8 de março de 2021

Hoje é dia da Mulher, ontem foi dia da Mulher e amanhã é dia da Mulher

 


Não sou muito adepta dos dias “disto” e “daquilo”, porque normalmente tende-se a banalizar a data e o significado da mesma.

8 de Março é o Dia Internacional da Mulher.

 A ideia de criar este Dia surgiu nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas feministas por melhores condições de trabalho e pelo direito ao voto (final do sec. XIX  e inicio do sec. XX). Não vou alongar-me com os factos históricos que deram origem a este dia.

Contudo, é notório que muita gente (mulheres incluídas) ainda não percebeu o que realmente está em causa neste dia. Não são as flores, os chocolates ou os jantares do mulherio em massa, que ocorrem normalmente neste Dia que vem dignificar e defender a Mulher. Também não são as “as mesas redondas” sobre o papel da mulher; a importância da mulher etc. que vêm fazer grande diferença.

As Mulheres querem apenas aquilo a que têm direito: respeito, igualdade de oportunidades, equidade salarial!

Este dia simboliza a luta que as mulheres (ainda) têm que continuar, no seu dia- a -dia, para combater as várias formas de discriminações que vai sofrendo neste Mundo profundamente dominado pelo sexo masculino. É bom reflectir também no recente relatório do Instituto Europeu para a Igualdade de Género, que no âmbito do contexto actual da COVID, concluía a enorme pressão sobre as mulheres no domínio da conciliação da vida profissional, familiar e pessoal. As tarefas domésticas, a prestação de cuidados aos filhos e/ou aos idosos, o desemprego, os horários de trabalho e a violência doméstica, vieram provar que o impacto da pandemia foi mais forte e incisiva na Mulher!

Há um longo caminho a percorrer, apesar de muito se ter percorrido, por isso é que não sou muito adepta disto da comemoração dos Dias…

“Hoje é Dia da Mulher, ontem foi Dia da Mulher e Amanhã será Dia da Mulher…

Enquanto houver dias…enquanto houver Mulheres” Joaquim Pessoa

Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.