11 de agosto de 2009

Duas listas, um destino

A escolha do Louriçal para palco da apresentação das listas do PS à Câmara e Assembleia Municipal é tão emblemática quanto curiosa. Isto para não classificar de provocatória, pois que Adelino Mendes:
1. conhece bem aquele terreno (trabalhou ali para o mesmo António Calvete que dantes era do PS e que agora "vai a todas", como ele próprio explica naquele vídeo que faz sucesso no youtube)
2. tem naquela freguesia a única junta que o partido ganhou há quatro anos.
3. É ali que mora Rui Miranda (lembram-se? Que era do PS de Pombal, saiu, e agora é outra vez do PS em Castelo de Vide e candidato a essa Câmara)
4. São dali naturais dois dos elementos da sua lista: Manuel Jordão Gonçalves (actual presidente da Junta, noutros tempos apoiante incondicional do PSD) e Patrícia Carvalho. Ocupam o 4º e o 7º lugar, respectivamente. No resto da lista (que em nove lugares tem quatro mulheres, como manda a lei) figuram nomes como o de Carlos Lopes (fiel nº 2 de Adelino Mendes também no partido), Marlene Matias (que é de Almagreira - olá Marlene, sei que aqui vens com regularidade e dás a cara nos comentários, o que é logo à partida um ponto a teu favor!), Maria Manuel Gomes (conhecida em Pombal por Mané, filha do falecido professor Gomes, o nº 2 de Carolino noutros tempos), Daniel Francisco (sociólogo, de Vermoil) e Ana Raquel Gomes (que faz carreira num grupo empresarial de nome mas nem por isso se afasta de Pombal).

E depois há a lista para a Assembleia Municipal, liderada por Armindo Carolino. Agora que já passaram muitos anos e que o homem já deve ter digerido a derrota, fazendo uma travessia no deserto que costuma ajudar a ver a floresta em vez da árvore, ficamos na expectativa das suas intervenções. Como tenho tanto de iluminada (olá Engº Narciso, escrevo-lhe um dia destes só para si!) como de realista, acredito que o vamos ver na bancada, a devolver algum nível de oratória que se perdeu na Assembleia Municipal. Pelo que sei, essa deixará de contar com a intervenção do camarada Adelino Malho. O que é uma pena. É a vida. Uma andorinha não faz a primavera mas ajuda a fazê-la.

39 comentários:

  1. Muito bem pensado, Paula Sofia. Há quase três lustros que não se ouve um discurso com substância nem formalmente com principio, meio e fim, naquela pobrezinha Assembleia Municipal. Só falta a bisca e o garrafão, para aquilo parecer uma reunião de reformados sem imaginação. Pelo menos, estas são as últimas imagens de tenho de tão honroso quão nobre órgão autárquico.
    Um abraço
    Maia de Carvalho

    ResponderEliminar
  2. Errata: Onde se lê: "imagens de tenho", deve ler-se: "imagens que tenho".
    As minhas desculpas

    ResponderEliminar
  3. O estado penoso da Assembleia Municipal também se deverá, em muito, ao monocromatismo vigente, não? PSD preenche quase todos os lugares, PS fala pouco (não fosse o Adelino Malho a dar sal àquilo... de facto, vai fazer falta, no seu estilo buliçoso, que é como se quer uma assembleia). Mas então, o que proponho eu? É simples (e subscrevo, mais uma vez, a deliciosa frase do Jorge Ferreira):
    TODOS EM CONTRAMÃO PARA ELEGER O ADELINO LEITÃO. Vai ser o meu voto mais convicto, no dia 11 de Outubro!

