17 de maio de 2020

Os figurões e o Herói


Os figurões do regime aproveitam-se do herói do 25 Abril 74 – Salgueiro Maia – uma vez por ano - para o número e para a fotografia.
Nos outros 364 dias deixam-no ao desmazelo: a coroa que só serviu para o número fica por lá a desfazer-se, os canteiros ao abandono e os cantos para depósito de sucata e afins.
São assim os democratas de um dia.

2 comentários:

  1. No Concelho de Pombal festeja-se o 25 de Novembro e ha um grupo Excursionista ao Vimieiro...Está tudo disto. Ainda alguns que pensam que um dia este concelho ainda irá cumprir o seu ideal, eu já nem sei o que possa pensar. Toda a gente vê o que se passa na CMP, as guerras internas dentro do PSD...mas em 2021 são capaz de voltar a dar a maioria á seta que vai para o céu, sem sequer escutarem as propostas dos outros partidos. Espero bem que no próximo ano seja o fim das cerimónias do 25 de Novembro em Pombal. É a cerimonia mais bafienta a que já assisti.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Roque, você às vezes diz umas coisas acertadas e coloca os dedo nas feridas,coisa que aprecio! Não é ocaso agora em que o meu amigo desvaloriza momentos históricos que não viveu,mas graças aos quais tem hoje oportunidade de dizer o que lhe apetece, incluindo alguns disparates, que lhe diminuem a credibilidade que a maioria das suas opiniões lhe atribuem.

      Em 25 de Novembro de 1975 talvez você não fosse nascido. No período anterior viveu-se o chamado PREC, sendo que o V governo provisório era presidido pelo Coronel Vasco Gonçalves, quando se procedeu a todas as nacionalizações da banca, seguros, CRGE, Sonap,Celuloses, todas as grandes herdades alentejanas e se procedia à ocupação selvagem das habitações vazias.

      A constituição iria falar num país democrático,mas RUMO AO SOCIALISMO, e lembro-me bem Discurso na Sessão de Dinamização Cultural do M.F.A. no Sabugo. Vasco Gonçalves. 20 de Fevereiro de 1975 ...onde ao fazer a apologia revolucionária do povo dispara esta pérola da retórica: Sim, porque o povo é quem mais ordena aqui não há terceiras vias, porque quem não está connosco e a revolução, está contra nós. À boa maneira Estalinista.

      Muitos pretendiam que nos tornássemos mais um satélite da URSS, aliás o sol do mundo para muitos comunistas que sempre tiveram a sorte de não terem de viver com tanto sol porque sairiam de certeza queimados.

      Felizmente o 25 de Novembro de 1975, o Coronel Ramalho Eanes e o regimento de Comandos da Amadora intervieram e puseram ordem na casa.

      E é por isso que o 25 de Novembro é uma data importante e merecedora de ser comemorada.

      Se para si é uma data bafienta então também o terá de ser o 25 de abril porque ambas celebram a liberdade e o respeito pela opinião do próximo, onde a sua se inclui.
      Um abraço

      Eliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.