21 de julho de 2009

Pombal e o futuro

Por estes dias sinto-me quase ingrediente de uma salada de frutas. Tenho amigos a candidatarem-se à esquerda e à direita, numa lógica de participação cívica que me faz gostar mais deles. Dois desses são peças integrantes da blogosfera, com quem aliás partihei este blogue, faz agora dois anos. Juntei-os vários vezes no mesmo jornal, a escreverem sobre as mesmas coisas. Quando chegava o Bodo, jantávamos todos, fazendo Eco de um estado-de-espírito que partilhamos ainda. Guardo essa na parte boa das memórias de Pombal. E quando às vezes me auto-convenço de que um dia isto há-de mudar, lembro-me deles e dos outros como eles, que fazem dessa uma geração de esperanças.
Isto para dizer que tanto vou gostar de ver o Alvim na Junta de Pombal como o Pimpão na Assembleia da República (ou na Câmara, se tiver de ser, ok...). Porque os dois estão nisto com o melhor que têm lá dentro. E isso é coisa rara.

ADENDA: Para espanto de muitos e pranto de outro(a)s, Odete Alves vai integrar a lista do PS para as legislativas, pelo distrito de Leiria, num apetecível sexto lugar. Não a conheço como aos outros dois, mas é mulher e basta! Se por um acaso o PS ganhar as eleições, é certinho que será deputada.

21 comentários:

  1. Trata-se de gente pura e capaz de mostrar a sua irreverência, de levar ideias novas e apresentar soluções, filhos do povo da nossa terra.
    Estes e outros jovens são uma lufada de ar fresco para os diversos lugares políticos, levam ideias novas, vontade de trabalhar e têm representatividade. Já é tempo de começarem a discutir nos plenários e executivos apoios sociais aos jovens e idosos como por exemplo ocupação de tempos livres, etc. Estes jovens têm preparação para o efeito.

    ResponderEliminar
  2. Conheço o Pedro á muitos mais anos, desde o meu tempo da JSD, +- 10 anos, e o Alvim á muito menos tempo. Mas duma coisa tenho a certeza, são mais dois a juntar a muitos que podem fazer com que a politica neste Concelho passe a ter uma orientação mais em servir o proximo e menos a ligar ás quezilias de comadres como o que se tem verificado até agora. Todos para fazermos este Concelho melhor.

    ResponderEliminar
  3. Tenho a sorte de conhecer pessoalmente o Pedro, já o João só conheço daqui, da rádio e da actividade enquanto deputado da AM.
    Do que conheço são 2 grandes valores da política em Pombal e só temos de nos orgulhar de poder contar com eles por um futuro melhor para o nosso concelho.

    ResponderEliminar
  4. Muito me espanta sr. Roque, tanto elogio ao nosso companheiro Pedro Pimpão (também nunca o vou tratar por Dr., ele sabe porquê), de quem há apenas oito dias atrás se referia a ele de forma jocosa e insinuosa. (comentário de 16/7 ás 0.50)
    De facto, sr. Roque, ou o senhor mudou muito e rápidamente em relação ao Pedro Pimpão, ou está a ser hipócrita!
    Na próxima, tenha mais cuidado quando se referir a pessoas de bem e em particular a companheiros seus, que diz admirar....
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Amigo e companheiro José, boa noite.
    O pior das guerras são os efeitos colaterais.
    O post da nossa amiga e companheira Paula Sofia fala em Pombal e o futuro.
    E o futuro já está aí.
    E chama-se Pedro Pimpão.
    Concentremos as nossas energias, de uma forma sinergética, no nosso amigo e companheiro Pedro Pimpão.
    Tudo o resto é o futuro que se segue.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Sr. José, sobre o assunto do meu comentario, ja tive a oprtunidade de falar com o Pedro e ele sabe que esse comentario não era para ele, mas para outros que enfiem a carapuça. Não fomente guerras onde elas não existem, se o conheçe tão bem pergunte-lhe. Abra os olhos homem e aprenda a ler nas entrelinhas, ou o senhor não ficou admirado de o proprio PEDRO não me ter respondido aqui no Blog?