    ResponderEliminar
  4. Amiga, companheira e camarada, Paula Sofia boa noite.
    Então tu chamas andorinha ao nosso amigo e camarada Adelino Malho e eu é que levo em cima com todo o seu fel?
    Todavia fico sem saber se é andorinha de andar, ou de andor, ou se é andorinha tipo barata tonta que não sabe para onde é que foi o resto do bando, depois de passar a Primavera.
    Valha-me Nossa Senhora da Boa Morte que cada vez estou mais lerda.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  5. Peco desculpa o comentario estava a ser publicado no local errado
    EA

    ResponderEliminar
  6. Bom dia!
    Fiquei estupefacto ao ver esta fotografia ridícula da Assembleia Municipal, os munícipes têm uma imagem tão degradante da AM? já só falta dizer que vão para lá fazer piquenique.
    Eu cá sou da opinião: tudo o que não cumpre a função deita-se fora. Será que eles passaram a ser os Yes men?
    Já viram para onde vão os nossos impostos? para os piqueniques! Era preferível entregar o valor das senhas de presença para as festas do bodo ao menos era um divertimento colectivo

    ResponderEliminar
  7. Estou admirado com as críticas que se fazem à assembleia municipal e, a ser verdade, esta não está a exercer o seu papel fiscalizador como está escrito na lei.
    Quando por lá passei ainda havia alguns bons oradores que, mesmo sendo do regime, de quando em quando mandavam umas pedradas no charco, por isso foram corridos.
    Assim sendo é altura de mudarmos a coisa e tirar-mos de lá alguns yes man. eles que vão fazer o piquenique para os parques de merendas, levem a máquina fotográfica portuguesa, que também são lugares dignos para o efeito.
    Nestas eleições estou tentado a cometer um sacrilégio, seguir o concelho do Sr. Gabriel e votar À esquerda.

    ResponderEliminar
  8. Bom dia Paula Sofia, não poderia deixar de te devolver as saudações! É verdade que por aqui passo várias vezes, tendo-se tornado já um hábito. Das vezes que comentei, sempre dei a cara nunca me escondendo sob a capa do anonimato! Não querendo com isto criticar aqueles que o fazem, porque acredito que lá terão as suas razões(ou por medo,ou por incapacidade de assumirem aquilo que comentam ,ou até mesmo, para se sentirem mais á "vontade" de discutir pessoas e não projectos).Eu nasci em 1974, ano em que em Portugal se conquistou (esse bem absoluto e muitas vezes tão pouco valorizado) a Liberdade! E é assim (livre) sem medo de assumir aquilo que sou, aquilo que digo e aquilo que faço, que vou continuar a pautar a minha vida(quer seja pessoal, profissional...e agora politica). Mas nunca deixando de respeitar o Outro, porque a verdadeira democracia é feita do pluralismo de ideias e convicções! O que torna esta vida tão colorida e as relações sociais tão enrequecedoras, é pelas nossas diferenças não pelas nossas semelhanças. Assim crescemos...

    ResponderEliminar
  9. Bom dia.
    Este foi dos melhores Posts talvez o top que li neste blog desde que aqui venho (cerca de 4 meses)pela sua dinamica e pelo Portugues.
    ridigido em 'soft way" mas.... com muito peso

    Parabens minha SENHORA.

    ResponderEliminar
  10. Bom dia
    Noto a distancia o trabalho de Adelino Mendes.Ve-se que esta a subir de forma em todas as frentes. Sera o efeito OBAMA...... onde esta a Hillary?!!!! (YES WE CAN)
    EA

    ResponderEliminar
  11. Bom dia amigos bloguistas!

    Só quero aqui marcar um apoio, ou seja, reiterar o que foi escrito pela Paula Sofia. Subscrevo esse mesmo voto.

    Que esta nossa nova era, com mais um acto eleitoral, seja de uma vez por todas o ponto de viragem, rumo a futuro promissor do nosso concelho, longe de politiquices, num espírito evolutivo em prol desta pequena comunidade de mais de 50000 habitantes que o nosso concelho.
    Que as mentes ilustres se abram e iluminem e que os "zés", "josés", "moisés", e demais líricos sintam que o futuro passa pela renovação, passou pela extinção dos dinossauros.

    Apesar de Anónimo, sou Vosso

    Poeta da Treta

    ResponderEliminar
  12. A renovação ja começou, os ventos de mudança estão soprar mais forte, a idade do gelo vai acabar e por fim a extinção dos Dinousauros.

