6 de fevereiro de 2013

Os sanitários, ou o ex-libris da regeneração urbana


A notícia bem que podia ser a manchete desse periódico que sai hoje à rua pela primeira vez. Não sendo, está tratada aqui, no sítio do costume.
Antes de ir embora, Narciso Mota está apostado em não deixar pedra sobre pedra no centro da cidade. Vão arrancá-las todas, as da calçada portuguesa, e substituí-las pelo granito, tão típico da nossa região, como sabemos.
Na semana passada o presidente, mais o vereador do pelouro e um arquitecto que sabe muito chamaram ao salão nobre os moradores e os comerciantes que restam. Não, não era para discutir ideias nem chamar os intervenientes a pronunciarem-se. Era mesmo para mostrar o facto consumado: O Cardal e todo o centro da cidade vão ser virados do avesso, ao preço de três milhões de euros. No centro, o nosso cartão de visitas passará a ser um sanitário público. Até pode ser dourado. É um sanitário. E vão arrancar os plátanos.
O que chegou ao Farpas nos dias que se seguiram foi um lamento constante e uma revolta incontida. Quem aqui nasceu e escolheu esta terra para viver não pode ficar sentado a aplaudir que nos arranquem o passado, a troco de qualquer coisa que ainda não percebemos que proveito terá. Mas a avaliar pela amostra do que tem sido a intervenção urbana desta gente, está-se mesmo a ver o que será o centro de Pombal em breve. Basta pôr os olhos na zona histórica: uma Praça às moscas, um parque de estacionamento subterrâneo cuja rentabilidade é nula, um comércio que sucumbiu ao fim do estacionamento, primeiro, e ao resto.
É claro que a fava sobrará para quem  suceder, no poder, a este presidente. Daqui até Outubro a cidade ficará transformada em estaleiro, a fazer lembrar os tempos de Joaquim de Almeida, de má memória para o PSD. Se ao menos houvesse oposição, sempre haveria esperança.

8 comentários:

  1. Bom dia D. Paula Sofia.
    Por agora quero apenas dizer-lhe que é da maior injustiça o que diz do Sr Eng. Joaquim Almeida. Ele foi um grande Presidente da Câmara. Homem sério de que é uma MUITO BOA memória do PSD. No seu mandato fez uma obra gigantesca que foi a reparação do saneamento básico da cidade. Uma obra absolutamente necessária, por ventura em má altura política, junto âs eleições autárquicas que ele perdeu por muitos poucos votos mas... A Senhora que é jornalista sabe, ou deve saber, do que se passou nesse dia de eleições. Com urnas a abrir tarde e más horas.
    Desculpe este meu post mas entendo que é devido esta correcção do que diz dum hommem sério e que com fracos recursos fez bom trabalho. No seu mandato equipou a Câmara com máquinas que muito contribuiram para abrir caminhos por todo o concelho. Obras directas da Câmara. Foi por isso que um lobi da construção o não apoiou e contribuiu para que não ganhasse as eleições.
    Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Senhor Carlos Ribeiro da Silva:
      Parece-me que está a ler no meu texto aquilo que não escrevi. Leia lá outra vez: "Daqui até Outubro a cidade ficará transformada em estaleiro, a fazer lembrar os tempos de Joaquim de Almeida, de má memória para o PSD. Se ao menos houvesse oposição, sempre haveria esperança".

      Eliminar
    2. Mas já que aqui está, sempre gostava de saber a sua opinião sobre a obra em causa.

      Eliminar
    3. Paula, boa noite.
      Para além do que o Carlos escreveu, deixa-me dizer-te que o Engº Joaquim de Almeida, por quem tinha muito respeito e consideração, ligou as Freguesias por estradas transitáveis, iniciou o abastecimento de água do Ourão à então Vila de Pombal, ligou a Serra ao Mar apesar das deficientes vias rodoviárias, deixou a Câmara com máquinas e equipamentos que o Engº Guilherme Santos aproveitou sem gastar um cêntimo, entre muitas outras acções de igual ou maior importância, contra ventos e marés.
      É facto que ficou sozinho aquando da requalificação do Largo do Cardal.
      Mas daí até dizeres…, vai uma grande distância.
      Beijo.

      Eliminar
    4. Irra, que isto não melhora, engenheiro.
      1º - O meu post é sobre aquilo em que querem transformar o centro. E isso, sim, deveria merecer preocupação por parte de todos. Ou pelo menos discussão!
      2º - A única comparação que fiz foi com o estado esventrado em que a cidade vai ficar e que pode sair caro a quem cá ficar, a suceder a este presidente.
      Agora retire daí as suas inalações, como dizia o nosso amigo Chico da Barosa...

      Eliminar
  2. Boa tarde D. Paula
    Relativamente à obra não posso pronunciar-me porque não a conheço. Mas deixe que tudo o que for para descarecterizar o largo será mau. A praça já ficou mal com o afunilamento de todo o trânsito nesse largo. Julgo que se poderia melhorar alguns aspectos. Mas eu não sou arquitecto. Bastava desviar dali o grande trânsito...
    Renovo, todavia, tudo o que disse do Sr. Eng. Almeida pois Pombal deve muito a esse Ex-Presidente como também a outros. Conheci o Sr. Eng. Almeida e posso dizer-lhe que se tratava duma pessoa muito séria e que merece que a sua memória não seja beliscada.

    Respeitosamente

    ResponderEliminar
  3. Paula,
    Esquece!
    Eles não percebem, ou não querem perceber (vai dar ao mesmo).
    Deixa-os mijar para o lado.
    Boas,
    AM

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde
    No coração da cidade devíamos ter a sala de visitas, com esta obra, passamos a ter o WC de quem nos visita.!

    Opções de quem nos governa e apresenta aos seus eleitores o aro como consumado!
    Imaginem se um corajoso se levantava e dizia: Discordo e, além do mais, o Sr. não é o meu presidente!

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.