    ResponderEliminar
  7. É incrivel o que se coloca neste espaço. Sectário dirá mesmo o sr. Presidente da Câmara. Então mas só existe o dr. Pedro Pimpão como putativo candidato a deputado numa lista que nem se sabe ainda em que lugar vai? E a dra. Ofélia Moleiro e mais grave ainda, o esquecimento da dra. Odete Alves? Esta ultima sim, já com lugar definido em primeira instância - sétimo da lista - (com ainda a hipotese remota de ser a sexta)a segunda mulher na lista do PS. Não será uma jovem???? Ou andam todos distraídos? O dr. Pedro pode mesmo ser aquele que é escolhido mas agora quero é ver qual é a quantificação/qualificação que lhe é dada...Fico a aguardar. De qualquer forma fico satisfeito e dou parabéns a todos/as pelas suas nomeações e particularmente pela colocação na lista da dra. Odete Alves.

    ResponderEliminar
  8. Ó meu caro Palumbar! É bem verdade que eu já podia ter colocado aqui uma adenda, pois que este post foi escrito - como saberá, pessoa bem informada que é ;) - antes da sugestão e inesperada inserção do nome de odete Alves na lista do PS.É um feito, sim. Ainda bem que temos comentadores destes ;)

    ResponderEliminar
  9. Ó Roque, eu não fomento, nem alguma vez, fomentarei qualquer "guerra".
    Agora, não gosto mesmo nada é, que me façam de parvo, ou que me comam as papas na cabeça!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Sim, mas põe-se mesmo a jeito para isso. Respire o ar puro e verifique no vento que passa, não veja a vida com base em dogmas e verdades absolutas.É que as aparencias enganam, e nem tudo o que reluz é ouro. Um Abraço, ja agora na proxima tertulia do FARPAS apareça e apresente-se, tinha muito gosto em o cumprimentar. Gosto de guerreiros, mas não de mercenarios.

    ResponderEliminar
  11. Caro Palumbar
    Como sabe e compreende sou devoto do Pedro Pimpão mas, tanto eu como provabelmente alguns farpeadores, não sabemos quem é a Dra. Odete Alves. Diga ao menos se é de Pombal

    ResponderEliminar
  12. Sr. José
    Aconselhou-me a ignorar os desaforos do Sr. Roque, não conseguimos deixar passar em claro os desaforos e colagens de tal personagem.
    Tão depressa se diz amigo do Pedro como o insulta e aos seus amigos parecendo mais interessado em prejudicar a sua imagem do que em ajudar.
    Quando apareceu no blog o nome do Pedro referiu--se em termos jocosos a tudo e a todos mais parecendo um individuo ao sabor do vento. Isto normalmente acontece com quem perde a razão.
    É triste realmente!

    ResponderEliminar
  13. Caro DBOSS, juizo. Não queira abrir uma guerra que á partida desconheçe o seu fim. Cuidado...Muito Cuidado, olhe que a cortina que o cobre pode queimar-se e depois verifica que o Rei vai nú.

    ResponderEliminar
  14. nunco posto, leio
    mas agora quebro a regra para esclarecer quem é a dra. odete alves
    sempre viveu em pombal, estudou em pombal, excepto para tirar o curso, e exerce advocacia em pombal
    já integrou por duas vezes a lista do ps à cmp (uma pela candidatura do sergio leal e a outra pela do antonio jose rodrigues)

    ResponderEliminar
  15. Cara Andreia
    Até que enfim que aparecem meninas ou Sras a escrever!
    Obrigado pelo esclarecimento. já sei quem é, podia ter dito mais qualquer coisinha sobre a Dra.

    ResponderEliminar
  16. Caro Roque, associar "O Rei vai nú" ao sr. DBOSS é decerto uma afronta para o Sérgio Godinho, que curiosamente faz parte do programa do Bodo para hoje.

    ResponderEliminar
  17. Sr. Já disse
    De facto trata-se de uma afronta.
    O Sr. Sérgio Godinho a única coisa que têm de Bom é saber de musica e, como apenas sei ouvir, direi que não canta para as flores

