21 de junho de 2020

“Eu dou uma caminhada todos os dias de manhã...”


Ha uns anos um gestor de uma empresa foi questionado sobre a estratégia. E lá respondeu ele: “Eu dou uma caminhada todos os dias de manhã...”

Defendia de peito cheio que essa sua estratégia lhe permitia pensar melhor e que a sua empresa ia sempre ser um sucesso... e todos os seus amigos o admiravam e achavam que aquela declaração era cheia de sapiência... até ao dia que faliu...

Mas como é que seria possível ter falido se a estratégia era boa? E ai de quem o questionasse!

Afinal aquilo não era estratégia nenhuma. Contribuía sem duvida para a sua boa saúde, mas de estratégia não tinha nada...

A 13 de Abril deste ano foi criado o Gabinete Económico e Social da Região de Leiria (GES). “ A motivação de base para a criação do Gabinete reside na consciência de que, ao nível regional, existe uma necessidade urgente de coordenar e partilhar ações, de modo a antecipar decisões que possam manter a atividade empresarial, manter o emprego e a coesão social da região” no contexto da pandemia.

Juntou cerca de 100 pessoas em grupos de trabalho por temas e definiu 37 medidas decurto prazo num plano de acção. É um exemplo, entre tantos outros do que bom se faz pela região e bem aqui ao lado, reunindo um grupo de grande conhecimento e competência.

De Pombal tivemos uma única participação em 100. Interessamos muito pouco na região…

Salvam-nos duas presenças de peso que estiveram no nosso debate sobre Desenvolvimento Regional do Farpas: Ana Sargento (Politécnico de Leiria) e Vitor Ferreira (StartUpLeiria, Politécnico de Leiria) e uma menção discreta sobre este extraordinário trabalho no Pombal Jornal.

O município esteve presente apenas quase dois meses depois sobre um dos temas em Alvaiázere… Vamos continuar a caminhar todos os dias de manhã.


Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.