3 de março de 2021

O candidato do PSD que afinal ainda não é

Aqui no Farpas já estranhávamos que a única publicação a validar a candidatura de Pedro Pimpão à Câmara - aprovada por maioria, com uma abstenção, no plenário do PSD realizado sábado passado - fosse uma notícia da Rádio Clube de Pombal (e hoje uma da Pombaltv) amplamente partilhada por vários amigos, familiares e companheiros de partido do Pedro Pimpão. Por parte do partido, nem uma palavra. Por parte do Pedro, nem um sinal - logo ele que fez um discurso daqueles.

Eis que há instantes, durante a apresentação de 100 candidatos do PSD, na sede nacional - ou melhor, daqueles cujo processo de candidatura está fechado, devidamente aprovado pelos órgãos locais, distritais e nacionais - o secretário-geral do partido, José Silvano, respondeu à pergunta de uma jornalista sobre o caso de Pombal. Ficamos então a saber que:

"O presidente da Câmara de Pombal transmitiu-nos que não estaria mais interessado em ser candidato, por isso não consta aqui.

Se ele ainda mudar de opinião, daqui até lá, virá numa próxima vez. Não podemos é tê-lo aqui hoje, pela vontade dele nesta altura de não querer ser mais candidato”.

Não acredito que Diogo volte atrás na decisão que foi levado a tomar. O PSD está a protegê-lo bem, para todos os efeitos. Mas não se percebe como é que uma figura tão consensual como o Pedro não entra directamente para o top dos 23 candidatos "novos" escolhidos e "homologados". Cá estamos à espera das cenas dos próximos capítulos.

4 comentários:

  1. Não tenho por hábito comentar assuntos do partido neste blog, mas por respeito a todos os que o lêem, que estou certo gostam da veracidade dos assuntos muitas vezes aqui expostos e principalmente os mais incómodos, desta vez, porque já é meu habito fazer alguns comentários, dou aqui a minha opinião e esclarecimento possível, que só me responsabiliza a mim, pois não tenho qualquer mandato para falar pelo partido do qual aliás sou militante.
    Ora, a Concelhia apenas aprovou em assembleia de militantes em 27/02 o nome proposto pela via estatutária para encabeçar a lista à CMP em 2021 e num momento em que Diogo Mateus já se tinha anunciado indisponível para a sua recandidatura.
    O nome proposto e aprovado foi: Pedro Pimpão como é publico.
    O processo seguinte será envio para a Distrital que aprovará ou não o nome indicado e só depois enviado para a Nacional que terá a palavra definitiva homologando esse nome ou não.
    Se tudo correr normalmente e segundo os trâmites estatutários habituais, e tudo indica que sim, ainda não houve tempo para esta indicação ser confirmada pela Nacional, pelo que o partido em Pombal nada pode anunciar porque nada há para anunciar. ( Em termos Jurídicos faltará transitar em julgado ).
    Pela informação publica percebemos que os órgãos nacionais do partido têm desta vez uma postura muito particular, que podem decidir estrategicamente contra as decisões ou preferências locais, como aliás foi referido por por José Silvano nesta apresentação.
    Sobre a estranheza de PP no Top 23 é conveniente não tomarmos a nuvem por Juno por dois motivos, primeiro a sugestão de José Silvano sobre a eventual reconsideração de DM que, concordo consigo, muito estranharia se voltasse atrás, e depois porque PP é uma já emblemática figura Concelhia e de algum relevo partidário nacional, mas não conquistou ainda aquele estatuto de "par do reino", ou as graças da facção Rio, para ser escolhido, qual campeão da cantareira, a passar por cima de tudo e todos e figurar nos magníficos 23.
    Assim, ficamos todos mais esclarecidos e sintonizados com o seu epílogo do post:
    Aguardamos todos os próximos capítulos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh meu caro caro Serra, sinta-se à vontade para o que me parece ser uma tentativa de traduzir o que aqui escrevi para a linguagem política que lhe for mais conveniente.
      Quanto a factos, importam alguns:
      1. A comissão política distrital fez o que lhe competia e enviou, atempadamente, o processo para a nacional.
      2. José Silvano não ignorou consciente e propositadamente o nome de Pedro Pimpão.
      3. Sim, PP é uma emblemática figura concelhia e regional, mas desconfio que não será "par do reino" enquanto Rio lá estiver. Sendo assim, aos olhos da estrutura máxima, não deixará de aparecer como segunda escolha.
      4. Não há nada para anunciar? Não me faça rir...

      Eliminar
  2. Olhe que não, olhe que não, amigo Serra...

    ResponderEliminar
  3. Por muito que custe concordo com o comentário da Paula Sofia Luz, O Pedro apostou no cavalo errado, tive o cuidado de o avisar no momento certo!

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.