19 de agosto de 2009

A campanha on-line


Ao contrário do que aconteceu há quatro e há oito anos, tempos em que, em Pombal, apenas a CDU assumia a sua candidatura na internet, proliferam os sites e blogues das diversas forças partidárias. Parabéns! Existe agora uma forma simples de obter informação relativa às agendas de campanha, aos programas eleitorais, etc.

Um "estrangeiro", como eu, pode agora consultar o blogue do Narciso Mota que, pelos vistos, lá arranjou tempo para escrever em blogues (as voltas que o mundo dá...), o site do Adelino Mendes, o blogue do Alcides Simões. Como se pode ver, todas as candidaturas optaram pela personalização da campanha. Não gosto. Mas isso talvez se deva a facto da minha formação privilegiar os projectos colectivos...

Também as candidaturas à junta se começam a perfilar no ciberespaço. Temos o site e o blogue, do João Alvim (sem dúvida o candidato mais habituado a estas andanças), o site e o blogue do José Neves (o homem tem também, pasme-se, facebook, hi5, etc), o site do Dinis Martins.

Passou-se do oito para o oitenta! Agora tudo tem site, blogue, facebook, hi5, twitter e sei lá mais o quê. Eu até comprendo essa parafernália no João Alvim. Como já anda há muitos anos nisto, definiu estratégias diferentes para o site e para o blogue (basta ver a inteligente escolha dos títulos), conseguiu atrair um grande número de seguidores no facebook, objectivou diferentes públicos-alvo para os vários canais que utiliza. Apesar de achar que poderia ter sido mais parcimonioso, não lhe fica mal. Agora, convenhamos: na maioria dos casos é um completo absurdo!

21 comentários:

  1. Chateia-me particularmente do "blog do Alcides", Adérito. Porque as misérias dos outros, quando nos entram pela porta dentro, parecem-nos muito piores. Isso, e questões de estilo e estratégia do (pouco) que lá vi escrito. Estou claramente desapontado, e gostava de saber qual a tua participação nesta campanha... coisas para conversar um dia, particularmente!

    ResponderEliminar
  2. Numa sociedade em que a utilização da internet é cada vez mais uma realidade para a maioria das pessoas, e sempre um fonte de fácil e rápido acesso às mais variadas informações,anormal seria a não utilização deste meio para fazer campanha. Vejo que terei uma tarde bem passada a consultar estas preciosidades.

    ResponderEliminar
  3. Boas tardes:

    Caro Dr. Adérito Araújo, há ainda:

    http://mdomingues2009.pt.vu
    http://www.linocardoso.com

    Alguns deles com votações on-line sobre os seus, ou a obra, opositores.

    Atentamente,

    Poeta da Treta

    ResponderEliminar
  4. Poeta, amigo,

    Obrigado pela divulgação.

    Abraço,
    Adérito

    ResponderEliminar
  5. Sim, Adérito, total e completo. E quando eu própria recebi no meu mail um convite de Narciso Mota para o Hi5...só pode ser engano. Ou então aconteceu a mesma cena insólita que me contou uma colega de uma agência noticiosa, incrédula que estava com o facto de receber mensagens de uma nova discoteca de Pombal, no seu telemóvel profissional.

    ResponderEliminar
  6. Pois é Paulinha. As bases de dados passam de mão em mão como cogumelos.

    ResponderEliminar
  7. Amigo, companheiro e camarada Adérito Araújo, boa noite.
    Fico triste por não entender a tua linguagem.
    Tens que me fazer o favor de traduzir tudo aquilo que escreveste para eu poder entender.
    Quem estava habituado, como eu, a escrever no HCESAR não entende o que escreveste.
    Estás a ser muito mauzinho para os antigos.
    Sinto-me um autêntico estrangeiro.
    Melhor!
    Sinto-me um peixe fora de água.
    Coloca-me dentro de água sff e até lá um
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Muito Bom Dia!

