25 de junho de 2013

Sondagem do PS

Consta na “Ágora Pombalense” que foi efetuada uma sondagem sobre a intenção de voto para as próximas eleições autárquicas, concretamente para a Câmara Municipal de Pombal: o PSD teria 48% das intenções, o PS 38% e o CDS 3% (o candidato do CDS ainda não era conhecido).

Sendo o resultado da sondagem apenas um indicador, não deixa de revelar várias alterações do tradicional sentido de voto e fraquezas e preocupações de candidatos, partidos e máquinas eleitorais. Ninguém se atreve a publicar e comentar sondagens…

25 comentários:

  1. Bom dia
    Eu comento a sondagem se tiver "UMA FICHA TÉCNICA". sem este elemento principal não merece qualquer credibilidade.

    A ficha técnica devia ter diversas variáveis, sendo que a classificação de eleitorado urbano e rural era fundamental bem com saber qual a tendência de voto dos eleitores que , por norma, decidem uma eleição que são os eleitores independentes, direi mesmo: eleitores não ortodoxos.

    ResponderEliminar
  2. Estas sondagens " se forem verdadeiras" não me espantam, e penso que até ao final da Campanha 1 Partido vai baixar e dois vão subir e muito... Acho mesmo que o CDS vai ser o grande Vencedor destas Autárquicas. Quando digo vencedor, digo vai ultrapassar em muito as espectativas...

    ResponderEliminar
  3. Ó Fernandes, para se publicar era preciso haver onde!

    ResponderEliminar
  4. Acho sondagens em universos tão pequenos uma treta pegada.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Fui agora informado, por fonte fidedigna, que a Sondagem é credível e foi elaborada com isenção. Mas até dia 29 muita agua ainda ira passar debaixo da ponte do Arunca e muito verniz ira estalar... portanto tudo poderá ser diferente. Acho até que o CDS vai conseguir atingir os 10%, por aquilo que me vou apercebendo e pelos Candidatos a algumas Juntas de Freguesia que vou tendo Feedback. Uma coisa temos garantida, vai ser uma campanha renhida com muita luta.... Espero que não hajam rasteiras nem cotoveladas nos maxilares.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde
    Ó Roque deixe-se de palpites e do diz que disse, o Db0ss têm razão, as sondagens obedecem a métodos científicos, num universo de 22.000,00 eleitores as sondagens valem o que valem e quando não têm suporte científico não valem rigorosamente nada.

    O eleitorado do CDS é, todo ele, ortodoxo, e ronda os 7% , logo, se o seu candidato, o meu amigo do VALE NABAL, Dr. José Guardo, os conseguir poderá considerara-se vitorioso.

    ResponderEliminar
  8. Sr.(a) Tarantola o meu Candidato? Ja sabe mais do que eu... Para sua informação eu neste momento ainda não decidi em que lista vou, nem para que órgão e nem qual o partido, portanto todas essas suas afirmações são mera especulação.

    ResponderEliminar
  9. Amigo e companheiro António Roque, boa tarde.
    Mas que raio é que te deu para, nesta fase do campeonato, ainda teres dúvidas que tens que votar no Diogo.
    Valha-me Deus.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PARA SI CARO AMIGO VOU CITAR O MEU FILOSOFO FAVORITO: DESCARTES
      A dúvida metódica é um instrumento metodológico com que o filósofo francês Descartes procurou chegar à prova da existência de verdades absolutas, lógicamente necessárias e de reconhecimento universal, tal como exige a defesa do Dogmatismo por ele preconizada e defendida, na questão da possibilidade do conhecimento.
      Este método consistia da filtragem de todas as suas ideias, eliminando aquelas que não se afigurassem como verdadeiras e fossem dúbias, e apenas retendo as ideias que não suscitavam qualquer tipo de dúvida.
      Descartes para dar seguimento a este processo isolou-se no seu quarto durante vários dias em profunda reflexão. Réne Descartes sendo dogmático ou seja, acreditando na possibilidade de conhecer a realidade e apreender mentalmente as suas características, apenas usou o processo da dúvida, enquanto método para atingir o fim da descoberta de verdades absolutas, não se podendo associar-lhe ou conceder-lhe o estatuto de céptico, ou seja da corrente oposta que nega a possibilidade de conhecer qualquer parte integrante da realidade.
      Assim sendo, com a dúvida a ser utilizada apenas temporariamente como método, a máxima associação que podemos fazer a Descartes com o cepticismo é considerando-lhe um ceptico moderado durante esta fase despoletada pelo seu processo de reflexão.
      Descartes afirmava que, para conhecer a verdade, é preciso, de início, colocar todos os nossos conhecimentos em dúvida. É necessário questionar tudo e analisar criteriosamente se existe algo na realidade de que possamos ter plena certeza.
      Fazendo uma aplicação metódica da dúvida, o filósofo percebeu que a única verdade totalmente livre de dúvida era que ele pensava. Deduziu então que, se pensava, existia ("Penso, logo existo"). Para Descartes, essa seria uma verdade absolutamente firme, certa e segura, que, por isso mesmo, deveria ser adotada como princípio básico de toda sua filosofia. Era sua base, seu novo centro, seu ponto fixo.

      Eliminar
    2. Amigo e companheiro António Roque, bom dia.
      Não compliques o que é simples.
      Abraço.

