O Município de Pombal prossegue na senda do progresso e do desenvolvimento do concelho-charneira. Que importa se a emigração deste tempo deixa vazias as aldeias e as vilas, hum? Que importância tem o facto de todos os dias se acentuar a desertificação, hã? É preciso é ter espírito empreendedor. E esse nunca faltou ao presidente dos últimos 20 anos, que tão bem tem sabido dinamizar a economia local. Talvez se explique assim a anunciada construção de mais um Centro Escolar, desta vez na freguesia da Mata Mourisca. O concurso pode ser consultado aqui.
Ah...querem saber quantas crianças há na freguesia? 47 no 1º ciclo e 26 no pré-escolar. Quarenta e sete. Vinte e seis. Mais de um milhão e 300 mil euros.
Se a este juntarmos o quase-pronto Centro Escolar da Ilha (que vai abranger mais umas dezenas de crianças), podemos concluir que nada faltará às freguesias em causa. Só a autonomia que a RATA leva para Guia ;)
Paula,
ResponderEliminaras escolas do Salazar (infelizmente)duraram 40 anos,estou convencido que as destes iluminados, de cá e de lá,ficam inativas em meia duzia de anos, se tanto!
Também eu, Malho. Isto não é critério.
EliminarBom dia!
ResponderEliminarVendo os números, assim como são apresentados, direi que será um desperdício de dinheiro, ainda, na década de oitenta, neste concelho, plantaram-se escolas por tudo quanto era sítio e hoje são a sede para grupos de sueca.
Os centros actuais só pecam por tardios, este é o modelo que sempre defendi, desde quando era deputado Municipal.
Em primeiro lugar qualquer edificação deste género devia ficar suspensa, aliás o governo devia proibir as autarquias de fazer investimentos deste género enquanto não fosse definido o que vai acontecer com a RATA, além disso, para podermos ser críticos, era importante saber quantas escolas da freguesia vão ser reagrupadas neste centro e quantos alunos vão ser deslocados. e para onde, a freguesia da Mata Mourisca é muito grande!
Pois...nao percebo os criterios...Almagreira (e nisto junto a Assanha da Paz) tem mais de 100 crianças, apesar de o nº de crianças ter vindo a decrescer, em parte fruto da emigraçao e da baixa da natalidade. Mas continuamos a espera...nos e o Louriçal.
ResponderEliminarO Louriçal, como sabes Marlene, apesar de ter o maior nº de alunos do concelho (270, salvo erro) tem aquele problema de coloração, que Almagreira não tem (supostamente). Logo, talvez estejamos perante um défice de persuasão...
Eliminarpoe defice nisso...mas a minha parte fi-la, (mas a pequena grande diferença reside do facto de eu ser da oposiçao), por isso estou de consciencia tranquila...
Eliminar