19 de junho de 2020

O dia em a Política pombalense fez um novo fundo


Hoje, a política pombalense fez um novo fundo. Foi o último? Provavelmente não.
Aristóteles afirmou que o objecto principal da Política é criar a amizade entre membros da cidade. Aqui é o oposto: cria inimizade….
O que hoje se passou não deve sequer ser aqui mostrado (fica só para os mais curiosos). Mas deve ser analisado. 
(Quase) Todos sabemos que a política não é uma escola de virtudes. Pior: é uma actividade que deforma, que traz ao de cima o que há de pior na natureza humana – a falsidade, a maldade, a ira, o ódio. Sei do que falo. A curta e espaçada passagem por ela mostrou-mo. Compreendi que aquilo me tornava pior, que não queria aquilo.
Os membros daquele executivo são más pessoas? Talvez não. Mas o homem é ele e as suas circunstâncias. O caminho que alguns deles estão a percorrer é, simplesmente, degradante. Assiste-se, ali, a uma guerra muito perigosa. Que não mata logo, vai matando. E o ir matando é pior, é muito pior.
G. Sand afirmou que a opinião política – e comportamento político - de um homem/mulher é o próprio homem/mulher. Diogo Mateus é, claramente, o principal responsável pelo estado a que as coisas chegaram. Deve arrepiar caminho, rapidamente - para seu bem. Diogo Mateus tem qualidades, e tem bons princípios e bons valores. O seu problema é a prática. Depois; comete sistematicamente um duplo erro: semeia espinhos e caminha descalço.

PS: a vereadora Odete Alves e o vereador Pedro Brilhante abandonaram a reunião. A vereadora Ana Gonçalves abandonou e regressou.  Na minha opinião, sem nenhuma razão que justifique decisão tão drástica.

2 comentários:

  1. Assisti a um circo a ser desmontado. Narciso Mota bem se esforçou para tentar que o seu Delfim deixe de ser assim...Diogo Mateus com 50 anos não muda...pensa que é a ultima bolacha do pacote e com isso acabou por queimar todas as bolachas e destruir o pacote. Os Vereadores deviam de ter saído todos e deixado sua eminencia parda a falar sozinho.

    ResponderEliminar
  2. Assistir a queda politica de alguém que se conhece para mais de trinta anos não só é triste como está a ser confrangedor.
    aqueles que o apoiaram, o idolatravam, enfim que auguravam brilhante futuro, são os mesmos que agora lançam gasolina na fogueira e atiçam a mesma com dinamite e afins.

    tinha uma noção que a politica era constituída por falsas e vigentes aparências, não queria acreditar é que essas "qualidades" fossem lucidamente vigentes no poder concelhio de Pombal. A fragilidade de um lugar politico é tão viciante que pode levar um qualquer ser humano de qualidades reconhecidas(?) a tomar decisões incríveis e inimagináveis mesmo ao nível local.

    Mas tá tudo doido ou quê? Como afirmava o velho almirante "...é só fumaça!", ou talvez não.

    Lamentar só que se tenha aportado a este cais, que o concelho que podia ter sido um exemplo bastando para tal aproveitar as oportunidades que surgiram desde 1993, se constate nestas circunstancias. Uma só resposta encontro em analise pouca mais que simplista e essa, é a de que por mais que uma vez estiveram primeiro os interesses partidários e pessoais e só depois as pessoas e o seu bem estar concelhio.

    Lamento, por mais que uma vez, o facto de se ter entregue os destinos do concelho não a uma equipa de trabalho mas sim a um partido, este dito social democrata que de social é o que se vê e lê e que de democrático tem nos seus lideres a explicação para muitos dos factos agora conhecidos e divulgados.

    Mas e os outros não são também assim? Quiçá. Pese embora tenha a espaços existido quem se tivesse predisposto a ser diferente, só que por vicissitudes de vida, opções de consciência ou ainda manifesto afastamento físico do local, não se desejar envolver neste pântano e se afastaram. É só procurar e não muito e constatar as suas atividades profissionais e pessoais por eles respondem (homens e mulheres).

    Mas e sempre há um mas (para estes casos e assim creio) pode este momento reunir alguns mais afoitos que se mostrem disponíveis em promover uma reviravolta no sentido que esta politica concelhia está a levar. Preciso é provar que desejam e que a população pombalense já não é só a seta e a rosa, que não é só candidatos pré-sebastiânicos ou dados como adquiridos e por favor, chega de políticos de carreira é tempo da sociedade civil pombalense se "chegar a frente" e dizer basta. O(s) mais apto(s) a seu posto e se possível já.
    Vai por vós.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.