21 de agosto de 2009

ETAP, verdade?

A política de verdade, ou de mentira, chegou, também, à ETAP: não paga aos professores e aos fornecedores (atempadamente).
Desbarata-se dinheiro em tanta coisa fútil e depois falta dinheiro para capitalizar a escola e respeitar os compromissos.
Escola de referência? Olha se não fosse!

49 comentários:

  1. Contas à parte (são importantes, claro. Mas não as conheço, deixo-as para quem conheça), descobri recentemente que a "escola de referência" não é só uma frase que fica bem, é mesmo verdade. Fiquei a saber que estudantes de todo o país frequentam a ETAP e que há até um mercado de arrendamento para estudantes a surgir.
    Ainda não temos o tão desejado estabelecimento de Ensino Superior, mas já não estamos assim tão mal.

    ResponderEliminar
  2. Caro Nuno,
    ..."é mesmo verdade". Acredita quem quer, na propaganda ou nos milagres.
    Boas,
    AM

    ResponderEliminar
  3. Por acaso soube-o de fontes não ligadas à ETAP, das quais não tenho razões para duvidar

    ResponderEliminar
  4. Amigo Adelino Malho, bom dia.
    Lá te deu, outra vez, para a obscenidade.
    Quem ocupa lugares públicos, como tu ocupas, tem que ter uma postura de Estado.
    E tu não a tens, nem perto de isso.
    Por que é que tu em vez de tentares denegrires a ETAP não vais denegrir as outras Escolas Profissionais nossas vizinhas, onde o problema foi o mesmo.
    ATRAZO na transferência de verbas por parte do Estado. Se quiseres lê Governo.
    No dia em que a transferência foi feita os ordenados foram pagos.
    Quem dá tiros nos pés não tem as competências necessárias para usar armas.
    Pode ferir-se e… mais despesa para o Estado.
    Esse senhor que te fez chegar a notícia do atraso no pagamento dos ordenados aos professores morde no dono.
    E cão que morde no dono… Rua!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Caro Engenheiro Rodrigues Marques,

    Não diga uma coisa dessas. Então o senhor não percebe que os nossos concelhos vizinhos só são importantes no Estudo da Qualidade de Vida?! Para aqui não são nada chamados...
    Pode parecer um pouco incoerente eu sei, mas se nós nos esforçarmos há-de ter lógica. Eu vou continuando a tentar perceber o critério, um dia acredito que conseguirei. Até lá, os outros concelhos só servem para comparação, quando forem melhores nalguma coisa...

    ResponderEliminar
  6. Amigo e companheiro Nuno Carrasqueira, boa tarde.
    A coisa é ainda mais grave.
    Não é que eu pensei que quem tinha passado essa informação ao Engº Adelino Malho tinha sido o tal senhor (que, afinal, a passou para os jornais).
    Mas não foi.
    Ele leu no jornal.
    Só que quando o jornal lhe chegou às mãos já os ordenados estavam pagos porque o Estado fez a transferência. (Que raio de jornalismo).
    O nosso amigo, companheiro e camarada Engº Adelino Malho só serviu de caixa de ressonância e desfasado no tempo e no modo.
    Valha-me Nossa Senhora da Boa Morte.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Alguém me sabe dizer como ficou aquela confusãozita em torno das contas da PombalProf?

    ResponderEliminar
  8. Boa Tarde!
    Meus senhores eu nunca trabalhei na ETAP, não sou suspeito porque não forneço nada à instituição em causa, têm memória curta e, provabelmente esqueceram-se do que fiz pela escola. Tenho andado calado.

    Tenho a certeza que a escola foi criada com carinho pelos falecidos Engº Guilherme, Dr. Portela Fernandes e pelo Dr. Armindo Carolino ainda vivo felizmente e outros cujo nome não me ocorre.

    Se não têm respeito pela escola e pelos Pombalenses ao menos honrem os falecidos que, muitas vezes, colocaram em causa as vidas profisiionais em prol da instituição.

    Desde a sua fundação que a escola teve dificuldades financeiras, nunca fechou e honrou os seus compromissos com maior ou menor dificuldade.

    Eu próprio, anónimo e trabalhador, corri riscos profissionais e não só, em prol da escola,para evitar o fecho, riscos esses que os poderei revelar dentro de alguns anos e o Dr. Armindo Carolino sabe do que estou a falar, tal como o Sr. Alfredo Marques. Estes dois não são do regime e como tal não são suspeitos.