    Para reflectir (ou dissertar, não sei bem)sobre o comentário da Paula Sofia, tenho concluído o seguinte: na minha actividade profissional, acedi algumas vezes ao tão famoso site da CMP. Por acaso, numa dessas vezes, efectuei um registo. E nada mais! No entanto, a partir daí, comecei a receber mailings da PombalVIVA e agora, pasme-se ... da "Locomotiva" ou "automotora" ou qualquer coisa do género. Sei apenas que é de uma discoteca do irmão do Vilaverde. Eu nem sou de ir a discotecas, aliás, já lá vão quase 2 dezenas de anos que não entro numa!!!
    Caros juristas que frequentam o blog: por acaso não há algo de ilícito por aqui?
    A transmissão destas bases de dados, como o roque diz, não será ilegal? Se não é, por favor, arranjem-me uma coisa dessas. Dá-me um certo jeito.
    Isto só para dizer que, a CMP dá cobertura a muita "gentinha" e como diz o velho ditado - "ao menino e ao borracho, põe sempre Deus, a mão por baixo" - e aqui Deus-Narciso /borracho-Vilaverde e outros decrépitos da nossa sociedade pombalina.

    Poeta da Treta

    ResponderEliminar
  9. Ah! só um aparte:
    Também recebi um convite do hi5 do Sr. Presidente... Eu pensava que era porque ele me conhecia! Afinal também mandou à Paula? Bolas!
    Pensava que era uma deferência para com a minha pessoa! lololol

    Poeta da Treta

    ResponderEliminar
  10. Bom dia!
    Eu também recebo convites para essa discoteca e não compreendo como lhe foi parar às mãos o nº de um telemóvel novo que, supostamente, ninguém conhecia.

    Desta vez estou de acordo com o Roque as bases de dados são negociadas como tremoços

    ResponderEliminar
  11. Caro Rodrigues Marques,

    Quem se referiu aos "antigos"? O dominar a sintaxe dos novos canais de informação não tem nada a ver com a idade. O que acontece é que o João Alvim domina e o José Neves (só para dar um exemplo) não. É difícil de entender?

    Abraço,
    Adérito

    ResponderEliminar
  12. O site da candidatura do Eng Narciso Mota (apresentada a 4 de Julho, já-lá-vão-quarenta-e-sete-dias) continua em construção.
    Será que tem a ver com a saída do vereador Pedro Martins da lista candidata à Câmara, ou da entrada do funcionário municipal Nuno Salvador à lista candidata à Câmara?!
    Já agora, por uma questão de transparência, era bom que a candidatura do PSD justificasse alguns custos da campanha. Nomeadamente em que servidor está alojado os sites da campanha e quais os seus custos, bem como os custos pagos ao artelier gráfico que está a elaborar o material de campanha, já que é o mesmo que fornece a Câmara e com quem o ex-administrador da Pombal Viva tinha relações previligiadas (lembram-se ainda do relatório de auditoria onde isso era citado?!).

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Amigo, companheiro e camarada Adérito Araújo, boa noite.
    Está visto que o teu sentido de humor anda muito por baixo.
    Gosto de brincar, a brincar, com os meus amigos.
    E foi isso que eu fiz.
    Não é que domine a matéria mas, também, não me é, de todo em todo, indiferente.
    Mas também estás a ser muito mauzinho para com o candidato à Junta de Freguesia do Louriçal, José Neves.
    Eu não sei muito da matéria mas ele sabe muito mais do que eu, apesar de ambos sermos muito “antigos”.
    Já deu provas. E eu ainda não dei.
    Esta coisa tem que funcionar com argumentos e não com exemplos.
    O que é difícil de entender é porque é que o candidato do PS à Assembleia de Freguesia de Pombal, no teu entender, é entendido na coisa cibernauta e não na coisa política e é desta que se trata nas próximas eleições autárquicas.
    Compreendo que estejas… como que… com amigos destes ninguém precisa de ter inimigos e porque raio hás-de tu ser inimigo do candidato do Partido Socialista a Pombal?
    Valha-me Nossa Senhora.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  15. Caro Rodrigues Marques,
    O Adérito Araújo não sei, mas a CDU (e o BE), para a eleição da junta de freguesia de Pombal, estão a ser muito mais amigos do candidato do PSD do que do candidato do PS. INQUESTIONAVELMENTE! Eu estou em crer que o camarada Rodrigues Marques, com o seu inegável faro politico, andou a pagar umas imperiais às pessoas certas (da rua canhota), e deixou-as a ponto de fazerem destes disparates! ;)

    ResponderEliminar
  16. Caro Rodrigues Marques,

    Que grande raciocínio! Que brilhante conclusão! Muitos parabéns.

