27 de abril de 2019

A liberdade está a passar por aqui?

A realidade é sempre mais criativa do que podemos supor. Mostrou-o mais uma vez ontem à noite, no Celeiro do Marquês - um dos lugares a que o Festival Oh Da Praça também dá vida.
Um dos convidados - Luís Travassos - acabou por trazer a Pombal a comemoração de Abril que o poder autárquico insiste em camuflar: o presidente da Câmara cumpre os mínimos, preferencialmente sem cravos, o presidente da Junta aproveitou a proximidade com o deputado da nação e levou todos os funcionários a Lisboa, para assistirem a uma sessão como deve ser. 
De modo que foi uma felicidade assistir àquele final do espectáculo de Luís Travassos, que escolheu Zeca Afonso e Carlos Puebla para encerrar, lembrando Abril. Não sei se o rapaz saberia a terra em que estava. Mas foi bonito de ver os nossos autarcas a entoar "hasta siempre, comandante", em memória de Che Guevara. Ainda tenho dúvidas se o perceberam, o que torna tudo muito mais divertido...
Afunilando a questão, como se fosse o megafone que Vasco Faleiro usa para anunciar os espectáculos, é importante reter estes dias do festival Oh da Praça, cuja organização é assinada pela Junta de Freguesia. Era escusado. Bastava que entregasse o evento aos artistas Leonel Mendrix, Calika e Faleiro, que se esmeraram por programar dois dias de festival que bem poderiam ser, em si, a comemoração do 25 de Abril. A Junta não tem que ser uma comissão de festas, basta que cumpra o papel de as apoiar e incentivar. E com isso talvez a Câmara acedesse a fazer alguma divulgação do evento (que diz que apoia, pelo menos no cartaz), como faz de tudo o que é festival de sopas, mas a música...ainda por cima se tiver a chancela da junta...é concorrência.
O festival é uma excelente iniciativa, um palco para muitos artistas locais. Merece todo o apoio, e terá tanto mais valor quanto mais independente. Já parávamos com esta mania de 'institucionalizar' tudo, não?
Agora vamos lá para a rua, que o tempo promete e a música chama!



1 comentário:

  1. Este Oh da Praça, que este ano assisti, tem potencialidades para ser um ponto de encontro anual de música, artes e espectáculos na zona centro. Terá que evoluir, mas já vai no bom caminho.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.