    ResponderEliminar
  13. O que os pombalenses esperam é que tenhamos uma campanha com nível, esclarecedora, e em que sejam abordadas as reais necessidades de TODOS os munícipes e não apenas daqueles que residem na cidade ou nas sedes de freguesia.
    Cpts,

    ResponderEliminar
  14. Tenho a certeza de que assim será.

    ResponderEliminar
  15. já há uma boa resposta ao dinossauro carraskeirex: http://dinismartins.pt.vu

    leiam a carta ...

    ResponderEliminar
  16. Amiga e companheira Marlene, boa noite.
    A nossa amiga e companheira Paula Sofia fez uma peça jornalística e, no último parágrafo, denegriu os Membros da Assembleia Municipal de Pombal e falou em andorinhas.
    Está visto que nem uma, nem outra, têm assistido às AMs e muito menos àquelas que se realizaram nos idos anos 70.
    A sua peça é académica, pura e dura, e não passa pela cabeça de ninguém não respeitar o próximo.
    É que o próximo, nas Assembleias Municipais, está mesmo próximo e à mão de semear, como nos idos anos 70, onde pouco faltou para se passar a vias de facto. Mas, em Pombal, nunca se passou essa linha.
    A questão é discutir ideias e soluções.
    E soluções que contribuam para um maior e melhor Pombal.
    E deixe-me segredar-lhe que os Membros/Deputados da Bancada do Partido Socialista de Pombal na Assembleia Municipal nunca apresentaram uma ideia exequível que contribuísse para a melhoria da qualidade de vida dos Pombalenses, quer seja na cidade, quer seja nas Freguesias.
    Foram, várias vezes, desafiados para agarrarem numa bandeira, por exemplo o saneamento, e não mandarem tiros a esmo.
    Mas moita carrasco.
    Só tácticas e facilmente desmontáveis.
    Vamos ver como será a próxima.
    Se o Senhor Dr. Armindo Lopes Carolino (longe vá o agoiro de não ser eleito) não fizer o mesmo que fez quando perdeu a Câmara para o Engº Narciso Mota, abandonando, estou certo que a bancada do Partido Socialista, mesmo mais pequena, dará uma maior e melhor contribuição ao executivo do Engº Narciso Mota.
    Vamos ficar expectantes e, até lá,
    Abraço.

    ResponderEliminar
  17. Caro Rodrigues Marques,
    a sua argumentação serve perfeitamente para colocar debaixo da frase "TODOS EM CONTRAMÃO PARA ELEGER O ADELINO LEITÃO". Não precisava mudar uma vírgula que fosse. Querem ver que o Adelino Leitão arranjou mais um apoiante,em Albergaria dos Doze? Olhe que ainda o acusam de ser "salta-pocinhas"!

    ResponderEliminar
  18. Caro Rodrigues Marques! Pelo que li do seu comentário, e por aquilo que entendi, ao dirigir-se à minha pessoa, o Sr. não percebeu nada daquilo que eu escrevi! Está a levar tudo para o campo político! Fala nas assembleias municipais, quando eu nem sequer fiz referência ás mesmas! Mas como não entendeu aquilo que eu quis transmitir, eu passo a explicar melhor: eu apenas respondi a um comentário que a Paula Sofia fez, relativamente ás minhas "vindas" ao Farpas! Por isso Sr. Eng. não misture alhos com bugalhos! (E depois ainda dizem que as mulheres é que complicam...)

