15 de março de 2019

O Reino da ADAC


Já falámos aqui esta semana do falso associativismo, oportunismo e esperteza saloia de quem gere algumas das associações do concelho.
Como é de conhecimento geral sou um dos sócios da ADAC Charneca,  há mais de 20 anos dos 44 que a associação já tem.
Apesar de por motivos profissionais viver fora do país nos últimos 10 anos, sempre fiz os possíveis para estar presente, mesmo não fazendo parte da direção da mesma, pois é isso que se pede a um sócio, que participe nas actividades e vida da associação e a ajude a crescer.
Por me custar ver a associação cada vez mais abandonada pelos sócios, vejo-me obrigado a denunciar algumas das irregularidades que ocorrem na ADAC actualmente.
No início desta semana foi colocada uma folha de convocatória para realização de uma Assembleia Geral e votação de novos corpos dirigentes. A Assembleia será realizada hoje às 21h30,  ou seja menos de uma semana depois do tal aviso ser colocado.
O papel foi colocado num local pouco visível fora da associação como se pode ver pelas fotografias anexadas.
Parece-me que seja essa mesmo a intenção, ninguém ver, ninguém falar e ninguém questionar a actual direção que concorre novamente ao cargo. 
O dito papel nem está datado a fim de certamente evitar maiores problemas ao presidente da Mesa da Assembleia, claro cúmplice nesta ocultação aos sócios.
O Facebook não serve só para anunciar concertos meus senhores, também serve para avisar os sócios dos seus deveres e direitos, olhem o exemplo dos vossos conterrâneos do Centro Sócio Cultural e Recreativo da Charneca, que cumpre todas as leis e estatutos da sua associação, respeitando e ouvindo assim os seus sócios. Para comprovar isso basta dar um salto ao Facebook desta associação. Podem ver também a página da Associação Ideias Ousadas onde tudo está exposto correctamente online, e que também curiosamente irá reunir nas instalações da ADAC dia 31 de Março.
Mas vejamos então alguns dos Estatutos da ADAC:

Capítulo IV

Art. 5º - As eleições para os corpos directivos serão efectuadas na última semana de Setembro, de dois em dois anos.

Art. 8º - As listas deverão ser entregues ao Presidente da Mesa de Assembleia Geral com uma antecedência de pelo menos quinze dias das eleições.

Capítulo V

Art. 12º  - A Assembleia Geral será convocada pelo presidente da mesa com uma antecedência mínima de oito dias, devendo na convocatória constar o dia, hora, local e ordem de trabalhos.
  
Para os mais esquecidos estamos agora em Março, as eleições deveriam ter ocorrido em Setembro do ano passado.
Mais, não passaram sequer 4 dias desde que a convocatória foi afixada ainda esta semana, muito menos 8.
E já agora como se pode entregar com 15 dias de antecedência uma lista se a Assembleia Geral foi anunciada no inicio desta semana?

Eu não sou jurista nem entendo de leis mas não será tudo isto obviamente ilegal?

Apesar da dança de cadeiras, nos últimos 10 anos a ADAC tem sido controlada por uma pessoa, João Pedro Gonçalves, actualmente tesoureiro. Esta pessoa  põe e dispõe da associação a seu belo prazer, não há contas prestadas a ninguém, simplesmente faz o que quer e como quer.
Esta pessoa faz tudo para se manter à frente da associação, nem que para isso tenha de ocultar os direitos dos sócios ou até mesmo denegrir a imagem de alguém. Já imaginaram se existirem outras listas a concurso com ideias palpáveis e projectos para o futuro, coisa que este senhor nunca teve? Muito perigoso não acham?

Nos estatutos da associação pode ler se também :

Capítulo III
( Direitos)
4-    Verificar as contas nos livros na presença de qualquer elemento da direcção.

