18 de março de 2022

O investimento que teima em chegar

Um concelho do Distrito de Coimbra, aqui perto, com cerca de 30 mil habitantes e com cerca de 400 kms2 (Pombal tem cerca de 640 quilómetros quadrados), que também se estende do “interior” ao mar, conseguiu no último ano e meio atrair mais de quarenta novas empresas, garantindo cerca de 350 milhões de euros de investimento privado e cerca de 3 mil novos postos de trabalho, concentradas nas sua 4 zonas industriais.

Há três dias, o executivo divulgou através da imprensa local (mais) uma das suas grandes prioridades: ampliar e beneficiar oito zonas industriais, com base no reforço do orçamento de cerca de 7 milhões para 2022.

Não vai. Ou pelo menos não da dimensão desejada.

Para 2022, com base na alteração do Plano Plurianual de Investimentos (PPI) aprovado na última Assembleia Municipal, desses 7 milhões de reforço, a dotação apenas passou de 60 mil euros para 265 mil euros, com especial ênfase de 150 mil euros para a beneficiação da Zona Industrial da Formiga.

Para 2023 estão previstos 240 mil euros, sendo 100 mil ainda para a Zona Industrial da Formiga.

Os valores superiores aparecem em 2025 (ano de eleições) e 2026.

A aquisição de terrenos e infraestruturação para ampliação de Zonas industriais junto de nós de comunicação, como é o caso da A1/IC2/IC8, A17/N109/IC8 e quiçá a nova variante da A1 das Meirinhas, têm-se revelado uma excelente fonte de receita para os municípios, que se posicionam com uma perspetiva de crescimento e atração de população.

São, por norma, negócios rentáveis que mesmo sem financiamento permitem ter lucro para o município que até permitem o exemplo da Tocha, em que 40% da venda dos lotes reverte inteiramente para a Junta de Freguesia.

A opção para outras rúbricas no PPI e Plano de Atividades são opções deste executivo. 

Faltam indicadores públicos que quantifique a performance de atração de investimento e número de postos de trabalho previstos para Pombal. 

     Foto: Região de Leiria


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Infelizmente as nossas ZI estão abandonadas. A do Louriçal simplesmente não faz sentido a localização, com graves lacunas, especialmente acessos. Não é aceitável colocar a ZI com camiões a terem de passar dentro da Vila. A localização da ZI deveria ter sido equacionada junto a um nó do IC8 ( nas castelhanas ou no Outeiro do Louriçal) No outeiro do Louriçal seria a localização adequada pois poderia servir para duas freguesias. O Louriçal e o Carriço deveriam juntar esforços no sentido de pressionar a CMP nesse sentido. Se até 2025 isto não for uma realidade, será uma das minhas bandeiras logo que apresente a minha Candidatura á Junta de Freguesia do Louriçal. Temos que colocar o desenvolvimento económico com primeira prioridade deste concelho. Temos de voltar a COLOCAR O LOURIÇAL NO MAPA.

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