29 de abril de 2022

Segunda quezília – entre inimigos de estimação

São conhecidos, entre a classe política local e alguns cidadãos mais informados, os mimos e os desaguisados entre Luís Couto, do Grupo Oeste Independentes, e Manuel Serra, do PSD e do Oeste, e vice-versa, agravados dentro da Comissão de Avaliação da Petição da Amagro, contra o Investimento da Lusiaves (a que voltarei). O último episódio aconteceu na última AM, com Manuel Serra a acusar Luís Couto de irregularidades na sua eleição para a AM e a anunciar a intenção de participar as irregularidades ao Ministério Público.

A política pombalense é uma zanguizarra onde ninguém se entende e todos se atacam e se consomem em despiques estéreis e ataques vis. Mas agora, saltou-se de patamar; já não é só quezília, é ataque à bomba.

Como está, a política local vai fazer vítimas. Mais do que muitos imaginam. 



6 comentários:

  1. Amigo Malho, desta vez sou um dos, o mesmo o, protagonista principal do post.
    É justo que aconteça porque sou um dos atores políticos, logo o escrutineo é justo e o assunto é público.
    Eu não sou certamente nenhum dos dos ataques vis e dos despiques estéreis.
    Mas sim, sou dos do pragmatismo e eficácia quando se trata de assuntos sérios.
    Mas mais sério do que estes episódios, que não tenho gáudio em promover mas que a tal coragem de atuar que defendo me obriga a agir quando tal se impõe, é o caso da Lusiaves no Oeste que a muitos preocupa e que o relatório sobre a petição que não veio dar conforto e por isso lá está lavrada também a minha declaração de voto a propor a única solução equilibrada para todos os interessados.
    Talvez soluções melhores para todos possam aparecer se as soluções e os passos certos forem dados por todos os atores com mais sabedoria e imaginação.
    Eu não tenho tempo nem gosto de perseguir pessoas mas também não fujo a isso quando é justo e necessário, pois prefiro utilizar os meus dotes em conseguir vantagens e soluções para os conselhos e é nesse objetivo que estou empenhado.
    Aguardemos o que o futuro nos reserva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Conde do Oeste. O processo de destituição vai mesmo avançar ou é só fogo de vista? O rapaz do Oeste não me pareceu nada preocupado. Deve ter um parecer diferente do seu. A politica em Pombal bateu mesmo no fundo. Uns contornam as leis, outros aproveitam-se do regimento para mandar calar a oposição...e o povo pá? Com papas e bolos se enganam os tolos.

      Eliminar
    2. Amigo Roque, não tenho por hábito atirar foguetes para o ar mas também não uso Javelins de ação imediata. Temos de dar tempo ao tempo para que a razão se possa afirmar.
      Sobre calar a oposição, parece-me que outras opções de intervenção de parte a parte poderiam muito ajudar a contribuições bem mais produtivas, mas para isso alguém tem de dar o primeiro passo.
      E não foram papas nem bolos, foram só umas sandochas às 20,30 para enganar a fome aos que só de lá saíram à 1,45

      Eliminar
    3. Toninho, nunca é fácil digerir uma derrota...às vezes, há quem vá até às últimas consequências!

      Eliminar
  2. Mas que raio terra é esta? Manuel Serra, toda a gente, até eu, estou a ver o busílis da coisa.
    O PSD de Pombal é um perigo, não só para a democracia, mas para a sanidade mental de quem ousa colocar um pauzinho na engrenagem!
    Faltam muitos Ilídios da Mota no PSD.
    M.Serra, do seu alto critério, diga lá: não o chocou a forma deveras desrespeitosa ( o frete, o aborrecimento, o tom doutoral e ausente, etc ) como o Presidente da AM dirigiu os trabalhos?

    ResponderEliminar
  3. Dr. Adelino Leitão, só o facto de o fazer vir a terreiro é para mim um vitória que honestamente me dá satisfação.

    Sendo assim vamos lá então ao assunto.

    O PSD é um perigo para a democracia? Qualquer partido no poder é sempre um pouco rijo, mas vale exatamente a democracia para ir corrigindo a rota.

    Veja lá se o PSD pombal não o tem feito e posso-lhe garantir que por vezes essas correções custam muito esforço, muita tenacidade e também algum risco.
    Mas quem só vê o resultado final só consegue avaliar pela rama.

    Imagine o PCP no poder, até o Putin fazia disto um jardim e nós todos os seus fiéis jardineiros.

    Agora repare, um pauzinho na engrenagem é sempre uma sabotagem e a mesma não pode nem deve ser avaliada pela importância de quem a pratica, ou uma bomba colocada por um pobre faz menos estragos se for colocada por um rico?

    Logo, Dura Lex Sed Lex.

    E claro que do seu meu alto critério, que é tão só um critério, mas sempre determinado, claro que não vou comentar a atuação do Sr. Presidente da Assembleia.

    Porém, concordo que todos nós causamos sempre uma impressão nos outros e a si ele causou-lhe a que apresenta, que nem crítico nem aplaudo.

    Posso contudo em comentário lateral dizer que as atuais altas funções partidárias e de estado que ele desempenha lhe complicam muito a vida, obrigando-o a múltiplas intervenções, algumas coincidentes que condicionam a intervenção no momento que alguém menos sobrecarregado enfrentaria com mais eficácia. Mas como ele disse que irá até ao final do mandato, só nos resta ajudá-lo a cumprir o mesmo com a eficiência que todos desejamos.

    Continue a contribuir para a discussão.

    Um abraço ( mas não de Urso).

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.