Quando no passado pedi para verificar este livro fui confrontado com uma reacção violenta por parte do sr João Gonçalves,  e a verdade é que nunca vi tal livro nem nunca tive acesso às contas da associação apesar de as pedir várias vezes.
A caixa registadora do Bar não funciona  à mais de uma década e ninguém sabe com certeza quanto dinheiro entra e sai de lá, isto é um facto inegável.
O dinheiro dos sócios e das cotas não se sabe onde é investido ou onde vai parar, não há planos de actividades, não há relatórios de contas fieis, nada.
Neste momento ser sócio da ADAC é igual a não ser sócio, aliás, pior pois paga cotas e tem as mesmas regalias que qualquer visitante, zero.
Pergunto também qual o número dos novos sócios, pois nunca houve o cuidado de registar e atribuir números aos novos sócios, as folhas de inscrição amontoam-se em dossiers deixados ao esquecimento, é muito triste ver o desrespeito pelos sócios que a actual direção tem.
Todos pagaram uma taxa para ser sócios, os 12 euros anuais que pagam de cotas não chegam pra fazer um cartão com número?

E já agora, os apoios da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia para onde vão?  Também ninguém sabe ao certo.
Para vos dar um exemplo concreto, desapareceu, no final do ano passado, dentro da associação, um cheque com apoios passado pela Junta de Freguesia, o dinheiro foi levantado, o tesoureiro não faz a mínima ideia onde está esse dinheiro, aliás ninguém sabe, mas alguém o levantou e para isso necessitava de assinaturas…
Em relação a outros apoios e dinheiros recebidos,  segundo o tesoureiro gastaram-se, segundo o mesmo a ADAC nunca tem dinheiro para investir.
Eu até acredito mas gostava mesmo de ver os livros de contas onde podemos comprovar isso.
Não estou a acusar ninguém de nada mas a verdade é que tudo isto cheira a esturro e não é pouco, e como diz o velho ditado, onde há fumo…

A ADAC de portas abertas de há 10 anos atrás, recheada de desporto e cultura, é agora uma casa vazia, de vidros tapados, de portas fechadas com chapa de zinco e com má reputação. A associação virou clube privado onde só entra quem o tesoureiro quer, a esmagadora maioria dos sócios deixou de frequentar diariamente o espaço, muito por culpa da personalidade egocêntrica e conflituosa do “governador”.
Há concertos sim, como em outros bares e associações do concelho, mas pouco mais. Associativismo é que não se vê, trabalho em prol da comunidade também não, trabalha-se para encher o ego e quem sabe até o bolso de alguns.
O Desporto desapareceu completamente da associação, quando fazia parte da sua génese; o tabuleiro de xadrez abandonado numa qualquer mesa do bar é agora reflexo das glórias do passado, desperdiçadas uma vez mais pelo ego do ex presidente, vice, tesoureiro, ou será dono? Há quem pense nele assim! Quando as pessoas não colaboram ou as coisas não funcionam como quer, faz questão de maltratar e desterrar a pessoa para longe, para não perturbar o seu reino.
Hoje não há desporto na ADAC, as taças empoeiradas no primeiro andar são a memória dos tempos áureos da associação.
Deixa-me muito triste ver uma das associações que no passado mais impulsionava a cultura e desporto no concelho, definhar nas mãos de uma pessoa assim, deixa me mais triste ainda ver que os sócios nada fazem para mudar a situação, e alguns ainda suportem esta direção,  talvez porque não tenham total consciência da realidade em que a sua associação se encontra.

Para mim isto é um BASTA e exijo transparência total para o futuro saudável da ADAC, não posso continuar a pactuar com este tipo de comportamentos. Não sei quem são as autoridades competentes para analisar este caso mas façam-no por favor!

Para terminar com a cereja no topo do bolo, deixo-vos algo em que pensar.
No início desta semana anunciei nas redes sociais que esta noite estaria em Coimbra por motivos profissionais, estranhamente no dia seguinte apareceram as tais convocatórias da Assembleia geral, precisamente para o mesmo dia e hora em que estou ocupado, será que foi mesmo coincidência ou alguém tem medo do que eu sei e possa falar na Assembleia Geral?
Quem tem cu tem medo, e quem tem o rabo preso ainda mais medo tem, não é assim que diz a sabedoria popular?

A ADAC é de todos e para todos os sócios, por isso se chama Associação Cultural.
Defendam o que também é vosso, não se deixem enganar como eu fui durante muito tempo.