    Atentamente

    ResponderEliminar
  19. 2009.VIII.13

    Meu caro,
    Eng. Rodrigues Marques,
    Será mesmo esta altura a mais indicada para esclarecer e acabar de vez com o mito que V.Exas, militantes do PSD em Pombal, criaram e alimentam desde 1994.
    Em Janeiro de 1994, e após ter sido derrotado no acto eleitoral de Dezembro de 1993, o candidato derrotado – Armindo Carolino - não ABANDONOU, nem FUGIU, nem muito menos ABDICOU do lugar para que tinha acabado de ter sido eleito, ou seja o lugar de vereador. O que na realidade aconteceu foi que o cidadão Armindo Carolino, após este acto eleitoral, regressou à sua vida laboral/privada, ou seja, ao seu emprego de sempre – bancário no Banco Português do Atlântico e colocado em Leiria.
    Como deve calcular, 14 anos de vida activa na política faz com certeza “mossa” na vida privada e como tal há necessidade de organizar/enfrentar decisões que podem afectar o bom desígnio de voltar ao mundo laboral de esfera privada. Ora isso mesmo aconteceu e para que houvesse tempo e disponibilidade para tomar tais decisões pessoais, foi solicitada uma suspensão de mandato de acordo com a Lei, na altura vigente, ao órgão competente e com fundamentado em razões de índole profissional. Por diversas ocasiões, o actual presidente de Câmara negou tal pedido até que só restou a solução de formalmente ser requerido tal desígnio ao órgão em questão.
    Sabe o qual foi a resposta desse mesmo órgão e fundamentada pelo jurista de apoio da altura?

    - INDEFERIDO o pedido apresentado.

    NEGADA a suspensão de mandato, pois os argumentos apresentados pelo requerente não eram conforme o - de acordo com o jurista da Câmara - enquadramento da Lei vigente na altura. Assim sendo e já existindo faltas por justificar, só restou uma solução, ao agora eleito vereador pelo PS - Armindo Carolino - para não perder o mandato por excesso de faltas, foi apresentada a renuncia ao mesmo.

    Mas agora PASME-SE, meu caro Eng. Rodrigues Marques, semanas depois o dr. João Coucelo - eleito pelo PSD e também ele vereador - faz o mesmo pedido, suspensão de mandato alegando como fundamento para o pedido razões de índole profissional e, PASME-SE UMA VEZ MAIS - o mesmo jurista que subscreveu o parecer que fundamentou de Direito o indeferimento do pedido de suspensão de mandato apresentado pelo vereador Armindo Carolino dá agora perante as mesmas verificadas situações de facto e de Direito perecer favorável ao DEFERIMENTO do pedido agora apresentado pelo dr. João Coucelo.

    Lanço-lhe o desafio e para que de uma vez por todas acabe este mito e que fique tudo esclarecido, que seja tornado público os pedidos deste dois vereadores eleitos em 1993, os respectivos pareceres jurídicos bem como das suas decisões, e as consequentes deliberações tomadas pela Câmara, indeferindo o primeiro pedido e deferindo o segundo.

    Como deve calcular, não ouvi esta história, ninguém me contou os factos,vivi-os, já era maior e independente nesse momento e veja lá Amigo, nem sequer andava na politica activa ou outra, era um aprendiz de jornalista que com a liberdade que me caracteriza criticava o que era de criticar e havia sempre alguma coisa sempre a criticar... mas chega de falsidade e de imprecisão. A verdade que venha ao cimo tal qual o azeite na água.
    Sempre a considera-lo.

    Deste seu Camarada/Companheiro
    Fernando Daniel Carolino

    ResponderEliminar
  20. Boa noite ilustres bloguistas.

    Desculpem-me a intromissão inusitada neste assunto, mas quanto aos últimos 2 comentários, não se vislumbram respostas? O devoto da Sra. da Boa Morte não faz comentário, ou até pretendia que este dogma permanecesse no anonimato, como eu, confesso ...
    Ou será que para responder, vai aguardar a descida do nível daquele barril de SAGRES, que o fará inspirar e em simultâneo esquecer o pagamento do IRS ...
    Oh minha Senhora da Caravaggio ... Quem é que inventou a tributação fiscal?

    Acutilante, Vosso

    Poeta da Treta

    ResponderEliminar
  21. Isto eh de CAMPEAO.........da-lhe com forca quem escreve assim nao eh..........Gago.
    Quero ler a resposta, estou curioso!!!!!!
    E caso para dizer......PORRA!!!!!
    EA

    ResponderEliminar
  22. Ja agora, convido todos os bloguistas a assistiram a procissão da NªSrª da Boa Morte, que se realiza amanhã á noite, com saida do convento do Louriçal. Cá os espero.

