29 de abril de 2019

A cultura de elite, ou o sectarismo estratégico



O fim de semana que passou foi uma pedrada no charco dada pelo festival Oh da Praça. Durante dois dias (sexta e sábado) a música, a dança, a fotografia, e todo um conjunto de arte(s) tomou conta da cidade, com maior expressão na noite de sábado, que encheu o Jardim. 
Ao longo desses dois dias a Câmara fez questão de ignorar olimpicamente o evento: não há uma única referência nem fotografia na página do Município, o que quer dizer que a presença fugaz dos vereadores Pedro Brilhante (na noite de sexta) e Ana Cabral (no sábado à tarde) foi-o, muito provavelmente, a título pessoal. Não há notícia da presença da vereadora da Cultura em nenhum dos momentos.
Mas ontem, Ana Gonçalves integrou a "delegação do Município de Pombal" - como lhe chamou o deputado do PSD, eleito pela Europa, Carlos Gonçalves - que foi à capital apadrinhar o lançamento do livro de uma ilustre desconhecida (Maria Lourenço, natural de Almagreira), pela Chiado editora. Não sei se os leitores sabem como é fácil editar um livro por ali: basta pagá-lo.
A "escritora" em causa é emigrante na Suíça, e o lançamento decorreu em Lisboa. Foi confrangedor assistir à presença em peso da Câmara, por comparação à estratégica ausência num festival artístico que decorreu aqui na terra, e que - sabe-se agora - poderia ter sido a comemoração do 25 de Abril. Mas a Câmara não quis.
De que tem medo Diogo Mateus? De que foge a vereadora da Cultura? De Pombal? 
Por último, não deixa de ser interessante este súbito interesse pelos livros e pelos autores. Em Novembro deste ano, quando entrevistei a escritora desta terra de maior vulto e obra publicada, enviei pessoalmente uma mensagem ao presidente da Câmara, dando-lhe conta da vontade que ela tem em doar a uma entidade pública (ao município, por exemplo) toda a sua vasta biblioteca. O silêncio do edil foi ensurdecedor. Tanto quanto estridente foi a presença dos três vereadores na apresentação daquela obra, ontem. Está comprovada a questão de prioridades por parte do poder autárquico aqui na terra; resta ao povo - que ainda vota - dar-lhe resposta adequada quando for chamado a pronunciar-se. Oxalá tenha por onde escolher. 

1 comentário:

  1. Aqui está...Para quem andar atento ao "fervilhar" politico de Pombal vai facilmente compreender que este evento foi patrocinado pela terceira via, logo os "Ministros" de D. Diogo e o seu Conselheiro-Mor iriam primar pelo ignorar do evento. Marquesa agora esteve mal o Pimpas merecia um bocado mais de carinho e respeito. Está aberta a "guerrilha". De um lado a Nobreza, de outro lado os amigos do Pimpas e a assistir os apoiantes do Comendador das Meirinhas. O PS esse está atento, provavelmente á espera de novos ventos e novo timoneiro.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.