    ResponderEliminar
  18. O REI VAI NÚ - Conto Tradicional Português

    Era uma vez um rei muito vaidoso e que gostava de andar muito bem vestido.
    Um dia vieram ter com ele dois trapaceiros que lhe falaram assim:
    - Majestade, sabemos que o senhor gosta de andar sempre muito bem vestido - bem vestido como ninguém; e bem o merece! Descobrimos um tecido muito belo e de tal qualidade que os tolos não são capazes de o ver. Com uma roupa assim Vossa Majestade poderá distinguir as pessoas inteligentes das tolas, parvas e estúpidas que não servirão para a vossa corte.
    - Oh! Mas é uma descoberta espantosa! - respondeu o rei. Tragam já esse tecido e façam-me a roupa; quero ver as qualidades das pessoas que tenho ao meu serviço.
    Os dois homens tiraram as medidas e, daí a umas semanas, apresentaram-se ao rei dizendo:
    - Aqui está a roupa de Vossa Majestade.
    O rei não via nada, mas como não queria passar por tolo, respondeu:
    - Oh! Como é bela!
    Então os dois aldrabões fizeram de conta qua estavam a vestir a roupa com todos os gestos necessários e exclamações elogiosas:
    - O senhor fica tão elegante! Todos o invejarão!
    Como ninguém da corte queria passar por tolo, todos diziam que a roupa era uma verdadeira maravilha. O rei até parecia um deus!
    A notícia correu toda a cidade: o rei tinha uma roupa que só os inteligentes eram capazes de ver.
    Um dia o rei resolveu sair para se mostrar ao povo. Toda a gente admirava a vestimenta, porque ninguém queria passar por estúpido, até que, a certa altura, uma criança, em toda a sua inocência, gritou:
    - Olha, olha! O rei vai nu!
    Foi um espanto! Gargalhada geral. Só então o rei compreendeu que fora enganado. Envergonhado e arrependido da sua vaidade, correu a esconder-se no palácio.

    ResponderEliminar
  19. Rei Vai Nu
    Sérgio Godinho
    Composição: Sérgio Godinho

    Não sei de imagem
    que o tempo não destrua
    não sei de ti
    se atravessas a rua
    vem ter comigo
    sempre que for preciso
    fala com a voz
    fala com o choro
    fala com o riso
    diz o que é preciso

    Viva quem vive
    com a cabeça aperrada
    e dispara bala
    contra o medo apontado
    viva quem luta
    com a cabeça ao contrário
    p´ra ver também
    um pouco do lado do adversário
    do lado contrário

    E viva o dia
    em que já não precisas
    de reis nem gurus em frases-chave nem divisas
    o dia
    em que já não precisas
    de reis nem papás
    nem profetas nem profetisas

    Ei,ei que é do rei
    o rei foi-se, o rei vai nu
    ei, ei, viva eu, viva tu

    Não sei de imagem
    que o amor não persiga
    não sei de ti
    se não fores minha amiga
    faz o que queres
    que se queres é preciso
    faz o melhor
    fá-lo com loucura
    e com juízo
    faz o que é preciso

    Viva quem muda
    sem ter medo do escuro
    o desconhecido
    é o irmão do futuro
    viva quem ama
    com o coração aos saltos
    e mesmo assim vence
    os seus altos e baixos
    e os altos dos seus sobressaltos

    E viva o dia
    em que já não precisas
    de reis nem gurus
    nem frases-chave nem divisas
    o dia
    em que já não precisas
    de reis nem papás
    nem profetas nem profetisas

    Ei, ei que é do rei
    o rei foi-se, o rei vai nu
    ei, ei, viva eu, viva tu

    ResponderEliminar
  20. Caro DBOSS:
    De facto, o sr. Roque nem "ignorado" deixa de ser malcriado!
    Parece aquelas melgas que nunca deixam de chatear!
    Por mim, assim irei fazer. Não lhe vou dar qualquer importancia.
    Quanto ao assunto do outro post, não sou a pessoa que pensa. Pelo menos não identifico a senha!
    Em todo o caso, brevemente teremos a oportunidade de nos conhecermos, se isso já não é uma realidade. O facto de sermos companheiros, só por si, já é uma boa razão para nos encontrarmos.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  21. Não gosto nada, mas mesmo nada, de ler certos comentários. Uma troca de galhardetes que roçam os limites da boa educação.

    A diferença entre o "José" e o Roque é que o José foi autarca do PS, e saiu do partido para se candidatar a uma Junta, pelo PSD. Uma espécie de "cheque"-mate.

    Por sua vez, o Roque é militante do PSD e acompanha as actividades/acções do PS, devido a não concordar pela estratégia do PSD para uma Junta.

    E agora, portem-se bem, senhores. E vamos lá discutir aquilo que interessa a Pombal.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.