17 de fevereiro de 2022

Os custos enormes da inépcia (II)

Confirma-se o que aqui postei: o doutor Pimpão vai contratar um Director Municipal, grau 1 (o de topo).


Bastaram três meses para o doutor Pimpão bater contra a parede - reconhecer que tem que contratar alguém para fazer o trabalho a que se propôs, mas que manifestamente é incapaz de fazer: administrar a câmara.

Inicialmente, a lei previu o cargo de Director Municipal para Lisboa e Porto (municípios de grande dimensão e estrutura administrativa), depois alargou o âmbito aos grandes municípios, e recentemente estendeu esta possibilidade a todos os municípios (desde que tenham estrutura de custos que o suportem). Desta forma, permitiu que cidadãos com actividade profissional ou empresarial muito preenchida pudessem exercer o cargo sem necessidade de grande comprometimento executivo. No passado, muitos presidentes de câmara adoptaram este modelo, delegando no vice-presidente da câmara (quase) toda a acção executiva. Se o doutor Pimpão contratasse o Director Municipal por boas-más razões a malta compreendia e aceitava. Infelizmente, não é o que o Pedro busca.

No seu fraco pensar, o Pedro procura matar dois coelhos com a mesma cajadada, ambos em seu próprio benefício (mas em prejuízo da câmara). Por um lado, visa libertar-se do fardo (castigo) que é para ele administrar a câmara, incumbência para a qual não possui vocação, nem perfil, nem jeito algum; por outro, procura libertar-se para aquilo que lhe dá gozo e tem jeito: o divertimento das excursões de recreio, com o único intuito da propaganda, dar-se a conhecer e ser conhecido.

O Pedro desconhece, coitado, que em muitas situações mais é menos. Esta medida será uma delas. Mostra que não confia nem acredita na capacidade da sua vice-presidente – Isabel Marto – e não percebe que por duas razões muito óbvias não vai conseguir contratar e enquadrar um Director Municipal que o ajude.

5 comentários:

  1. O Pedro é inteligente e já viu que arriscou em demasia e falhou. Demasiados erros de casting, com tanta gente boa politica/técnica no PSD de Pombal fez escolhas á toa. Se a Isabel e a Gina são uma nulidade nas duas vertentes a CAT e o NAVEGA até são muito bons na área técnica, muito melhores que os Vereadores do Diogo nas respectivas áreas, o problema é que politicamente são débeis ( adorava apanhar a CAT como adversária em 2025 para a Junta da minha freguesia...). Com tudo isto o Pedro está numa situação difícil, se ele criar um novo lugar, é mais encargos para o Município ( quem paga é o contribuinte). Se ele criar o cargo de Director Municipal terá que tirar o lugar de Vereador a tempo inteiro ás duas Vereadoras, senão corre o risco de ser acusado de despesismo. Eu se tivesse no lugar dele ficava com os pelouros das duas (erros de casting), contratava um Bom Director Municipal, e ainda ficava com uma Camara mais governável. Pedro...vale a pena pensar nisso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Roque, organiza-te meu.

      Olha cá, então a vereação de enorme erro de Casting já passou a deprimente, e agora já temos um Presidente inteligente uma Catarina e um Navega muito bons na área tecnica, ainda que politicamente débeis, mas continuamos contudo com duas Nulidades no executivo.

      Já vi a coisa mais negra, porque entretanto também as vais promover de nulidades a excelsas. Mais 3 ou 4 comentários e tenho a certeza que lá chegas.

      Entretanto, se pudesses aí espraiar um pouco do teu encantamento um pouco para lá tua admirada conterrânea, sempre podias fazer uma boa ação e seres um pouco mais cavalheiro e simpático com as duas Vereadoras que sempre tão mal tratas.

      Não esqueças que são novas no cargo e por isso merecem compreensão, são senhoras e mães de família e por isso merecem simpatia, e são seres humanos agora atiradas aos bichos (e ao Roque também) e por isso merecem admiração.

      Certamente saberás encontrar palavras que expliquem a tua apreciação das suas prestações, sem seres insolente e sem seres acintoso.

      E se para nós homens uma exposição pública negativa é pouco agradável, o mesmo para as senhoras é destroçante.

      No próximo comentário teu espero uma postura mais suave e até um pedido de desculpas,(que pode ser velado)pelo brejeirismo lá dessa tua costela do Louriçal desalmado.
      Abraço

      Eliminar
  2. Se é para contratar um Director Municpal, que efectivamente seja o Topo. Que seja o Cristiano Ronaldo dos directores municipais, seja alguém capaz de executar tudo o que compete a um Director Municipal.
    Mas o Pedro Pimpão sabe, tao melhor que os farpistas, que um Director Municipal não substitui o Presidente da Câmara. Cada macaco no seu galho. A menos que seja o Dr. Diogo Mateus, O Eng. Pedro Murtinho…. Ai jasus

    ResponderEliminar
  3. O facto do Presidente ter optado por esta solução diferente do habitual, ou seja, fazer assegurar a administração municipal por um profissional não implica ser um erro, uma incapacidade ou até mesmo preguiça.
    O lugar do presidente é principalmente político e por isso se cumprir bem esse papel em beneficio do concelho, para o que precisa de espaço e disponibilidade que a administração do município não lhe daria, temos de aceitar que poderá ser uma boa solução para ambas as necessidades.
    Sobre os restantes vaticínios de incompatibilidades e faltas de confiança inter-pares parece-me haver algum exagero de apreciação e quero crer mesmo de realidade pois certamente isso não irá ocorrer.
    Óbvio que uma certa falta de prática anterior dos vereadores não lhes permite uma atuação a 100% tal e qual acontece em todos os ramos de atividade, mas com o tempo essas qualidades afirmar-se-ão e a câmara entrará nesse nível de qualidade de desempenho que todos desejamos.
    Portanto os "custos da Inépcia" poderão ter total justificação pela eficácia infirmando o próprio título.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuel Serra, se queria ter mais espaço e tempo para fazer politica, devia-se de ter preocupado, quando fez a lista, de procurar um vice capaz de assegurar a administração, como bem o fez na Junta de Pombal. Deslumbrou-se, desejou ser visionário e tramou-se. Pode ser que em 2025 abra os olhos...ou então vai tarde e acaba por perder a maioria. Isso só é difícil de acontecer, porque o PS, com as manas ao leme, bateu no fundo e agora o Dr. Coelho tem uma tarefa árdua para executar em somente 4 anos.

      Eliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.