20 de dezembro de 2022

Diversão e servilismo

Ramalho Ortigão escreveu, nas Farpas, que a Política, outrora nobre actividade, transformou-se numa actividade reles porque assenta no servilismo inato e ignaro; às vezes até desinteressado, mesmo sem esperar recompensa imediata, apostando no prémio de reserva, a crédito.

Subscrevo.


1 comentário:

  1. Amigo Malho, veja se pára um bocadinho porque me está a dar um trabalho danado para comentar os "elogios" constantes ao nosso presidente e restante executivo.
    Ramalho Ortigão, escritor clássico e grande crítico na sua época também não se furtava à crítica da sua própria crítica. E se naquele tempo de classes sociais bem separadas a rigidez das dignidades dos cargos não aceitava certos atrevimentos, o que é certo é que evoluímos, os serviçais passaram a se poder sentar à mesa dos patrões e as atitudes de todos sofreram, haja deus, um nivelamento muito mais igualitário que todos beneficiam…
    Todos, excepto o meu amigo porque, para poder bater no nosso edil, mais uma vez, não lhe perdoa a suposta ligeireza de comportamento, à porta da Câmara a vestir o papel coletivo de jornaleiro. Repare que o anterior foi carteiro, com muita honra, e o Pedro nunca se importou de poder ser jornaleiro.
    No tempo do Ramalho é que as Gertrudes, as Ermengardas e as Pancrácias se indignavão tanto com o topete dos importantes se permitirem rebaixar ao nível dos insignificantes.
    É esta candura do Pedro, neste desprendimento das dignidades bafientas, nesta postura criada no escutismo das entreajudas e bondades pessoais, que o Pedro Navega , imaGina o futuro, Isabela as contas, Catariniza a ação social, tudo de Imediato à Nelson, porque lá o almirante é ele próprio, que lhe grangeia o nível de aceitação popular no concelho que mais ninguém consegue.

    Não faça disto uma indignidade e rebaixamento do cargo porque há muito mais grandeza na humildade dos humildes do que na empáfia dos importantes.

    Eu não imagino mais ninguém a fazer aquele número com aquela candura natural do que o Pedro, mas imagino muitos a aproveitarem para lerem naquilo as intenções que naquele ser não existem.

    O espírito natalício devia distribuir muito mais a tolerância… Será que está a perder os seus efeitos ?

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.