    ResponderEliminar
  23. Amiga e companheira Marlene, bom dia.
    Peço-lhe desculpa de ter lido o seu comentário de uma forma “atravessada”.
    Reconheço, por outro lado, que quando é necessário complicar complico, como diz o nosso amigo e futuro Membro da Assembleia de Freguesia de Pombal - tácticas!
    Tenho muito gosto em ler os comentários aqui vertidos e aqui fica a minha solene promessa de ler os seus com mais atenção.
    Isto, claro, se não houver necessidade de “complicar”.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  24. Amigo e companheiro Dr. Fernando Carolino, bom dia.
    Peço-te desculpa de só agora responder ao teu desafio, todavia os serões de Quinta e Sexta-feira foram passados a trabalhar para a comunidade, que não a caçar votos.
    Relativamente à questão.
    Fizemos, ambos, o mesmo caminho. Também fiz requerimento.
    Assim, vamos ver como é que está registado.
    As eleições autárquicas foram a 12 de Dezembro de 1992.
    O órgão Câmara Municipal foi instalado a 4 de Janeiro de 1993.
    O Senhor teu pai, Dr. Armindo Lopes Carolino, participou na instalação daquele órgão.
    Imediatamente pediu a suspensão do mandato, pelo período de 365 dias, ao abrigo do artº 72º do Decreto-lei 100/84.
    Nunca participou em nenhuma reunião do Executivo.
    A 13 de Janeiro esse pedido foi apreciado em reunião da Câmara, acompanhado de um parecer jurídico do seguinte teor:
    “… o preceito legal em referência, determina no seu nº 3 que, entre outros, são motivos da suspensão a doença comprovada e o afastamento temporário da área da autarquia por período superior a 30 dias. Nenhum destes motivos foi invocado pelo Sr. Vereador”.
    Com base neste parecer foi deliberado indeferir, por maioria, o pedido de suspensão de mandato do Senhor Vereador Dr. Armindo Lopes Carolino.
    Na reunião de 20 de Janeiro a Câmara deliberou considerar injustificada a falta do Dr. Armindo Carolino.
    Na reunião de 27 de Janeiro a Câmara deliberou, da mesma forma, considerar injustificada a falta do Dr. Armindo Carolino.
    A 4 de Fevereiro foi presente à reunião uma reclamação sobre a suspensão, tendo a Câmara deliberado, por maioria, não aceitar a reclamação e confirmar a deliberação de 13 de Janeiro que indeferiu o pedido de suspensão de mandato.
    Na reunião de 10 de Fevereiro foi apresentada uma comunicação de renúncia de mandato por parte do Senhor Vereador Dr. Armindo Lopes Carolino.
    Na mesma reunião foi deferido o pedido de suspensão de mandato do Dr. João Coucelo, por 365 dias que, por motivos profissionais, o obrigavam à ausência temporária da área da autarquia por um período superior a 30 dias.
    Amigo e companheiro tu és jurista de formação e fica-te muito feio acusares um teu colega, que não sei quem é, de dualidade de critérios em termos profissionais, ou de submissão ao poder político.
    Não se faz!
    Apesar de tudo, sempre a considerar-te.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  25. factos são factos, o resto são cantigas!
    Com este esclarecimento, prestas-te um serviço público à comunidade do Farpas e não só.
    Um abraço amigo e companheiro.

    ResponderEliminar
  26. Ai, engº, ai essa cabeça...Eu sei que tem carrega culpas no cartório, eu sei que você sabe que eu sei...e o que eu sei. Mas corrija lá a memória: foram a 12 de Dezembro, sim, [as eleições] mas de 1993. Lembro-me como se fosse hoje, de o ver transportar o candidato vencedor e de o deixar à porta do PSD, na Rua dr. Luís Torres. Olhe, valha-nos Nossa Senhora da Boa Morte, que festejamos por estes dias ;)

    ResponderEliminar
  27. Amiga e companheira Paulo Sofia.
    Pois foi.
    Andei um ano atrasado.
    As minhas desculpas.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  28. Boa Tarde!
    O Engº Marques desta vez portou-se bem: esclareceu cabalmente o indeferimento do pedido de suspensão do mandato do Sr, Dr. Carolino que, após tantos anos, só hoje o compreendi. Vale mais tarde que nunca.

