23 de julho de 2013

Aberrações arquitetónicas

As “ratoeiras” de pedra pontiaguda da ponte Dª Maria: boas para apanhar e ferir desprevenidos que nelas tropecem.
O “sarcófago” de betão do Largo S. Sebastião: bom para guardar uma múmia que por ai anda desvairada...
O "bunker" da praça Marquês de Pombal: bom para desconchavar a arquitetura da praça mais histórica de Pombal, para exemplificar o mau gosto na recuperação de um edifício histórico e para mostrar a marca de alguém.
A “cagadeira” do Largo do Cardal, bem no centro do largo, ali em frente aos paços do concelho e à igreja: bom para ser o contraste, para tapar a visão sobre os edifícios históricos, para estragar a estética do local e para defecar.

18 comentários:

  1. JGF, são obras do regime... do verdadeiro Concelho de charneira... Mas o povo é soberano e a Seta que vai para o céu, como dizem os Srs Padres ainda tem muita força neste Concelho. E agora com o investimento da América latina em Pombal é que vai ser em grande... O Futre tambem se referiu a charters de chineses... será que vamos ter navios de Sul-Americanos a navegar no Arunca ? Companheiro Zé Gomes Fernandes põe um bocado de tino neste PSD de Pombal, no qual eu cada vez menos me revejo.

    ResponderEliminar
  2. Caro Roque
    Não é disso que trata o post. Não é da obsessão pelas próximas eleições, ou pela "seta" ou pelo "punho" da rosa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde
      Um punho precisava ele na cabeça para começar a ver melhor a laranja

      Eliminar
    2. Sr. Grilofalante1 a sua boa educação e civismo espantam-me. Se o Sr. se identifica-se e não fosse um anónimo de certeza que não tinha essa coragem toda de me oferecer um punho na cabeça, pois tenho a certeza que não é homem para me enfrentar cara-a-cara. Tenho imensa pena de as pessoas se refugiarem no anonimato para ofenderem as outras que, sem medo, dão a cara pelas opiniões que manifestam.

      Eliminar
    3. Sr. Roque
      Anonimato sempre! educação e civismo sempre!
      Quando pratico carnaval sou anónimo e pinto-me cor de rosa se levar mascara de punho se for com mascara de setas será cor de laranja. Será que anda a ver coisas? não admira o texto fala numa coisa e o Sr. fala noutra,

      Eliminar
  3. Boa tarde!
    Um destes dei um passeio nocturno pela cidade e fiquei chocado com os contrastes arquitectónicos criados por arquitectos que simplesmente ignoram a história da cidade.

    Não está em causa a criatividade dos arquitectos, criadores de arte, mas sim a sua incompetência para ajustar a criatividade à história da cidade. Por este andar vamos ter de destruir monumentos históricos por falta de enquadramento na arte moderna.

    Também não entendo como é possível a CMP., criadora várias normas municipais para particulares cumprirem, não imponha a si própria normas de protecção à traça histórica da cidade.

    Como é possível o gabinete técnico da CMP, composto por técnicos nados e criados cá terra, conhecedores da nossa história, deixar passar em claro aberrações, atentados à arquitectura clássica.
    A estas aberrações à quem lhes chame sarcófago eu chamo-lhes, esbanjar de dinheiros públicos, excesso de dinheiro e vontade de apresentar opulência em tempo de crise, fome e miséria.

    ResponderEliminar
  4. Continuo sem perceber de onde caiu aquilo do Largo do Cardal (ver aqui: http://www.cm-pombal.pt/pru/, página 13 na apresentação, que não consta tamanha aberração - consta um quiosque, mas parece-me que mais pequeno e de qualquer forma sem estar implementado no Largo). Ver no Facebook que aparece a maquete isolada. Mais uma vez constrói-se para a placa e não para as necessidades.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde!

