20 de junho de 2021

“Arte” bimba

Hoje, a classe política local entreteve-se em Abiul com a inauguração de um Memorial ao Bodo – “peça criada em colaboração com a Tertúlia Berço da Tauromaquia com a coordenação artística do professor e escultor Fernando Freire” – reparem bem na parceria.


A peça, uma representação realista- démodé - de um bolo ferradura (também designado folar), despida de qualquer simbolismo e de elementos significantes, sem qualquer valor estético, que nada projecta, e por isso não interage nem questiona o observador, rapidamente será ignorada e transformar-se-á num mono urbano que não engradecerá o espaço antes o desqualificará. 

O voluntarismo e a vacuidade atroz que tudo isto representa expõe a pobreza de um povo, pobre, que desbarata recursos sem qualquer benefício que não seja os fugazes momentos de palco dos protagonistas. 

2 comentários:

  1. Isto é só a ansiedade de inaugurar coisas, para deixar "placonas" com o nome de D. Diogo.
    Não seria muito mais interessante, numa terra com a praça de touros mais antigo, ter uma estátua do touro?

    ResponderEliminar
  2. Se a outra opção é a homenagem a um espetáculo bárbaro e anacrónico, mais vale o tampo de sanita.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.