    Finalmente digo-lhes que tenho orgulho em ter ajudado a escola, quando ela precisou, e de ver a escola ser frequentada por alunos de muitas zonas do País e de outros países tais como Guiné, Cabo Verde S. Tomé e se não estou em erro Angola e Moçambique.

    Mais uma vez tenham vergonha e respeito!

    PAZ AQUELES QUE SE SACRIFICARAM PARA TERMOS UMA ETAP DIGNA!

    BEM HAJA!

    ResponderEliminar
  9. Desculpem-me mas tenho que fazer referência ao meu amigo Dr. Infante da Costa.

    ResponderEliminar
  10. O respeito, tal como o bom senso, é muito apregoado, logo deve existir muito, mas é também das coisas mais mal distribuídas. Na ETAP tem faltado, tal como o pilim, para com os professores, outros trabalhadores e fornecedores.
    É pedir muito, nomeadamente quando se desbarata tanto? Penso que não.
    AM

    ResponderEliminar
  11. Boa noite!
    Sr. Engº Adelino Malho acho que não entendeu o que lhe quis transmitir:

    Eu, ao comentar este post, quis informar todos os visitantes do blog que a ETAP, apesar de eventualmente ter dificuldades financeiras, pese o facto de não ser exclusivo desta escola, é uma escola digna de respeito e que deve orgulhar todos os Pombalenses.

    Não conheço bem a situação actual mas sempre conheci a escola com dificuldades de fundo de maneio.
    Como afirmei no meu comentário anterior o prestígio da escola vai além fronteiras e gostaria de ver publicado o número de alunos que frequentam a escola, bem como a sua proveniência.

    Entendo, mesmo que tenha razão, que o tema em causa não deve ser discutido na praça pública e muito menos ser usado como arma de arremesso político.

    É um assunto com algum melindre e pode prejudicar a escola quer a nível da contratação dos melhores professores, admissão de alunos e escolha de fornecedores.

    Há lugares próprios para discutir esse assunto e o Sr. sabe quais.

    ResponderEliminar
  12. Já vi que a tal polémica das contas da PombalProf e a situação estatutária da PombalViva estão como os achados arqueológicos da Praça Marquês de Pombal: é um "Não sabe/Não responde" para toda a gente. Então, uma coisa nova: a visitinha da IGAL à Câmara. Quem me sabe dizer como foi? Aconteceu? Não aconteceu? Apurou-se alguma coisa? Não se apurou nada?...

    ResponderEliminar
  13. Amigo e companheiro Sopas, boa dia.
    Valha-me a pilinha do Menino Jesus.
    O meu amigo está farto de saber que todas as questões que levantou são públicas.
    As contas e as estratégias de todas essas entidades são apresentadas ao Executivo Camarário que, depois de discutidas e aprovadas, sobem à Assembleia Municipal.
    As da Pombalprof estão registadas na Conservatória e, como tal, é só ir lá consultá-las.
    Relativamente a todas as queixas que o Partido Socialista de Pombal fez, e deram lugar a investigações, foram todas arquivadas por falta de provas.
    E acredite que não houve órgão fiscalizador do Estado que não viesse investigar.
    Aqui chegados, de duas, uma.
    Ou são todos incompetentes, ou o PS não tinha razão.
    Como eu não acredito na primeira, resta-me chorar já que o PS queria ganhar as eleições na secretaria e não no terreno.
    Estratégias, mais ou menos suicidas.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  14. Boa Tarde!
    Sr. Sopas se soubesse algo sobre o que pergunta tinha todo o prazer em responder-lhe.

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde,

    Companheiro Rodrigues Marques, então mas a história do pedido de auditoria do PS a supostas ilegalidades na Câmara acabou mesmo arquivado por falta de provas? Pergunto - por honesto desconhecimento - porque me recordo de ver uma capa do Correio de Pombal que falava de irregularidades (não me lembro se o termo era este) nas contas camarárias, como favoritismo recorrente em relação a certas empresas (é o único que me recordo com alguma clareza, vi a capa de passagem e não li a notícia por estar com pressa).

    Reafirmo que coloco esta questão por desconhecimento real. Não há aqui ironias com o rabo (ou a pilinha do menino Jesus, que grande expressão) de fora.

    Quanto ao tema ETAP, temo que estejam a distorcer o que diz o Adelino Malho. O que ele diz, e com razão, é que tanto orgulho na ETAP, por parte da Câmara, parece estranho quando afinal se a deixa a braços com problemas financeiros deste calibre. Não é a questão de ser referência no ensino - isso não me parece posto em causa - e sim o facto de o apregoarem sem que isso implique uma actuação em concordância. Nesse aspecto, salários em atraso arrasam com a reputação de qualquer empresa.