    Tenho acompanhado com atenção o que se tem feito em Pombal e como arquitecta paisagista com alguma experiência neste tipo de projectos tudo me é ainda mais gritante. Os pilaretes de arestas vivas foram a primeira coisa que reparei assim que passei na ponte depois da requalificação. Depois os candeeiros hediondos... O sarcófago é desmesurado e completamente deslocado de escala...o quiosque em frente ao edifício dos paços do concelho, idem...Que arquitectos façam coisas do género eu não me admiro. Admiro sim que haja uma equipa de serviços técnicos que aceite tais coisas!!!

    ResponderEliminar
  6. J. Fernandes,

    Não acredito que a "cagadeira" tenha sido ideia dos arquitectos, porque nunca vi um edifício, projectado por arquitecto ou outro técnico, com a "cagadeira" na sala de estar.
    Logo, acredito mais na tese do D. Abrunheiro: foi uma exigência dos nossos autarcas para dar vazão à muita merda que fazem.
    Boas,
    AM

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Caríssima Marina com tantos (kitchs) abortos só nos resta chorar, a incompetência histórica e harmoniosa grassam nos serviços técnicos da CMP.

    Ao que escreveu o Grilofalante e a menina apenas falta acrescentar: o Largo do Cardal mudou de nome, passou a chamar-se praça dos Bicos.

    O chefe da secção de obras é arquitecto, nascido nas Meirinhas e estudou em Pombal, foi presidente da associação do património de Pombal, vários adjuntos seus são nascidos, criados e estudados em Pombal. Como é possível este Sr. arquitecto permitir tais atentados ao património de Pombal?

    O sarcófago, como diz alguém, é um cagatório ma sala de vistas à semelhança de tantas outras obras do arquitecto do regime.

    ResponderEliminar
  8. Olá
    Cá para mim os autarcas, da CMP, estão a ficar velhos e com problemas de próstata, logo, necessitam de um apeadeiro entre a CMP e o café

    ResponderEliminar
  9. Amigo e companheiro José Gomes Fernandes, boa noite.
    Valha-me Nossa Senhora da Boa Morte com o que vai para aqui.
    Zé, ouve um ignaro.
    Deixa-os trabalhar com o cérebro todo!
    Com saudações social-democratas, sou
    Rodrigues Marques

    ResponderEliminar
  10. Olá
    Sr. Marques a canícula foi muita e forte, esturrou-lhe os miolos, agora começaram a trabalhar com os intestinos, daí as diarreias cerebrais e aberrações

    ResponderEliminar
  11. Caro Rodrigues Marques
    Repara que ainda não concluíram a "cagadeira" do Largo do Cardal e já andam, com martelo compressor, a demolir a parte superior da “alta platibanda". Já percebam que aquilo é excessivo e estão a tentar deixar uma "cagada" menor, mas ainda assim sempre “cagada”.
    Só porque 85% do valor do projeto da obra é dinheiro proveniente de fundos comunitários, não dá o direito aos representantes da dona da obra de esbanjarem recursos e de construírem aberrações arquitetónicas. Aliás, esta forma de obter e de torrar dinheiro em investimentos não produtivos tem sido uma das causas de Portugal ter sido arrastado para a ruína financeira.

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde!
    Ó Marques o Candelabro diz que a canícula esturrou os miolos, a quem foi?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mário, boa noite.
      O nosso amigo e companheiro Candelabro pensa que é um castiçal, com vários braços, onde cada um corresponde a uma luz, ou a uma planta da família das primuláceas.
      Mais parece um cacto com incontinência fecal.
      É a vida.
      Abraço.

      Eliminar
  13. Amigo e companheiro José Gomes Fernandes, boa noite.
    Ontem pedi-te para os deixares trabalhar com o cérebro todo.
    Esqueci-me, mea culpa, de escrever que fico muito triste quando vejo semelhantes a nós que pensam só com meio cérebro, pensando que se assim fizerem morrem com o cérebro novo.
    Erro grosseiro, está visto.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  14. Sublinho o comentário da Marina dos Santos, que me parece muito enriquecedor para a discussão.
    Embora nao desajustados, há termos que poderiam sair desta discussão. Ficava mais proveitosa...

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.