22 de junho de 2020

É a Democracia a funcionar.


A frase “é a democracia a funcionar” passou a ser comum ouvi-la sempre que o poder instalado queria justificar o chumbo ou a rejeição de qualquer proposta vinda da oposição. Habituei-me a ouvi-la, várias vezes, durante os mandatos de Narciso Mota e posteriormente, nos de Diogo Mateus.
Pombal vive tempos nunca antes vividos. Nem vale a pena enumerar os episódios desta trágico-comédia, porque todos a têm mais ou menos acompanhado.
Quem me conhece sabe que não sou muito “adepta” de maiorias absolutas, nem de eternizações de poder. Acho mesmo que o sistema democrático perde (e muito) quando uma pessoa, ou partido, permanece largos anos no poder. E um dos riscos é precisamente acharmos que governamos a coisa publica como se estivéssemos a gerir/governar a nossa casa e fazemo-lo a nosso belo prazer sem acharmos necessário prestar contas. Contudo, não deixa de ser interessante olhar para os vereadores sem pelouro, mas que já foram poder. É interessante ouvir as suas queixas, as suas reclamações, quando verificam que há informações que não são enviadas (ou não chegam dentro do prazo), quando as suas propostas não são consideradas (ou então são ridicularizadas). E mais interessante se torna, quando evocam que tal comportamento do poder põe em causa o regime democrático! Acho curioso e dá-me vontade rir.
Depois há aqueles que vêm para as redes sociais vitimizarem-se, pintando a oposição como responsável pela (suposta) ingovernabilidade da Câmara! Volto a rir á gargalhada … porque estes “iluminados” ainda pensam que somos todos estúpidos!

É somente a democracia a funcionar.

1 comentário:

  1. Marlene, gosto deste teu post. É assertivo. Vamos la ver se com a democracia a funcionar o povo muda o sentido de voto...mas para isso é preciso que haja alguém que se mexa do outro lado. Ja falta pouco mais de 1 ano...Depois não há tempo para dar a conhecer a proposta alternativa...

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.