19 de junho de 2021

O 'chequegate' da ADAC

Chegou ontem à caixa de comentários do Farpas este esclarecimento, vindo do actual presidente do Conselho Fiscal da ADAC. Porque passaram dois anos, três meses e quatro dias desde o post que aqui publicámos (da autoria do Calika, que entretanto deixou de integrar Os da Casa), é natural que passe entre os pingos da chuva. 

Não pode passar.

Quando aqui levantamos as questões é nossa obrigação seguir-lhes o rasto. E agora cada um que tire desta história as devidas ilações. Podemos começar pela charnequeira Carla Longo, candidata do PSD à Junta de Freguesia, e aqui visada. 

"Em Março de 2019 o Calika escriba temporário deste blog, lançava a calunia que a seguir transcrevo.

"E já agora, os apoios da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia para onde vão? Também ninguém sabe ao certo.

Para vos dar um exemplo concreto, desapareceu, no final do ano passado, dentro da associação, um cheque com apoios passado pela Junta de Freguesia, o dinheiro foi levantado, o tesoureiro não faz a mínima ideia onde está esse dinheiro, aliás ninguém sabe, mas alguém o levantou e para isso necessitava de assinaturas…

Em relação a outros apoios e dinheiros recebidos, segundo o tesoureiro gastaram-se, segundo o mesmo a ADAC nunca tem dinheiro para investir.

Eu até acredito mas gostava mesmo de ver os livros de contas onde podemos comprovar isso.

Não estou a acusar ninguém de nada mas a verdade é que tudo isto cheira a esturro e não é pouco, e como diz o velho ditado, onde há fumo…"

 

Depois de muitos contactos com a Junta de Freguesia, depois de carta para a junta a pedir esclarecimentos e procedimento criminal para averiguar quem tinha depositado ou levantado o cheque, a Junta nada fez.

Depois de muita insistência, depois de muita mudança de história, por parte da junta de freguesia, depois de muitas certezas da junta.

Sim porque a junta continuava a afirmar e a reafirmar que o cheque tinha sido depositado numa conta da Associação ADAC. “fosse ela qual fosse”.

Sim porque a Junta sabia que o cheque foi depositado. Devem ter obtido essa confirmação da parte do banco de forma verbal, de algum funcionário que esqueceu de confirmar devidamente o nome da associação.

Assim com essa informação da treta a Junta de freguesia de Pombal deixou os atuais e anteriores dirigentes da ADAC, queimar em lume brando, no lamaçal da desconfiança.

Num assassinato de caracter consciente, aos atuais e anteriores dirigentes da ADAC, estavam estribados numa confirmação de deposito que não validaram.

Passados dois anos e depois de muita insistência sabe-se finalmente onde está o cheque.

Foi-nos comunicado à dois dias cerca das 13H, que o cheque, por um erro do carteiro, tinha sido entregue na outra associação da minha aldeia e que os dirigentes dessa outra associação retiveram o cheque durante cerca de 9 meses e só depois o depositaram.

Mas a história mudou passado uma hora. Agora já tinha sido a Carla Longo Secretária da junta a entregar em mão o referido cheque e que ninguém durante 9 meses percebeu que o cheque tinha sido erradamente entregue.

O cheque, do qual existe cópia, está endereçado à ordem de:

Associação Desportiva e Acção Cultural da Charneca

Mas conseguiu ser depositado em Centro Recreativo Folclórico e Artístico da Charneca

(Cá está a semelhança, ambas são Associação e são ambas da Charneca) mas as semelhanças acabam por aqui. (Havia até uma musica dos Mamonas Assassinas que dizia ….. fácil de confundir com João do Caminhão)

A minha indignação pessoal não tem limites.

Aguardo serenamente os passos públicos que a Junta vai dar para repor a dignidade de quem durante mais de dois anos esteve sobre calunias constantes.

Aguardo serenamente a justificação publica dos dirigentes da outra associação da minha terra para reterem um cheque que sabiam não lhes pertencer e ou fim de 9 meses o depositarem.

Deixo também um desafio publico ao Kalika, para se retratar publicamente das calunias que lançou.

Toda esta história me enche de tristeza.

Fernando Costa

atual presidente do Conselho Fiscal da ADAC

1 comentário:

  1. Bom dia.
    Não esperava que o meu esclarecimento fosse post do Farpas.
    Quis tão só mente deixar no seguimento da história, lá em 2019. O culminar intermédio da mesma história.
    Eu assisti às Assembleias gerais, onde o caso sempre foi tratado e onde sempre pairou, no linguajar de alguns intervenientes, o descredito e a desonra que tal história trazia a todos os dirigentes e sócios.
    Qual não é o meu espanto que agora já não existe descrédito nem desonra de quem procrastinou na resolução da situação.
    Já não existe descrédito nem desonra para quem efetivamente depositou o cheque.
    Agora parece que tudo não passou de um lamentável engano.
    Sim porque se estivesse envolvido algum dirigente ou algum frequentador da ADAC, o caso seria bem diferente. Aí seria o descrédito e a desonra. Eu incluído sentir-me-ia ofendido.
    Relativamente ao nome da Carla Longo, que não sabia ser candidata à junta, isso nada muda na minha forma de ver o assunto. Somos da mesma terra com muito orgulho. Ela já regressou para lá eu pretendo o mesmo.
    Não foi só ela a envolvida. O Sr. Tesoureiro da Junta Sr. Nelson Pedrosa o que diz? Nada. Alguém reclama que não recebeu um pagamento da junta, o Sr. Tesoureiro não faz nada? Limitaram-se a dizer que emitiram cheque e que o mesmo foi descontado. Não chega. Não chegou.
    Todo o Executivo da junta conhece bem a ADAC e conhece bem o Associativismo, basta olhar para os órgãos sociais das várias Associações.
    Sabem bem a importância que é dada à parte dos dinheiros das Associações.
    Duas notas finais:
    Primeira.
    A única garantia que eu posso deixar é que a minha voz é a mais serena, dentro dos atuais corpos diretivos da ADAC, e aquela que quer resolver o assunto com uma garrafa de água. Os elementos da Junta não podem deixar o fogo levantar, poderão ter de chamar o helicóptero.
    Segunda.
    Esclarecer que os dirigentes da ADAC não são os carneiros de Panúrgio.
    Aqui existe gente que tem pensamento próprio.

    Fernando Costa
    Actual Presidente do Conselho fiscal da ADAC

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.