23 de setembro de 2022

Duas "máquinas" a discutir máquinas – uma pérola

Reparem bem, caros leitores, nestas duas “máquinas” - doutora Odete e doutora Catarina - a discutir máquinas e investimentos. doutor Pimpão não disse nada sobre o assunto - sabe que isto é matéria para especialistas. Partilhem connosco qual delas sabe mais (alguma coisa) de uma e de outra coisa. E como é que esta terra pode andar para a frente com políticos deste calibre?

Foi uma pena não terem convidado, para esta importante discussão, o coveiro-mor do reino, grande especialista em aquisição e gestão de máquinas, enterros e afundanço de autarquias e outras que tais. O doutor Pimpão não disse nada sobre o assunto - sabe que isto é matéria para especialistas.

Antes de a máquina chegar a Vermoil já o Daniel está a pedir um subsídio para o combustível, que ele agora está caro; outro para o ordenado do manobrador, que já não há quem trabalhe pro-bono; mais um para a certificação do manobrador, que afinal é necessária; e outro para um reboque, para transportar a máquina; e outro para um gancho, que faz falta e na altura não foi considerado para não aumentar o preço da encomenda; e ainda outro para os pneus, que entretanto se desgastarão; e outro ainda para uma bateria nova, que a da máquina entretanto vai morrer; etc.; etc.; etc.

E assim se foi criando uma nova espécie da “fábula dos porcos queimados”, que não funciona mas todos alimentam.

PS: As Juntas de Freguesia e as Câmaras Municipais são entidades autónomas, com atribuições e fontes de financiamento estabelecidas na lei. Por cá - e não só – estabeleceu-se uma relação de dependência promíscua e bastante ineficiente que desbarata recursos públicos sem critérios de responsabilização e boa governação. E ninguém mete mão nisto!



4 comentários:

  1. Amigo Malho, compreendo a missão do Farpas que é criticar tudo e todos não esquecendo nunca como alvo preferencial o nosso Presidente, tanto quando aparece como quando não aparece.

    Todos sabemos que máquinas e ferramentas e suas utilidades nunca foram a praia do belo sexo, mas por imperativo do ofício fazem o melhor que podem e, neste caso, até acho que ambas as senhoras vereadoras estiveram bem.

    Depois, aproveita para efabular um pouco aqui à custa do meu companheiro e amigo Daniel, onde esse imaginário fértil descobre necessidades e pedidos para tudo e mais alguma coisa, sempre a bem da verrinosa crítica autárquica onde só encontra ambição e desvario.

    E aquela pérola de conclusão que dá pela sigla PS: … ( será “post scriptum”? Será PS ele mesmo?) onde diaboliza a relação autárquica apelidando-a de promíscua e ineficiente a desbaratar recursos públicos??? Mas por que realidades paralelas tem o meu amigo andado que o impedem de perceber o mérito, vantagem e sucesso, destas parcerias e delegações de competências directamente em benefício das POPULAÇÕES?

    A câmara fornece o que pode, onde jamais as juntas conseguem chegar, porque as suas receitas próprias são uma gota de água comparada com o que fazem e se lhes exige. E nessa simbiose, as juntas conseguem com algumas ajudas aquele milagre “real” da multiplicação dos pães, por artes mágicas “duramente aprendidas” pelos presidentes de junta, que por esse facto merecem a admiração e agradecimento de toda a população.

    Que Deus lhe perdoe o pecado venial cometido e o oriente para a luz de que anda desviado, e com aquele abraço amigo o absolvo para que vá em paz e o Senhor o acompanhe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o "belo sexo" como diz soubessem e tivessem conhecimento de Procurement saberiam usar uma ferramenta que se chama de RFP/RFQ . Evitar-se-iam estes tipos de situacoes. Falta de conhecimento...mas ok eu conheco o POMBAL.
      Abraco.

      Eliminar
  2. Amigo Serra, critico tanto tudo e todos como o meu amigo defende tudo e todos; mesmo sabendo da sua pouca razão. Concordará que as minhas críticas são relativamente eficazes - têm feito o seu caminho. E sabe porquê? Porque me esforço por as alicerçar em factos e no conhecimento dos manuais de referência destas coisas – leio, estudo e analiso.
    Compreendo que goste das senhoras, e porventura por razões diferentes…
    Critica-me as supostas efabulações!; como eu gostaria que fossem efabulações. Leia as actas, leia as actas, como é sua obrigação. Aquilo é a prática quinzenal… Olhe, quer um exemplo ainda mais surreal? O amigo Daniel até já pediu um subsídio para um muro feito em data e por entidade desconhecidas! Vela bem ao que chegámos!
    Sobre a crítica que me faz ao que afirmei em PS (post scriptum), dir-lhe-ei que é uma matéria que merece algum debate e, digo até mais, uma nova proposta de poder deveria apresentar uma proposta de relação câmara-juntas que limitasse aqueles pecados. Mas já vi que para essa matéria o meu amigo não acrescenta nada de relevante, está formatado pela prática vigente, pelo antigamente.
    Abraço, e bons comentários

    ResponderEliminar
  3. Duas especialistas em obras...Se tivessem convidado a Drª Gina teriam sido mais produtivas a debater os "outfit" dos próximos eventos. Pois que hoje acabaram as tasquinhas urge uma nova festa para inaugurar. Por falar de outfit. O da Drª Gina na inauguração das tasquinhas era deslumbrante. Vamos la meninas, toca a caprichar para os próximos eventos. Nós simples plebeus gostamos de vos ver lindas.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.