20 de setembro de 2019

Inércia … ou falta dela!


Não consigo ficar indiferente a esta notícia recente do “Jornal Terras de Sicó”. 
Pelos vistos, havia um descontentamento pelo mau funcionamento da USF de Condeixa com o encerramento do balcão de atendimento ao público, pela falta de administrativo desde junho. O Sr. Presidente da Câmara local interveio e resolveu! E desde o dia 18 a situação ficou resolvida!!! Porque aqui ao lado, em Condeixa, o presidente da Câmara “acabou” com a brincadeira e pôs pernas a caminho e exigiu à ARSC soluções imediatas! Pelo menos é o que diz a noticia…
Pois não sei se ria, não sei se chore. Aqui pelo burgo, queixamo-nos (e bem) pelas graves carências de recursos humanos que as nossas unidades de saúde vão sofrendo há ANOS, nomeadamente de administrativos! O sr. Presidente da Junta de Freguesia de Almagreira na ultima AM ilustrou bem o que se tem vivido nessa (minha) freguesia. Uma extensão de saúde encerrada por falta de administrativo. Tem médico e enfermeiro, mas não tem administrativo. Então, só está aberta ao público 1 vez por semana, chegando a ser atendidas quase 100 pessoas nesse dia. Nos restantes dias, os utentes têm que se deslocar à extensão da Redinha. É compreensível? Não, não é!
Mas chego à conclusão que não passamos disto: de lamentos.
Então talvez teremos aqui a solução para os nossos problemas sr. Presidente Diogo Mateus! Pergunte lá ao presidente Nuno Moita como fez?

Se for para resolver os problemas de todos nós … ficaremos agradecidos. É que já percebemos que há aqueles que falam, falam, falam, e os outros que fazem!

2 comentários:

  1. Amiga Marlene compreendo o seu lamento que aliás é o de muitos por este concelho, porém enquanto andarmos aos tiros aos patos errados jamais conseguiremos cozinhar a refeição certa.
    Atribuir a solução de todos os nossos males em exclusivo aos autarcas pode-nos aliviar as amarguras mas não nos resolve a questão de fundo.
    Agora arranja-se uma administrativa avulsa, amanhã uma enfermeira ocasional e no outro dia um médico passageiro que fugazmente resolve o problema que entretanto logo retorna.( e novamente se chateia o presidente de serviço).
    Só Pombal e UFGIMM e Carriço têm atualmente o problema da saúde publica bem resolvido, apesar dos desconfortos locais, e porquê?
    Porque souberam ir ao encontro da linha de orientação do Min. da Saúde com a criação de USFs.
    Estas têm exigências de quantidades de utentes mínimas que só agregando as pequenas populações de algumas freguesias permite obter.
    Aqui reside o problema fundamental, é que todos reconhecem o problema mas nenhum responsável ( autárquico ) assume essa bandeira porque é impopular, afinal todos querem tudo na sua terra por mais que se vá esvaziando de população. E não é a falta dessas estruturas que diminui a terra mas sim o seu esvaziamento de população por falta de economia local que fixe as populações a que acresce a baixa natalidade típica dos nossos tempos.
    E não tenhamos dúvidas, no limite as localidades desaparecem porque sem população simplesmente não existem...por maior que seja o romanceamento político que se lhe queira atribuir.
    Apesar de ter sofrido um descontentamento local pela implementação de tal estrutura o que é facto é que me bati o melhor possível pela sua entrada em funcionamento pela consciência da melhoria substancial dos cuidados para todos como afinal a prática vem evidenciar e essa foi a minha vitória.
    Dir-me-á, mas oh Serra já reparou que em Condeixa se trata de uma USF? E eu bem reparei. O problema para já está resolvido mas em se tratando de Condeixa os de lá que se entendam.
    Em Pombal, não sendo a prática e a visão atual dos nossos autarcas continuo convencido que o caminho é principalmente o seguinte:
    1- Discussão e acerto entre autarcas da forma e melhores locais para implementar 3 ou 4 USFs e coragem para o assumir e defender perante as populações. ( Eu bem sei que dói, mas haja coragem )
    2- Proposta à ARS dessa disponibilidade autárquica para aceitar e ajudar na implementação de tais centros.
    3 - Iniciativa junto de potencias "Equipas de saúde" para que se disponham a assumir tais projectos dado que só com essas equipas se pode legalmente implementar as USFs.
    4 - Acompanhamento e ajuda complementar para o sucesso funcional dessas estruturas para os utentes e profissionais.
    Afinal de qualquer forma vai ser gasto dinheiro e esforço autárquico logo que seja no rumo certo.
    Termino como comecei: Reparem que só Pombal e UFGIMM e Carriço têm o problema da saúde resolvido, onde até para os amargos de boca de muitos existe o remédio de uma assistência para todos com uma qualidade e prontidão nunca antes conseguida.
    Um dia Pombal vai lá chegar...Penso eu de que....

    ResponderEliminar
  2. Cara Camarada Marlene, por acaso num almoço que tive com umas pessoas em que estava um militante do PSD de Coimbra, disseram-me que se o PS de Pombal apresentasse um candidato com o mesmo perfil do Nuno Moita, de Condeixa, ganhava a Camara de Pombal ao D. Diogo. Segundo me informaram, durante as campanhas o Nuno Moita almoça 3 vezes e janta 4 com o povo...e missas ZERO.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.