12 de março de 2021

Bullying aos artistas

A Câmara Municipal de Pombal decidiu incentivar os Artistas (em maiúscula) pombalenses a participar numa exposição colectiva, agendada para o início de Abril no Teatro-Cine. Na carta-convite, é referido que a exposição visa “promover o trabalho realizado pelos nossos Artistas durante o período de confinamento e perceber como o Artista se exprimiu a nível artístico durante este período, dando a conhecer a todos os públicos os artistas plásticos (aqui já com minúscula) existentes no concelho”. Que ideia brilhante! Que palavras tão bonitas! Vivam os nossos Autarcas (em maiúscula), que tanta sensibilidade revelam face a um sector tão penalizado pela pandemia.

Acontece que esta não é a verdade toda. É verdade que os artistas foram convidados, mas também é verdade que o convite não prevê qualquer remuneração. Ou seja: a Câmara convidou os artistas plásticos a trabalhar a custo zero numa inciativa que decidiu promover. É também verdade que os artistas necessitam de visibilidade, mas, mesmo os que desesperam pelos seus 15 minutos de glória, não podem aceitar trabalhar apenas a troco de divulgação. Têm que ser pagos com euros, pois são os euros que lhes permitem pagar as contas ao fim do mês. 

Parece haver aqui uma grande confusão: os artistas pombalenses são trabalhadores, vivem do seu trabalho! Se Diogo Mateus e a vereadora Ana Cabral querem fazer uma espécie de “Jogos Florais”, convidem os filhos ou sobrinhos a fazer uns desenhos e umas coisas giras. Não brinquem é com quem vive do seu trabalho! O convite feito aos artistas é indigno, é vergonhoso! Ainda por cima quando é feito num tom beato, por alguém que está a ser remunerado para o fazer. 

Deixo um apelo final ao jovem artista plástico pombalense que resistiu à leitura do post até aqui: não aceites convites de trabalho que não sejam remunerados. Pintura é trabalho, ilustração é trabalho, fotografia é trabalho. Caso o faças, estás-te a prejudicar a ti e aos outros. Quem dispõe do teu trabalho és tu e tu apenas. És tu quem decide quando e a quem queres oferecer o teu trabalho. Não desperdices essa tua prerrogativa com quem não a merece. Os borlistas que tem a ousadia de te convidar para trabalhar a custo zero, não percebem a precariedade da tua profissão nem o que tens que fazer para teres uma vida digna. Como diz Miguel Esteves Cardoso no texto que aqui respigo, "os borlistas são piores do que bullies: são os novos esclavagistas".

Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.