17 de janeiro de 2013

“Lingerie” bíblica


Conta a Bíblia que a conduta incestuosa entre Herodias e Herodes Antipas gerou escândalos públicos “silenciosos”, decorrentes da corrupção moral e económica do estado, e provocou a censura do crítico João Batista, cuja cabeça foi oferecida a Salomé numa bandeja.
A história atual (fictícia), já com alguns anos, também tem uma Herodias e um Herodes, sem incesto mas com troca de favores pagos com os recursos do estado. O escândalo é ainda maior, quando um dos aios, florzinha colorida pago com recursos públicos, gasta parte do tempo do seu trabalho a organizar viagens exóticas ou a escolher a “lingerie” que há de ser despida por Herodes a Herodias.
Ao João Batista dos tempos atuais não importa a conduta moral (particular) de cada cidadão, mas apenas ter de pagar vícios e divertimentos pessoais dos seus governantes e de suportar as consequências na governação. Também o preocupa o servilismos de alguns pedantes e petulantes, ditos pensadores livres e aspirantes a escribas, que “admiram” e apoiam…

3 comentários:

  1. "Militantes do PSD exigem directas para escolher candidato nas Caldas da Rainha" Zé Gomes Fernandes e se este exemplo pega por ca ?

    ResponderEliminar
  2. Bom dia
    As indirectas dão mais gozo, cada um interpreta à sua maneira!

    Por falar em Heródes está a referir-se ao da Redinha? Sabe, como não sou estudado, só conheci o Sr. Heródes da Redinha personagem temível e que gostava da noite! Pelo andar da carruagem, lá para esses lados. há uma casa da Luz vermelha então, concluo, a lingerie era para as sessões de striper nessa casa.

    ResponderEliminar
  3. Gomes Fernandes, o seu texto está magnífico. A metáfora desta quase parábola é mesmo muito boa e levou-me a pensar numa certa viagem ao Brasil, neste local ilustrada com uma bela imagem de avião. As citações bíblicas ficam sempre bem quando se referem a personalidades de alta performance farisaica, como a do apreciado Herodes em referência. Um abraço solidário.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.