13 de março de 2019

Será que...(?) Desenvolvimento Económico


O desenvolvimento económico (ou falta dele) do Concelho de Pombal tem atufado a boca e os programas eleitorais dos nossos políticos. O resultado desse interesse tem-se revelado pouco prolífero. Com certeza que não virá mal ao mundo se articularmos algumas questões (retóricas, claro!):
Será que… as pequenas zonas industriais, mal infra-estruturadas, são atractivas para quem quer investir?
Será que… a Câmara Municipal não se poderia propor a realizar uma verdadeira, organizada e profissional intermediação entre os industriais que se pretendem instalar em Pombal e os proprietários dos terrenos, em vez de simplesmente os indicar?
Será que… se pegarmos no PDM e no Google Maps, não poderíamos concluir que existem condições para instalar um polígono industrial com dimensão, bem infra-estruturado, com interface ferroviário e atractivo para grandes investimentos, aproveitando assim a nossa excepcional situação geográfica?
Será que… se elencássemos as necessidades em bens e serviços das empresas sediadas em Pombal, essa informação não poderia constituir um elemento diferenciador, potenciando o nosso concelho para quem nele se propõe investir?
Será que… existe algum plano para conferir notoriedade à Feira Nacional da Floresta e retirar os devidos proventos para a economia local?
Será que… estaremos a aproveitar o facto de possuirmos uma grande e bem-sucedida diáspora?
Será que… a falta de atrevimento e de ideias, não estará a adiar o nosso desenvolvimento económico até a um ponto de não-retorno?

4 comentários:

  1. Anibal, antes de mais Bem Vindo á equipe do Farpas ( eu não faço parte, pois o Malho não quer) serás uma grande mais valia. Neste teu POST tenho a dizer que deste Executivo não esperes preocupação pelo mundo do trabalho...Eles são políticos e o unico objectivo é ganhar eleições. E para ganhar eleições em Pombal este sabem como se faz. Politica dos subsídios, associativismo em IPSS com "empregos" para os "nossos" e está feito. Porque se vão preocupar com o trabalho...as empresas...Eles não estão interessados em gente que seja incomoda para o poder instalado. DEUS, PÁTRIA, FAMÍLIA.

    ResponderEliminar
  2. No que me diz respeito, agradeço o elogio - apesar de se basear numa falsidade completa.

    ResponderEliminar
  3. Amigo Anibal Cardona, apesar de militarmos em partidos diferentes sempre achei que as boas ideias e boas propostas não são exclusivo de ninguém.
    A sua segunda interrogação que sugere um empenho diferente da CM vem ao encontro do que há muito venho defendendo em todos os lugares em que tenho oportunidade de intervir.
    Todas as demais interrogações são boas sugestões de discussão para a construção de um concelho melhor por que todos nos debatemos.
    Sem economia não há sustentabilidade e sem ela não há população fixada.
    Bem vindo ao Farpas com opiniões justas e construtivas porque assim este blog poderá vir a contribuir para uma melhor e mais participada vida coletiva.
    Como sempre tenho defendido junto dos donos do blog, mais do que parodiar e depreciar o que os outros fazem, há uma real vantagem na atividade de um fórum menos sectário e mais agregador na união de esforços e ideias,DE TODOS, para conseguirmos uma melhor vida coletiva.
    Força, porque para a frente é que é Pombal!

    ResponderEliminar
  4. Boa Noite a todos, principalmente aqules que aqui passam para ler o Farpas Pombalinas, aos intervenientes, ao Eng Adelino, e ao autor deste excerto.
    Para mim, e penso que todos estarão de acordo comigo, os anos 90 que foram muito dourados já terminaram há muito tempo ...digamos, depois de Guterres. Agora é um vazio, e vai continuar a sê-lo, na minha opinião. Outra questão que independentemente de politicas de direita ou de esquerda, tanto faz, gostaria de vos relembrar alguns motivos porque Pombal, Leiria, Coimbra , litoral ou interior não ascendem a um patamar industrial desejado. As grandes empresas internacionais e nacionais não estão a investir em Portugal nem vão investir, vejamos, o preco dos inputs produtivos como os combustíveis, a eletricidade, os impostos directos e indirectos são os causadores mais nefastos que temos para o verdadeiro arranque da economia.Depois, vejamos, mesmo as empresas portuguesas tem sede noutros países, todos nós conhecemos muito bem. Não vale a pena assobiar para o lado, o problema não é só de Pombal, é de um todo. Estaria aqui a dar exemplos concretos que fazem parte do meu trabalho, mas não vos quero maçar.
    Boa noite a todos.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.