31 de dezembro de 2022

Depois vai-se a ver e...nada


 

No Dia de Natal o Pedro teve aquela prenda por que andava à espera desde que chegou à Câmara: um encontro entre a criatura e o criador, com a visita de Marcelo, o omnipresente Marcelo. Desaconselhado pelas entidades competentes a intrometer-se no teatro das operações - quando deflagram os incêndios - escolheu aquele dia em que toda a gente está com as famílias para visitar um território ardido: parte da freguesia de Abiul. Pouco se importou se arrastava consigo aqueles que iriam abdicar do dia com a família, porque para ele, um homem só, não há melhor do que a vida pública para matar a solidão e buscar conforto. 

Chegou a Abiul antes da hora e não encontrou vivalma. Mas o Pedro tinha arregimentado todas as tropas: as da Câmara e as do PSD, e claro, já que era Natal, fez-se acompanhar de um dos rebentos. As criancinhas ficam sempre bem nestas coisas. E tiram selfies com o professor. E foi bonito de ver o à-vontade geral, abrilhantado pelo animador de serviço, outrora traidor do partido, agora regressado, mas sempre declamador de poemas Rodrigues Marques. E o entusiasmo puril da presidente da Junta, secundado pelo do presidente da Câmara, enquanto resguardavam Marcelo dos pingos da chuva, como se acreditassem que sim, que a vinda dele vai mudar alguma coisa nos apoios que Pombal que não tem, por não atingir a área ardida que a lei prevê. 

No dia de Natal, as televisões mostraram aquelas imagens várias vezes, para gáudio do nosso Pedro & seus amanuenses. Marcelo fez o número. Ter-lhe-ia ficado melhor talvez fazer uma visita à mulher que ficou tão gravemente ferida naquele incêndio - já que tanto queria ocupar o tempo. Longe das câmaras, dos autarcas e dos jornalistas - que a 25 de Dezembro (na sua maioria) deveriam estar à mesa com pais e filhos, em vez de darem cobertura a números de circo mediático. 

Porque depois vai-se a ver...e nada. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.