    ResponderEliminar
  29. Amigo e companheiro DBOSS, boa noite.
    Hó Mário que raio de nome é que tu engendraste!
    Afirmas que, desta vez, me portei bem.
    Mas, sempre que me deixam eu porto-me sempre bem.
    À míngua de melhor, sou com votos de
    Bons negócios.

    ResponderEliminar
  30. Boa Noite!
    Estás a ser mauzinho!
    Sempre gostei hitchoc!( É assim que se escreve?)

    ResponderEliminar
  31. Para que conste Eng. Rodrigues Marques, só neste momento, 17 de Agosto de 2009, é que iniciei o tal caminho que diz que fizemos... Só hoje, data supra, dei entrada do tal requerimento que fala..., estranho que soubesse das minhas intenções, quando eu próprio ainda não as tinha concretizado pela via legal... nem por outra. Enfim, coisas que talvez um ocultismo ou esoterismo qualquer podem explicar. Contudo, para que a verdade não fique coxa e não seja só dada a conhecer de um lado, em tempo oportuno, espero que rapido, virei aqui a este espaço refutar as menos verdadeiras razões que evoca no seu comentário. Fico é desiludido consigo por ter feito um trabalho menos bom e já agora aproveitando os seus dizeres; "não fez bem o trabalho de casa... e depois são só atordoadas."
    José, depois com factos em concreto vou ajudar V.Exa. a completar o seu comentário que aqui deixou.

    Fernando Daniel Carolino

    ResponderEliminar
  32. Fico à espera Dr. Fernando Carolino.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  33. Amigo e companheiro Dr. Fernando Carolino, boa noite.
    Não te zangues comigo que eu sou o menor dos menores numa escala de grandeza que, em boa verdade, não tem grandeza nenhuma.
    Por honestidade política hoje não falo das trapalhadas do nosso Primeiro, nem do caderninho do vosso candidato à Assembleia de Freguesia de Pombal.
    Mas fico muito triste porque, nem no espaço, nem no tempo, nunca disse aquilo que tu dizes que eu disse.
    “Trabalho de casa …. atoardas”.
    Népias!
    Relativamente à questão que colocas, se me prometeres não dizer nada a ninguém, mas mesmo a ninguém, segredo-te que o segredo está nos PÉS (Poderes Extra Sensoriais).
    Sempre a considerar-te
    Abraço.

    ResponderEliminar
  34. Caríssimo Eng. Rodrigues Marques,
    Factos: 13 de Janeiro de 1994, pedido de suspensão do mandato, dr. Armindo Carolino, apreciado em reunião de Câmara e transcrevo:
    “Armindo Lopes Carolino (…) vem, nos termos estabelecidos pelo artigo 72.º do Decreto-Lei n.º 100/84, de 29 de Março, solicitar a suspensão do seu mandato pelo período de 365 dias, por motivos que dizem respeito à sua vida profissional.”
    (...)
    Factos: 10 de Fevereiro de 1994, pedido de suspensão do mandato, dr. João Coucelo, em reunião de Câmara e transcrevo:
    “Assumi recentemente o cargo de Presidente do Conselho de Administração e Director Clinico do Hospital Distrital de Pombal (…) face aos condicionalismos legais, com base no Dec-Lei n.º 3/88 de 22 de Janeiro, que regulamenta as carreiras médicas e no Dec-Lei n.º 323/89 de 26 de Setembro, que regulamenta o regime de imcompatibilidade de funções de titulares de cargos públicos, não me é possível acumular as funções de vereador a meio tempo, pelo que venho solicitar-lhe que se digne aceitar a suspensão do meu mandato por 1 (um) ano.” (…)
    Nota: os erros ortográficos estão nos originais bem como a evocação e apresentação dos Decreto-Lei em questão.
    (...)
    De Lei;
    Decreto-Lei n.º 100/84 de 29 de Março
    (…)
    Artigo 72.°
    (Suspensão do mandato)
    1—Os membros eleitos dos órgãos das autarquias locais poderão solicitar a suspensão
    do respectivo mandato.
    2—O pedido de suspensão, devidamente fundamentado, deverá ser endereçado ao
    presidente e apreciado pelo plenário do órgão na reunião imediata à sua apresentação.
    3—Entre outros, são motivos de suspensão os seguintes:
    a) Doença comprovada;
    b) Afastamento temporário da área da autarquia por período superior a 30 dias.
    4—A suspensão não poderá ultrapassar 365 dias no decurso do mandato, sob pena de se
    considerar como renúncia ao mesmo.
    (…)
    Caro Eng., Caro José, Caro Dboss, agora fica ao vosso critério esclarecer todos aqueles que possam vir a este espaço questionar porque é que o primeiro pedido foi INDEFERIDO e não aceite e o segundo (e bem) foi DEFERIDO. Já agora porquê o primeiro pedido foi solicitado um parecer jurídico e para o segundo não houve necessidade embora evoque base legal diferente daquela que NOR-MAL-MEN-TE era, teria sido usada para este tipo de pedido de suspensão de mandato.