      Eliminar
    3. Amigo e companheiro António Roque, bom dia.
      Não compliques o que é simples.
      Abraço.

      Eliminar
  10. A sondagem é um facto relevante por duas razões: pelos resultados e pela autoria (Eurosondagem, segundo consta).
    Os resultados são surpreendentes. Admitindo que o CDS subirá porque só agora está no terreno e, parece, com boas equipas (acho que pode chagar aos 10%) e se o PSD descer abaixo dos 45% pode perder a maioria absoluta. Um cenário impensável há poucos meses atrás.

    PS: É ridículo colocar em causa a credibilidade de uma sondagem feita pela Eurosondagem, ou pela U. Católica, Marktest...

    ResponderEliminar
  11. Adelino,

    Ridículo é comentar sondagens sem conhecer a sua ficha técnica e autoria. E todos nós conhecemos o historial que o PS/Pombal na divulgação de sondagens...

    Abraço,
    Adérito

    ResponderEliminar
  12. Adérito,

    Se tu não comentas-te a sondagem, porque te assanhas-te com o meu comentário?
    Mas última coisa que estava à espera era ver-te ir pelo caminho do DBOSS: agarrares-te à ficha técnica. Primeiro, a sondagem foi feita para ser utilizada como instrumento de trabalho e não para ser divulgada na imprensa. Os partidos com ambição de poder fazem isto regularmente. Logo, não faz sentido puxar pela questão da ficha técnica. A não ser que seja para desconversar.
    Por outro lado, mesmo nas publicações na imprensa, o que que é divulgado não é a ficha técnica mas unicamente uma síntese da mesma, semelhante entre as diferentes sondagens, que não permite grandes considerações técnicas.

    PS: Não conheço o historial do PS com a divulgação de sondagens. Que eu saiba nunca divulgou nenhuma. Há aí uma confusão(sita).
    Boas,
    AM

    ResponderEliminar
  13. Que anedota!
    Há uns tempos que não me ria tanto. É a minha apetência pelo absurdo!
    Bom post, e bons comentários!

    ResponderEliminar
  14. E boa sondagem, na mesma linha de pensamento! :)

    ResponderEliminar
  15. Meu caro Adelino,

    Vejo que andas muito susceptível! Não te assanhes por tão pouco. Assim até parece que foste um dos responsáveis pela elaboração da pseudo-sondagem referida no post.

    As boas sondagens, quando divulgadas na imprensa, são sempre documentadas de acordo com os standards de qualidade exigidos. Além disso, com a identificação da autoria, os leitores podem também aferir da qualidade.

    Mas a opção é tua: continua a dar crédito a essas brincadeiras. E se há partidos que as usam como instrumentos de trabalho, já consigo perceber melhor o porquê dos fracos resultados obtidos.

    Quando à minha confusão, ela deve ser proporcional à tua ingenuidade. Espero, sinceramente, que o PS/Pombal de 2013 tenha aprendido com os erros do passado e não torne indigna uma campanha que até lhe pode ser favorável.

    Abraço,
    Adérito

    ResponderEliminar
  16. Caríssimo Adérito,

    Susceptabilidades à parte, informo-to (e aos outros) que não tenho qualquer responsabilidade na sondagem (nem como inquirido) nem na campanha do PS.
    Os resultados também me surpreendem (e se a sondagem for da Eurosondagem ainda me serpreendem mais).
    Mas estou convicto que vão acontecer muitas surpresas nestas eleições.
    Boas,
    AM

    ResponderEliminar
  17. Meus caros
    O post é uma “farpa”, como tantas outras anteriores. Farpa para os que dizem ter a sondagem e a ocultam por qualquer razão que parece fraqueza ou mentira. Farpa para os que temem a divulgação, fazem de conta que não existe (por não ter sido publicada) e, hipocritamente, dizem que não tem de ser comentada…

    ResponderEliminar
  18. Já eu, é tipo São Tomé. Ver para crer. Em tudo.

    ResponderEliminar
  19. Boa tarde!
    Caríssimo Adelino Malho o Sr. , que é da área técnica das engenharias, estudou Métodos econométricos e estatística, logo, não têm desculpa.

    As sondagens são efectuadas com base na Econometria, é uma ciência, não se aplica com palpites, mas sim com métodos científicos. Não há sondagem credível que não tenha uma ficha técnica, para ser credível não basta invocar o nome de quem a fez e para ser discutida devemos conhecer as variáveis escolhidas para ajuizarmos se são relevantes ou não.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  20. Caro Francisco Domingues
    O "farpas" é um sítio de debate, que pode conter agressividade. Porém, não é tolerável a ofensa à honra e à dignidade das pessoas.
    Por isso foi eliminado o teu comentário, tornando-se desnecessário manter a resposta do Roque.

    ResponderEliminar
  21. A idade não perdoa...
    Ouvi falar em sondagens locais uma vez no ido ano de 2001.
    Acho que tinha Ficha Técnica e o destaque era "QUASE LÁ".
    Agora que me reparam a casa, contento-me com o que vou ouvindo.

    ResponderEliminar
  22. Boa tarde
    Caro JGF as ofensas gratuitas, desnecessárias, são sempre bem eliminadas, boa atitude do Farpas e que sirva de exemplo para muitos.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.