7 de abril de 2022

Tripoli, a febre do 'ouro branco' no Louriçal


De repente, descobriu-se que aqueles terrenos do Casal da Rola e dos Casais do Porto são ricos em Tripoli, um mineral usado pelas empresas de cerâmica. Há uma empresa que quer explorar até ao tutano o que puder dali, e há um grupo de populares pronto a dar luta, a virar a lei do avesso para se defender. Porque a Câmara - já se sabe - anda 'aos papeis', e diz que sim a tudo. E a Junta, que fica sempre bem nas fotografias (sobretudo na capa do jornal da terra) também não pode beliscar-se com o poder económico.
Ora atente-se no esclarecimento esclarecido do vereador Pedro Navega, esclarecendo o muito que há para esclarecer...

3 comentários:

  1. Este assunto preocupa-me, pois está em jogo a qualidade de vida da população da minha Freguesia. A Empresa Clariant Ibérica Producción, S.A. pretende explorar tripoli e outros e outros metais associados. Com tudo isto a Autarquia de Pombal deve munir-se de todos os elementos que achar necessários e efectuar uma investigação exaustiva sobre todo este processo e posteriormente esclarecer devidamente a população. Queremos saber quais as implicações no meio ambiente desde tipo de exploração; Queremos saber se irão ficar crateras como as do Sicó; Queremos saber se criam postos de trabalho na freguesia; queremos saber de todas as implicações nas nossas vidas.
    Um Presidente de Camara não deverá servir unicamente para organizar excursões ao "Chimarrão" e à Bola, mas servir principalmente para defender o seu povo e o seu território.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andas distraído Roque... O município já deu parecer positivo! É porque avaliou tudo aquilo que aqui referes! É porque acha que o louriçal só tem a beneficiar, não?

      Eliminar
  2. Por princípio, sou favorável à prospecção de minerais e metais – há todo o interesse em conhecermos o que temos.
    Mas da consulta da pouquíssima literatura existente na net fiquei com a convicção que procuram minerais de baixo valor. Logo, custa a compreender o interesse para a comunidade/país da prospecção deste tipo de minerais em zonas com solos agrícolas férteis, sabendo-se dos custos das externalidades deste tipo de explorações.
    Mal anda o ministério do ambiente e a câmara ao conceder licenças de prospecção em zonas onde dificilmente é aceitável este tipo de exploração mineira.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.