    Mais uma achega -

    "Em cumprimento do que me foi ordenado por V. Exa., em relação ao pedido de suspensão do mandato formulado pelo Sr. Vereador Dr. Armindo Lopes Carolino, registado sob o n.º 104 em 5/01/94 (...)"

    ... este é o inicio do parecer jurídico que na altura o Senhor Presidente de Câmara ordenou ao jurista para fazer e ser apresentado em reunião de Câmara de 13 de Janeiro de 1994.

    "Amigo e companheiro tu és jurista de formação e fica-te muito feio acusares um teu colega, que não sei quem é, de dualidade de critérios em termos profissionais, ou de submissão ao poder político." - 15 de Agosto de 2009 13:21

    - O que é que dizia mesmo Eng.???

    Sempre a considera-los
    Sou,
    Fernando Daniel Carolino

    ResponderEliminar
  35. Caro José,
    Depois do post anterior ficou algo para lhe transmitir. Sem a veleidade de lhe trazer qualquer forma de lição escolastica ou de vida, até porque acredito que VEXA é pessoa de bem e mais antiga que eu próprio, digo-lhe que se deve ter maior atenção no que afirma-mos.

    "(...) factos são factos, o resto são cantigas!
    Com este esclarecimento, prestas-te um serviço público à comunidade do Farpas e não só. 15 de Agosto de 2009 15:24"

    afinal factos não são factos ou melhor ainda que o sendo, são parciais e como tal não são factos de corpo serão no entanto meios-factos ou factos-coxos. Espero que possa rectificar tal atitude e constatar que não era conhecedor de toda a materia do facto e assim sendo é um facto que se deslumbrou e factualmente... facilitou. Um facto de facto que serve de fato.

    Considerando-o

    Fernando Daniel Carolino

    ResponderEliminar
  36. Amigo e companheiro Dr. Fernando Carolino, boa noite.
    Estamos a falar de dois insignes juristas de formação, tu e o senhor teu pai.
    Reitero tudo o que escrevi.
    O ordenar, de ordenar que se faça é diferente do ordenar o que se faça.
    Não devias ter feito esse caminho.
    Fica-te mal.
    Por outro lado questões jurídicas são diferentes de questões políticas, onde os graus de liberdade são maiores.
    Por outro lado, ainda, a argumentação dos dois Senhores Vereadores é abissal.
    Todavia centremo-nos na questão política.
    A grandeza do lugar de Vereador deve ser directamente proporcional à sua capacidade de conferir ao cargo a sua grandeza.
    E não foi nada disso que se tratou.
    Penso que está tudo esclarecido e, como tal, proponho acabarmos aqui com este debate.
    Sempre a considera-te.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  37. Bom dia!

    Caro Dr. Fernando Carolino:

    Deixe-me dar-lhe um conselho: para o josé, não deve escrever com todos esses silogismos eruditos. Baralha-lhe as pestanas! Até eu estou completamente bararalhado ... mas de certo, há factos que assentam que nem um fato.

    Oh Professor! Pode dar aí uma explicaçãozinha ao seu "colega"! ...

    Poeta da Treta

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.