17 de maio de 2013

Da série "retratos do concelho charneira" #Mata Mourisca

O Município de Pombal prossegue na senda do progresso e do desenvolvimento do concelho-charneira. Que importa se a emigração deste tempo deixa vazias as aldeias e as vilas, hum? Que importância tem o facto de todos os dias se acentuar a desertificação, hã? É preciso é ter espírito empreendedor. E esse nunca faltou ao presidente dos últimos 20 anos, que tão bem tem sabido dinamizar a economia local. Talvez se explique assim a anunciada construção de mais um Centro Escolar, desta vez na freguesia da Mata Mourisca. O concurso pode ser consultado aqui.
Ah...querem saber quantas crianças há na freguesia? 47 no 1º ciclo e 26 no pré-escolar. Quarenta e sete. Vinte e seis. Mais de um milhão e 300 mil euros.
Se a este juntarmos o quase-pronto Centro Escolar da Ilha (que vai abranger mais umas dezenas de crianças), podemos concluir que nada faltará às freguesias em causa. Só a autonomia que a RATA leva para  Guia ;)

6 comentários:

  1. Paula,

    as escolas do Salazar (infelizmente)duraram 40 anos,estou convencido que as destes iluminados, de cá e de lá,ficam inativas em meia duzia de anos, se tanto!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia!

    Vendo os números, assim como são apresentados, direi que será um desperdício de dinheiro, ainda, na década de oitenta, neste concelho, plantaram-se escolas por tudo quanto era sítio e hoje são a sede para grupos de sueca.

    Os centros actuais só pecam por tardios, este é o modelo que sempre defendi, desde quando era deputado Municipal.

    Em primeiro lugar qualquer edificação deste género devia ficar suspensa, aliás o governo devia proibir as autarquias de fazer investimentos deste género enquanto não fosse definido o que vai acontecer com a RATA, além disso, para podermos ser críticos, era importante saber quantas escolas da freguesia vão ser reagrupadas neste centro e quantos alunos vão ser deslocados. e para onde, a freguesia da Mata Mourisca é muito grande!

    ResponderEliminar
  3. Pois...nao percebo os criterios...Almagreira (e nisto junto a Assanha da Paz) tem mais de 100 crianças, apesar de o nº de crianças ter vindo a decrescer, em parte fruto da emigraçao e da baixa da natalidade. Mas continuamos a espera...nos e o Louriçal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Louriçal, como sabes Marlene, apesar de ter o maior nº de alunos do concelho (270, salvo erro) tem aquele problema de coloração, que Almagreira não tem (supostamente). Logo, talvez estejamos perante um défice de persuasão...

      Eliminar
    2. poe defice nisso...mas a minha parte fi-la, (mas a pequena grande diferença reside do facto de eu ser da oposiçao), por isso estou de consciencia tranquila...

      Eliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.