As eleições desta noite são ilegais e um atentado aos direitos de todos os sócios da ADAC Charneca, em nome da associação exijam a verdade acima e tudo e de todos.

3 comentários:

  1. Carlos,
    A situação que descreves - e que acredito seja verdadeira - é o verdadeiro falso associativismo - a praga social que assinalava no meu último post, que cresceu e se multiplicou de uma forma que poucos acreditam que seja tão nefasta. Mas, quando se levanta a ponta do véu, a realidade é sempre mais negra do que parece – e o que parece é feio, muito pestilento.
    O falso associativismo é uma realidade que está disseminada por todos os tipos de entidades de cariz social, que tem sido alimentada, de forma despudorada, por entidades públicas (câmara, freguesias, etc.), por onde gravitam sempre os mesmos protagonistas/oportunistas, que cirandam entre as associações e os partidos, que agora até já têm o descaramento de se intitularem “empreendedores sociais”.
    Estou até convicto, que o “modus operandi” – como dizia o outro – migrou dos partidos para as associações. Estas, no geral, tal como os partidos, têm cultura e práticas antidemocráticas que impede a alternância.
    Mas isto só é possível porque temos o pior de dois mundos: oportunistas e manhosos sedentos de protagonismo e benefício próprio; e uma cultura mole e dormente, sempre disponível para se comover com todo o tipo de abnegação.

    ResponderEliminar
  2. Parece que o bode expiatório é sempre quem trabalha. O João Gonçalves é dos sócios que mais trabalhou para manter a ADAC activa num ambiente jovem e libertário. Ele veste a camisola da ADAC todos os dias, gastando tempo e saúde para manter as portas da ADAC abertas. Quem já dirigiu uma associação deste modo sabe que volta e meia estamos a meter dinheiro do nosso próprio bolso. Espero que a ADAC não lhe fique a dever nenhum, porque já lhe deve muita dedicação e trabalho. Todas estas mentiras e todo este oportunismo de Calika, (um sócio quase sempre ausente: assim como não tivemos o cuidado de verificar a sua indisponibilidade para comparecer na última assembleia geral, também o não fizemos para as anteriores. Foram muitas, bem participadas, em comparação com a maioria das associações, onde se aprovaram planos de actividades, relatórios de contas, elegeram-se novos corpos gerentes, etc., e não nos lembramos de o ver por lá), surgem de rompante por rancor, porque não teve apoio de quem está disposto a trabalhar para pertencer a uma lista em que ele fosse presidente. Quem trabalha não aceitou, porque seria muito provável que ele se ausentasse novamente, como é hábito, e presidente viste-lo, que trabalhem os mesmos de sempre. Ele viria recolher os louros, como é seu apanágio.

    Até há um mês estava tudo bem entre eles (Calika e João), de repente ficou tudo mal com ressentimentos de anos e direito a publicação de calúnias. Quem é o mentiroso e hipócrita?

    Dos 20 anos que Calika diz ter dedicado à ADAC, 15 esteve no estrangeiro e os restantes na universidade. Aparecia nos dias de festa, não para trabalhar na associação. Serviço de bar, porta, limpezas, serviços administrativos, etc., ele nunca fez. No máximo teclou alguma divulgação no facebook e contactou algumas bandas musicais de amigos e de amigos de amigos não para ajudar a ADAC, como agora constatamos, mas para elevação do seu próprio ego. Interesseiro. Persona non grata.

    Calika não devia ter inveja, como tem, devia era ter vergonha.

    Obrigado ao João Gonçalves por ter desenvolvido trabalho de valor para manter a ADAC na linha da frente das associações culturais do nosso concelho. Quem não o reconhece ou desconhece a realidade da ADAC ou tem inveja, o que é mais provável nos tempos que correm.

    Neste momento a ADAC tem programado concertos para o próximo dia 23 (Acesso de Raiva e Toothless de Pombal) e 30 (Allen Halloween (Lisboa), Skilla e Stanis de Pombal). Produzimos uma peça de teatro durante o ano de 2017 que está pronta para itinerância e já começamos a trabalhar noutra. Outros eventos e parcerias estão a ser planeados.