    Um abraço,
    Adérito

    ResponderEliminar
  17. Amigo Adérito Araújo, bom dia.
    Gostei!
    Um bom fim de semana, para ti a para os teus.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  18. Caro Gabriel Oliveira.
    Despacho: tomei conhecimento.
    Alcides Simões

    ResponderEliminar
  19. E ainda bem, camarada!
    Limitei-me a constatar o óbvio, quanto a perceber quem sai beneficiado com as candidaturas da CDU e BE à Junta de Freguesia de Pombal. Não me parece que se possa discordar disto: é o PSD, claramente.
    De resto, caro Alcides, retomo aqui as criticas que iniciei no primeiro comentário, e que vou procurar especificar um pouco mais:
    1 - Não gosto de um "blog do Alcides". Preferia muito mais um "blog da CDU". E se os outros partidos fazem destes disparates, nós nAo temos que os imitar, não é verdade? A CDU tem (ou deveria ter) uma outra forma de se apresentar.
    2 - De igual forma, não gostei do destaque dado ao "facto incrivel" de se ter cumprido a lei, quanto à quota de mulheres. Ver este aspecto sublinhado parece-me pouco respeitoso para com as mulheres (muitas e de grande valor, as que conheço) que integram as listas.
    3 - Continuo sem perceber o porquê dos constantes ataques ao PS, em Pombal. Não vale a pena bater neles. O verdadeiro objectivo não deveria ser reduzir a já escassa representação do PS, mas contribuir para alguma mudança mais significativa, em Pombal, não te parece? Ou seja... parece-me uma estratégia que segue por inércia atrás do que se costuma fazer, a nivel nacional. Só que, aí, as coisas são diferentes, e não o perceber demonstra alguma falta de tacto.
    E isto para te dizer, Alcides, que pela primeira vez, não sei em quem votar, para a Camara. Para a Assembleia, é inegavelmente no Adelino, mas para a Camara, continuo sem saber. O único partido em que sempre votei, está a retirar-me as razões do meu voto!

    ResponderEliminar
  20. E sublinho a questão de estilo que muito me desagrada: "blog do Alcides", ou como se pode ler no próprio, "blog da campanha de Alcides...", ou "apresentação da candidatura de Alcides...".
    Ou estás de facto sozinho nesta luta, camarada... ou o estilo é o de um culto de personalidade que em nada se coaduna com a prática do PCP. Se há coisa que nos distingue dos outros partidos (como bem sabes), caro Alcides, é o colectivismo da nossa acção. Colectivismo esse que dispensa nomes próprios!

    ResponderEliminar
  21. Caro amigo …..

    Sejam a candidatura do BE ou da CDU à Freg. de Pombal, tais não são minha atribuição.


    (1) Enviado à A. Lusa a 20 de Agosto 2009:
    Relativamente à sua pretensão manifestada a 13 de Julho passado, informo que a mesma foi remetida para a Coligação (CDU) na medida em que a existência do meu blogue não prejudica a existência de site da CDU a nível concelhio, distrital … que englobe juntas de freguesia, assembleias municipais…. Pelo que se tal vier a existir será instalada a hiper-ligação no meu blogue.
    Assim:
    Email alcides.cdu@gmail.com

    Blog http://alcidespombal.blogspot.com/

    Twitter alcidespombal

    Mandatário a nível concelhio:
    Manuel Conceição Rodrigues mcrodrigues1949@hotmail.com

    (2) Tirando os funcionários públicos, o País tem actualmente cerca de um milhão de pessoas com o 12º ano ou mais escolaridade. Qual é a percentagem e grau de escolaridade de mulheres, com mais de 45 anos de idade, que conhecidamente desenvolvem ou desenvolveram actividade política?
    Europeias 2009: 55768 é o n.º total de eleitores do Concelho. 503 é o nº total de eleitores da CDU. Qual a percentagem de mulheres?

    (3) Ainda falta muito tempo para as eleições e naturalmente que não sabes tudo, mas por ora, também não tens que saber. Está bom de ver que ajudas e podes continuar a trabalhar com o que tens, se quiseres. Desnecessário será dizer que, ainda que tivesse legitimidade e poder, não imporia a norma restritiva ou obrigacionista.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.