29 de junho de 2021

A presidente, a assembleia e os amigos dela

Fernanda Guardado não ficará na história por ter sido a primeira mulher a presidir à Assembleia Municipal de Pombal, como era suposto. Porque era suposto que dignificasse o papel da Mulher, que honrasse o género, que mostrasse (alguma) capacidade para dirigir o órgão máximo do município. Ficará na história por ser parcial, sectária, partidarizando sempre um órgão que tem obrigação de ser independente.

Esta tarde, na reunião da AM, mostrou outra vez de que massa é feita. 

Quando respondia a uma das cidadãs que interveio no período destinado ao público, 'rasgou as vestes' a exigir "o respeito" pelos deputados municipais, pelos presidentes de junta, pelo presidente da Câmara, por todos os vereadores, invocando - com todo o desplante - o respeito pela democracia do país. Como a reunião não era presencial, ninguém se atirou ao chão a rir. 

Logo ela, que no instante a seguir estava a dar ordens para que cortassem o microfone à munícipe. Que corta a palavra aos deputados de outras bancadas, que - mais uma vez - desrespeitou vergonhosamente a deputada do BE, Célia Cavalheiro, quando esta pedia a defesa da honra. Nesse caso, foi coerente com toda a sua postura ao longo de um mandato inteiro, pois que não me recordo de uma única sessão em que a tenha tratado com igualdade. Para memória futura, está tudo guardado, Fernanda. Para que os nossos filhos e netos possam perceber, um dia, que algures entre 2017 e 2021 houve uma mulher que podia ter entrado na história local, mas preferiu manter-se na esfera do partido. 

Porque como tão bem disse um dia Simone de Beauvoir, "não se nasce mulher, torna-se mulher". 

Fica para a próxima, Fernanda. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.