    Portanto, muito trabalho nos espera para manter a ADAC no culto de inveja de algumas pessoas de má índole do nosso concelho. Calika (uma dessas pessoas) está fora e tentou boicotar os nossos futuros eventos e actividades com esta publicação de mentiras, mas tudo irá correr bem, como sempre aconteceu sem ele.

    Só aceitaremos a publicação desta resposta no blog farpaspombalinas na íntegra, uma vez que, havendo alteração ou moderação do seu conteúdo, será um atentado à liberdade de expressão e ao direito de resposta a calúnias infundadas, o que não é aceitável.

    A Direcção da ADAC

    ResponderEliminar
  3. Em Março de 2019 o Calika escriba temporário deste blog, lançava a calunia que a seguir transcrevo.
    "E já agora, os apoios da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia para onde vão? Também ninguém sabe ao certo.
    Para vos dar um exemplo concreto, desapareceu, no final do ano passado, dentro da associação, um cheque com apoios passado pela Junta de Freguesia, o dinheiro foi levantado, o tesoureiro não faz a mínima ideia onde está esse dinheiro, aliás ninguém sabe, mas alguém o levantou e para isso necessitava de assinaturas…
    Em relação a outros apoios e dinheiros recebidos, segundo o tesoureiro gastaram-se, segundo o mesmo a ADAC nunca tem dinheiro para investir.
    Eu até acredito mas gostava mesmo de ver os livros de contas onde podemos comprovar isso.
    Não estou a acusar ninguém de nada mas a verdade é que tudo isto cheira a esturro e não é pouco, e como diz o velho ditado, onde há fumo…"

    Depois de muitos contactos com a Junta de Freguesia, depois de carta para a junta a pedir esclarecimentos e procedimento criminal para averiguar quem tinha depositado ou levantado o cheque, a Junta nada fez.
    Depois de muita insistência, depois de muita mudança de história, por parte da junta de freguesia, depois de muitas certezas da junta.
    Sim porque a junta continuava a afirmar e a reafirmar que o cheque tinha sido depositado numa conta da Associação ADAC. “fosse ela qual fosse”.
    Sim porque a Junta sabia que o cheque foi depositado. Devem ter obtido essa confirmação da parte do banco de forma verbal, de algum funcionário que esqueceu de confirmar devidamente o nome da associação.
    Assim com essa informação da treta a Junta de freguesia de Pombal deixou os atuais e anteriores dirigentes da ADAC, queimar em lume brando, no lamaçal da desconfiança.
    Num assassinato de caracter consciente, aos atuais e anteriores dirigentes da ADAC, estavam estribados numa confirmação de deposito que não validaram.
    Passados dois anos e depois de muita insistência sabe-se finalmente onde está o cheque.
    Foi-nos comunicado à dois dias cerca das 13H, que o cheque, por um erro do carteiro, tinha sido entregue na outra associação da minha aldeia e que os dirigentes dessa outra associação retiveram o cheque durante cerca de 9 meses e só depois o depositaram.
    Mas a história mudou passado uma hora. Agora já tinha sido a Carla Longo Secretária da junta a entregar em mão o referido cheque e que ninguém durante 9 meses percebeu que o cheque tinha sido erradamente entregue.
    O cheque, do qual existe cópia, está endereçado à ordem de:
    Associação Desportiva e Acção Cultural da Charneca
    Mas conseguiu ser depositado em Centro Recreativo Folclórico e Artístico da Charneca
    (Cá está a semelhança, ambas são Associação e são ambas da Charneca) mas as semelhanças acabam por aqui. (Havia até uma musica dos Mamonas Assassinas que dizia ….. fácil de confundir com João do Caminhão)
    A minha indignação pessoal não tem limites.
    Aguardo serenamente os passos públicos que a Junta vai dar para repor a dignidade de quem durante mais de dois anos esteve sobre calunias constantes.
    Aguardo serenamente a justificação publica dos dirigentes da outra associação da minha terra para reterem um cheque que sabiam não lhes pertencer e ou fim de 9 meses o depositarem.
    Deixo também um desafio publico ao Kalika, para se retratar publicamente das calunias que lançou.
    Toda esta história me enche de tristeza.

    Fernando Costa
    Atual Presidente do conselho fiscal da ADAC

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.