11 de setembro de 2019

O Dia (Municipal) da Educação: coisas que temos para assinalar

Uma das marcas que D.Diogo quer deixar neste condado é - no seu dizer - a Educação. O "sucesso escolar 100%" (como lhe chamou, num projecto agregado aos Empresários Para a Inclusão Social, vulgo EPIS) inclui aquilo a que chama Dia da Educação: enche o Teatro-Cine com professores e auxiliares, antes de começarem as aulas, e faz de conta que discutem todos o futuro da escola pública em Pombal, coma  ajuda de um ou outro convidado. Este ano, o dia de hoje é uma mesa farta: de manhã, a diretora regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira, a fazer par com o presidente da Câmara, Diogo Mateus. Antes assim, em amena cavaqueira, do que no ambiente crispado que há coisa de cinco anos impedia a tomada de posse do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Pombal, à conta de pais/mães que não eram bem-vindos ao sistema. Depois...bem, depois vamos finalmente saber do balanço do EPIS, esse programa que os tios empresários criaram para ajudar os pobrezinhos da escola pública, rastreando, rastreando, e rastreando.
A tarde começa com uma palestra do Rui Correia, um amigo do Farpas que foi nosso convidado no último aniversário. Sim, é o professor do ano. E tem muito para ensinar - desde que haja quem esteja disposto a aprender. Estamos a apostar todas as fichas para que tragas uma dose de realidade ao evento, Rui.
A tarde promete aquilo que em jornalismo chamamos tantas vezes 'meter o Rossio na Rua da Betesga", como se pode ver pelo programa. Se lá estivesse, ia assistir com o mesmo entusiasmo a esse exercício como Pedro Pimpão assistiu - e fez o favor de partilhar em directo - àquele número de pôr as criancinhas a cantar canções que tanto servem para missa como para os escuteiros. O chamado "momento cultural".
Mas a cereja do bolo está guardada para o final da tarde: há mais uma edição dos Conselhos de Pais, desta vez com o 'guru' Carlos Neto. Já participei em dois em três. Espero que o de hoje seja a excepção. A regra tem sido a de levar pais "à medida", fazer de conta que vamos discutir alguma coisa em profundidade e depois colocar os convidados do EPIS a moralizar. E sim, havia muito para discutir no Dia da Educação. Basta percorrer as reuniões de pais, do pré-escolar ao primeiro ciclo, para perceber o estado em que estamos. Mas isso não interessa para a fotografia - e quem não estiver bem que se mude, faça como alguns dos nossos autarcas, op
tem pelo privado: façam o que eu digo, não façam o que eu faço.
Guardo para o resto do dia as palavras de Carlos Neto, citadas ontem no FB pela vereadora da Educação, Ana Cabral (que é, na Câmara, quem percebe alguma coisa disto, mas ter conhecimento e experiência pode ser só uma agulha no palheiro da Educação, quando a política se sobrepõe a tudo).
"Brincar não é só jogar com brinquedos, brincar é o corpo estar em confronto com a natureza, em confronto com o risco e com o imprevisível, com a aventura." 
Percebem agora por que razão estão naquele estado de perigo os equipamentos dos parques infantis de Pombal? Tudo tem uma razão de ser.

1 comentário:

  1. Já que o tema deste POST é a educação quero aqui deixar pendente a seguinte farpa: Os meninos e meninas Clementinas foram educadas pelas Laranjas de que as campanhas eleitorais na terra do Marquês eram para serem feitas com muito barulho, muita cor, muitos "sound-Bytes" mas sem qualquer conteúdo. Nesta campanha das Legislativas 2019 andam off-line. Que se passa com eles? Não há tachos para distribuir desta vez pelas laranjas do Pombal e amuaram ?

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.