18 de fevereiro de 2022

Pimpolhadas - mudar para que tudo fique pior

O escritor Giuseppe di Lampedusa ficou famoso essencialmente pelo romance “O Leopardo”, adaptado ao cinema no filme com o mesmo nome por Luchino Visconti, onde o autor retrata, com grande subtileza e ironia, a decadência da aristocracia Siciliana.

Na cena mais memorável do filme, o príncipe de Falconeri incita o seu tio a abandonar sua lealdade aos Bourbons e aliar-se aos Saboia, num discurso sentido onde diz a frase que se tornaria a mais famosa de  Giuseppe di Lampedusa: “Para que as coisas permaneçam iguais, é preciso que tudo mude”.

A partir daquela altura a frase tornou-se a grande divisa dos políticos e gestores ardilosos. O doutor Pimpão bem se esforça para seguir a máxima. Mas mudar tudo e deixar as coisas na mesma exige uma habilidade que não está ao alcance de um qualquer Pimpão.

Bem pode o Pedro esforçar-se muito para passar a sua artimanha - gastar todas as palavras na moda sem critério, todos os adjectivos mais eloquentes e todas as frases feitas que nada significam, com uma pomposidade que tudo banaliza – que até a suave Catarina tudo esvazia.

O Pedro é uma mente redonda, que procura sempre soluções redondas para os problemas bicudos – como se isso fosse possível, no reino dos humanos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.