2 de setembro de 2020

O senhor Feliz e a senhora Contente

Os partidários da política colaborativa, do consenso fácil e oco, têm no vídeo abaixo um belo exemplar da dita.

Nele, a doutora Odete dá a “deixa”, com o seu “gostaria de perguntar” e o seu “gostaria de conhecer”, que entremeia sempre com um elogiozinho bacoco. 

O doutor Mateus, manhoso, implacável, e sabendo que a doutora Odete está ali só para marcar presença, aproveita a “deixa” para bater forte na “oposição”, e para discorrer sobre programação cultural, liberdade e criação artística, com o asseio intelectual de um verdadeiro vendedor de banha-da-cobra, indo ao ponto de apontar o museu, o teatro cine e a biblioteca como locais onde impera a liberdade de pensamento e a absoluta liberdade criativa - não se riam. 

Se a doutora Odete não fosse unicamente um ramo de enfeite deste andor, tinha trazido a debate o tenebroso processo da “contratação” do programador cultural profissional de Coimbra – a forma como foi usado e descartado por não se subjugar a um poder só quer “criados” e só pensa em propaganda.

O doutor Mateus e a doutora Odete são o senhor Feliz e a senhora Contente da comédia política pombalense. Com uma grande diferença em relação à dupla verdadeira. No Feliz&Contente, a “deixa”, tal como a piada, era dada ora por um ora pelo outro; aqui, a doutora Odete dá as “deixas” e o doutor Mateus atira os foguetes e colhe os louros.

É a política colaboracionista no seu esplendor.


2 comentários:

  1. Adelino Malho...não comeces já a malhar na provável futura candidata do PS á CMP. Malha nos candidatos do PSD, que já são pelo menos dois, agora na única provável candidata pelo teu partido...não havia "nexexidade"

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.