6 de junho de 2013

Estacionamento pago

(Fotos de 4 JUN, terça-feira, ás 16 horas)
O estacionamento pago deveria ter como finalidade aumentar a rotatividade dos lugares de estacionamento, dissuadindo o estacionamento de longa duração e, desta forma, favorecer a utilização de curta duração na proximidade das áreas comerciais e de serviços.
Não é isso que acontece em Pombal. Um excessivo alargamento das zonas de estacionamento e tarifas elevadas conduziram a esvaziamento progressivo das zonas de estacionamento no centro da cidade, dificultando o acesso às pessoas e penalizando ainda mais o pequeno comércio. Quem observar as zonas de estacionamento no centro da cidade verifica que nas horas de maior atividade económica os parques têm uma taxa de ocupação reduzida.
Se na câmara houvesse alguém que conhecesse minimamente a lei da Oferta e da Procura e como o preço conduz ao melhor ponto de equilíbrio resolvia dois problemas em simultâneo: maior utilização dos parques pagos e mais receita para a câmara. Ou seja, beneficiava todos todos, em vez de prejudicar todos.


4 comentários:

  1. Só aos sábados de manhã existem mais utentes que lugares disponíveis: não se paga. Só os titulares de avença são prejudicados por não poderem estacionar.

    ResponderEliminar
  2. As fotos falam por si.
    Será que na CMP também ficam "espantados" e não conseguem compreender os resultados das políticas, tal como o gasparzinho ?

    Será excesso de competência ?

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde

    Os parquímetros são fundamentais nas zonas nobres da cidade!
    Lá vai o tempo em que na zona da avenida tinhas carros estacionados, nos mesmos locais, de segunda a sexta feira.
    Os cidadãos do norte do distrito vinham apanhar o comboio ou outro transporte para outros locais vizinhos da cidade de Pombal e, obviamente, por uma questão de segurança deixavam as viaturas em locais visíveis por se sentirem mais protegidos. As zonas nobres tinham os mesmos carros estacionadas uma semana inteira e o cidadão que viesse utilizar um serviço público, banco ou comércio não tinham estacionamento para alguns minutos, esta situação era egoísta e anti económica

    Fazer o melhor para defender os interesses dos munícipes é uma coisa, outra é o excesso de zelo, que me parece ser o caso.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.