11 de julho de 2011

Pombal foge à regra

Os resultados preliminares dos Censos 2011 confirmam o aprofundamento das assimetrias regionais. O Distrito de Leiria segue a regra: os concelhos do interior perdem população e riqueza para os do litoral. Pombal foge à regra: é do litoral mas perde população. Nada que surpreenda os mais atentos e/ou menos facciosos. Todos os estudos mostram que o concelho de Pombal (apesar de ser um dos maiores e ter uma localização privilegiada) apresenta indicadores socio-económicos ao nível dos pequenos concelhos do interior e longe dos concelhos do litoral do distrito. A perda de população é um indicador seguro do desfalecimento de uma terra. Muitos justificarão o fenómeno com a crise que assola o País. Terá o seu contributo, mas não é mais relevante. Há concelhos que ganham população (Marinha Grande à cabeça) à custa dos que a perdem. Naturalmente!

4 comentários:

  1. fale-nos tb dos edifícios e dos alojamentos SFF










    se calhar os facciosos sao outros
    perda populacional no concelho -1.9%
    Freguesia de Pombal, Meirinhas, e mais uma ou duas que nao me lembro agora, ganham população.
    Concelho de Pombal dentro d o intervalo em que nao ganham nem perdem (-2;2)(dados do relatório), dai a fazer um post destes vai uma facçao de distancia

    Numero de edificios no Concelho +(mais) de 10% a mais :)

    ResponderEliminar
  2. Sendo Pombal um concelho de construtores civis, de loteadores e ainda de agricultores (amadores) e pouco industrializado (como o país) e existindo mais habitações do que famílias, naturalmente que a construção estagnou e os pombalenses voltaram à emigração.
    Por outro lado, o argumento do número de edifícios e de “alojamentos” é uma falácia. Quando os “edifícios” ultrapassam as necessidades e ficam vazios apenas contribuem para as receitas municipais, principal preocupação de alguns autarcas.
    Os alojamentos, quando voltados para o turismo, poderá ser sinal de financiamentos com dinheiros públicos e de dependência de visitantes vindos do exterior. Em tempo de vacas magras, algumas regiões dependentes do turismo, como a Grécia, ficam na penúria…

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Para tudo é necessária imaginação, criatividade.
    Permitam-me contar-lhes um exemplo de um amigo, ex furriel miliciano na guerra colonial:
    Este senhor têm uma fabrica de cerâmica, que utiliza estufas e obviamente consomem recursos que totalizavam mensalmente cerca de 12.000 euros. Veio o gáz natural e os custos operacionais dos fornos desceram para cerca de 7.000 euros.
    Este senhor, ao ver factura de custos diminuir tanto, sentou-se e pensou ainda: era bom que aproveitasse este calor para outra coisa estava a desperdiçar muita energia, lembrou-se então de fazer umas consultas e concluiu que podia comprar um grupo gerador de energia a gaz natural e o calor do motor passou a servir para aquecer a estufa, e a energia produzida vendida à EDP (custo do grupo 180.000,00 euros). Como o calor para a estufa era insuficiente comprou outro grupo, aumentou o espaço da estufa, todos os meses factura à ERP 25.000,00 Euros de energia e paga cerca de 5.000 euros de gaz natural.

    Inovem e promovam as apartamentos para o turismo. O Farpas não pode ser só para dizer mal, é certo que â crise mas esta não é assim tão rápida para ter influência directa na variação demográfica

    ResponderEliminar
  4. O Farpas pode ser o que bem entender. Na mesma medida Pombal pode ser o que bem entender. Isto porque as entidades (sejam colectivas ou individuais, blogs ou comunidades) são sempre e só Pessoas. Como se organizam e com que objectivos é que será mais discutível. Como o Farpas se organiza e o que pretende eu ainda percebo, como é que Pombal se organiza na sua gestão e com que objectivo é que eu não percebo (há uns bons 15 anos). E quando se pergunta ao sr. Presidente da CMP ele responde (cada vez com menos paciência e mais lata) com os lugares comuns: somos um exemplo em relação aos políticos do Terreiro do Paço, compramos terreno, urbanizamos e alcatroamos quando os outros não podem e nos perseguem, etc, etc, etc, e por isso não me chateiem.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.