Fui às compras e comprei uma cadeira confortável, para esperar sentado.

    ResponderEliminar
  25. Boa Tarde!
    Caríssimo sopas: como já afirmei em post anterior gosto da crítica indirecta, como é seu apanágio.

    Convido-o a apresentar no farpas ao menos uma crítica construtiva, uma ideia nova, capaz de contribuir para enriquecimento de POMBAL.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  26. Extinção do concelho. Integração dos territórios e populações na alçada político-jurídico-geográfica dos concelhos vizinhos. A qualidade de vida, pelo menos, disparava logo - não era?

    ResponderEliminar
  27. Boa noite!
    Sr. Sopas com esta das extinções ficamos sem sopa entornou-se o caldo, partiram-se os tachos, para pior já basta assim

    ResponderEliminar
  28. Amigo e companheiro Sopas, boa noite.
    Não resisto. Está-me no sangue.
    O meu amigo é um perigoso anarco-sindicalista.
    Sem Abraço.

    ResponderEliminar
  29. É possível. Ou então alguém que conhece bem Pombal e as suas gentes. E sofre do mesmo problema: "Não resisto. Está-me no sangue.".

    ResponderEliminar
  30. Caríssimo sopas boa tarde!
    Conheço um pombalense cuja forma de escrita se identifica perfeitamente com a sua, talvez, como dizem, anarco sindicalista.
    Como vai o sector dos consumíveis das electricidades?

    ResponderEliminar
  31. ?????
    Ó DBOSS, o Sopas não é um "anónimo encapotado", é figura conhecida. Nao vale a pena tentar adivinhar, basta perguntar a quem o conhece... que é a maioria dos frequentadores do blog.
    O mesmo não se pode dizer de si próprio. Não tenho razões fortes que me movam contra anónimos, mas quando os tais "anónimos" não se arrogam no pedestal de conhecer boa parte dos outros comentadores, como é o seu caso (que até conhece os pais do Roque e disso se gaba, veja lá)!
    Quando surgiu a discussão dos "anónimos", eu fui dos que achei que a perda de anonimato poderia "calar" muitas vozes. Mas começo a ser sensivel aos argumentos de quem acha que todos deviamos estar bem identificados...

    ResponderEliminar
  32. Bom dia!
    Sr. Gabriel:
    Nada tenho a esconder sempre gostei de filmes de suspense e alguns dogmas à mistura.

    Agora a sério
    É certo que estou em vantagem conheço a maioria dos farpeiros mas, acredite, sou figura bem conhecida desta praça e, alguns dos meus amigos também intervenientes neste blog, já me identificaram comparando o que escrevo com o que digo em conversas do dia a dia.

    Tenho um amigo nascido em Pombal que gosta de Pombal e vive em Lisboa cujos comentários se identificam com os do Sr. sopas e eu estava a tentar por à prova as minhas recordações de infância.

    Não leve mal por tentar saber quem é o Sr. Sopas, eu também não tenho nada contra anónimos.

    ResponderEliminar
  33. Não confere. Não nasci em Pombal.

    ResponderEliminar
  34. E é sabido que as melhores sopas não são as de Pombal, são as outras do anúncio! :)

    ResponderEliminar
  35. Mas eu sei até em que dia fazes anos ;)
    Não tarda sei o que fizeste no verão passado. Vês, que isto pega-se? eh eh

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.