25 de março de 2022

Somos (des)governados por garotos

Passados poucos meses da tomada de posse do actual executivo municipal, afirmei aqui, várias vezes, que o Pedro é inepto (para a função em que está investido). E quem o acompanha não é melhor, infelizmente. Alguns leitores e munícipes acharam a avaliação injusta, e manifestaram por aqui a sua discordância. O tempo trouxe os factos que o confirmam. Cedo demais, infelizmente.


Mas o problema maior já não é sermos desgovernados por ineptos. É sermos desgovernados por GAROTOS. Hoje, a página do município postou sobre a comitiva municipal (políticos, assessores e respectivos familiares) que foi ao Porto ver a bola, a expensas do município, com uma fotografia do grupo excursionista. Choveram imediatamente comentários muito críticos sobre o risível acto. Também quis fazer um comentário, mas naquele momento o post foi retirado.

A página do município no facebook não é do Pedro, nem do executivo, nem dos seus assessores. É do Município. É nossa. E nós podemos ser desgovernados. Mas, no mínimo, temos que ser respeitados.

Somos desgovernados por GAROTOS. Garotos que não cresceram. Garotos que continuam a comportar-se como o garoto de tenra idade, que, quando o jogo não lhe corria de feição, pegava na bola e ia-se embora.   

A inépcia aceita-se – tem que se aceitar. E a criancice também. O que não se aceita é a criancice em adultos.

Haja vergonha. Já só pedimos isso.

4 comentários:

  1. É de lamentar a opressão vinda de jovens, no dia que se inicia em Pombal as comemorações do Quinquagésimo Aniversário da Revolução de 25 de abril de 1974, denota que esses garotos são frutos dum regime que lutámos e derrotámos. Sofro, em pensar, que os garotos com menos de um ano de Mandato, estão a intimidar uma população. Fica óbvio, o que está por trás disto tudo. A tirania, o medo, a perseguição e a autocracia.
    Conheço muitos dos que estão no poder e sei que representam e defendem interesses que não são da população no geral. A Comunicação Social tem o meu louvor é o 4º Poder! O Blog Farpas Pombalinas substitui as vozes dos pequeninos que temem, mas o mesmo não vemos na página do Município que hoje cometeu censura, calaram as vozes do povo quando estes apenas exerciam o seu direito à liberdade de expressão, numa página pública paga por todos nós. O descontentamento da Câmara Municipal mostra que não está altura de representar o poder, porque é transgressão à liberdade. O acto de censura, o CALEM-SE, demanda controle, mas nós somos livres. A não concordância habita em todos nós, porque somos diferentes, heterogéneos, tão natural em democracia como todas as cores do Universo. Nos conflitos que são necessários provam que só assim você reconhece que eu existo, quem vence é a convergência em que ambos cedemos, a encontrar o equilíbrio. Na truculência, tudo fica evidente como a luz do dia porque a escuridão nas trevas prevalece.
    Àqueles(as) que aguardam tachos, facilitismos e favores, recomendo vivamente que sejam revestidos de dignidade humana e recorram às vagas do mercado, porque o dinheiro de meios inconvenientes não rendem, apenas voam.
    Não se prenda a ninguém, seja livre, assim como sua alma. O nosso tempo aqui é limitado, efémero até à chegada do fim. Seja orgulho e referência aos seus, benemérito, honesto e com valores. Quando dizíamos que queríamos um Pombal limpo, era da verdade que falávamos, a prever este tipo de atitudes. Eu sei que muita coisa está por vir e muita substância que estava debaixo do tapete irá aparecer. Mas, amigos, Pombal tem que crescer e evoluir, custe o que custar! Sabíamos que o pão e o circo teriam um timing de magnetismo.
    Opressão nunca mais, Pai afaste de nós este cálice! https://www.youtube.com/watch?v=RzlniinsBeY

    ResponderEliminar
  2. Marisa, isto está mau.
    O Pedro e sua equipa são fruto do 25 de novembro, não do 25 de abril. Temos que regressar ao valores da PAZ, PÃO, TERRA, LIBERDADE!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adelino Leitão, a Marisa sabe lá onde está. Pensa que está com o Lula ou a Dilma na luta contra o Bolsonaro. Sabe lá o que representa o 25 de Novembro para a turma de D. Diogo.

      Eliminar
  3. Prezado Dr. Adelino Leitão,
    Concordo plenamente com vossa análise. Durante a campanha, sentíamos um tom de arrogância, jocoso com pinceladas de autoritarismos. Mas, prevíamos que assim seria. O que eu não imaginava é que seria tão meteórico e de forma tão perversa. O que precisamos é manifestar/protestar até que o respeito, a liberdade e a oposição efectiva possam ser construídas. A vossa história e representatividade em um repaginar no Concelho é muito importante. A união da oposição, nobre Doutor, será fundamental para projetarmos um futuro, principalmente o que deixaremos aos nossos filhos, porque do jeito que tudo caminha os cofres esvairão rapidamente.
    Camarada Roque,
    Em relação ao que tece sobre minha pessoa, não é a mim que dever-se-ia estar debruçado, mas, à vossa consciência que participou e levantou bandeiras do PSD, consequentemente vossa Exª apoiou o Grupo do Pedro, forneceu-lhes palco, aplaudiu-os e agora, envergonhado está. Eu compreendo e lamento profundamente que esteja a assistir o desastroso falhanço administrativo, o escrutínio público será muito duro porque as pessoas compreendem aonde estão os oportunistas e os desleais.
    Eu o incomodo, a verdade faz isto!
    Última nota de história desta luso-brasileira:
    Se, no Brasil em 1983, ocorreu o Movimento das Diretas Já, do qual fui membro da Juventude Democrática Brasileira trouxe a redemocratização para o país e não só. A Inspiração da pátria -mãe – Portugal, sustentou o Movimento inesquecível e Revolucionário do 25 de Abril. Daí a música Cálice de Chico Buarque de Holanda, da qual carinhosamente anexei. Requeiro, ao camarada, cuidado com os comentários, nunca Portugal precisou tanto dos investimentos brasileiros, recentemente até o vosso colega de partido PSD - Paulo Rangel, defende alterações nos vistos.
    https://observador.pt/2022/03/24/parlamento-europeu-aprova-alteracoes-a-acordo-de-isencao-de-vistos-com-brasil/os brasileiros no parlamento europeu.
    Saudações socialistas!

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.