    ResponderEliminar
  16. Um esclarecimento: as irregularidades que o Correio de Pombal noticiava teriam sido descobertas pela tal auditoria, creio.

    ResponderEliminar
  17. Há alguma instituição que não tenha irregularidades? É mais fácil assim, ao menos ficamos já esclarecidos.
    Quem trabalha tem o direito a receber em tempo útil, e a entidade empregadora só tem que organizar-se de modo a cumprir isso nas devidas condições.

    ResponderEliminar
  18. Há irregularidades "funcionais" e depois há irregularidades derivadas de interesses. Nestas questões não convém usar o bulldozer da generalização. As excepções devem ser reconhecidas e cada caso tratado individualmente. Caso contrário, o que está a fazer é relativizar os erros e malfeitorias, ao mesmo tempo em que penaliza quem tenta agir bem.

    ResponderEliminar
  19. "Não há regra sem excepção" e "Cada caso é um caso", é verdade que não devemos esquecer a especificidade de cada situação, mas é entristecedor que há tantas irregularidades nas mais variadas instituições.

    ResponderEliminar
  20. Boa Tarde!
    Segundo a informação dada para discussão não há nem houve nos últimos anos, salários em atraso.

    Houve sim atraso no pagamento dos salários devido ao atraso da transferência do estado, que é totalmente diferente.

    Por outro lado não é a Câmara que têm orgulho na ETAP são todos os Pombalenses que se presam e não está correcto utilizar uma instituição como arma de arremesso político.

    Segundo a lei é considerado salário em atraso toda a remuneração não paga até 30 dias após o seu vencimento. ( Srs. juristas se estiver errado corrijam-me por favor).

    ResponderEliminar
  21. DBoss, eu referi o orgulho por parte da câmara porque é esse que é apregoado...o que está a fazer é julgar toda uma população por uma opinião. Eu fico satisfeito por ter uma escola reconhecida na minha área, representa uma mais-valia, mas não morro de orgulho precisamente porque este tipo de casos (salários em atraso, por exemplo) acaba logo com as unanimidades. Atenção que não estou a retirar mérito à ETAP nem a negar que culpa pode ter sido da parte do Estado (não é surpreendente). Mas já acima referiram que a escola sempre se debateu com problemas de fundos. O que interessa aqui debater é se a Câmara não podia fazer mais, nesse aspecto.

    JA, se é pela via da tristeza e não da resignação, estamos de acordo.

    ResponderEliminar
  22. Não entendo bem! já estão a virar o rumo das coisas: primeiro aqui d! el rei pagam os salários tarde demais, depois dizem que são os salários em atraso e agora passam a discutir se a Câmara pode ajudar!
    Afinal de contas de quem é a ETAP? é da câmara? o que querem discutir?

    Fico à espera de ser informado

    ResponderEliminar
  23. Considera-se a exitência de salário em atraso quando a entidade não paga a retibuição na data prevista no contrato ou pelo uso na empresa (semana, quinzena, mês, etc. O que permite a resolução do contrato por iniciativa do trabalhador (atºs 278º e 394º nºs 1, e 2 al. a), do C. Trabalho).Se o uso da empresa é no dia 1 de cada mês. Se o pagamento não for feito nesse dia, ou dia útil seguinte,há mora(atraso)

    O que a lei, estabelece agora, é que, se a entidade empregadora prologar a mora ou atraso no pagamento por mais de 60 dias, se considera o despedimento por iniciativa do trabalhador como sendo por culpa desta, com as consequentes repercussões compensatórias, indemnizatórias e contra-ordenacionais.

    ResponderEliminar
  24. Grilofalante, eu estou a extrapolar a questão central colocada pelo Adelino Malho, não deixa - creio - de fazer sentido.

    Temos os salários em atraso - seja por que razão for. Relacionou-se isso com os "pregões" que a câmara faz em relação à escola. Perguntava eu se há hipótese de a câmara fazer mais. Honestamente, também não sei sob que alçada está a ETAP, daí a minha pergunta.

    ResponderEliminar
  25. Caríssimos,
    - A ETAP é da PombalProf que por sua vez é da CMP (>90%);
    - Os problemas financeiros da PombalProf e da ETAP são recorrentes;
    - Não se compreende que se propagandeie a excepcional saúde financeira da CMP e a fama de bom pagador,se desbarate tanto dinheiro em coisas fúteis e se apresente a ETAP como a "menina dos olhos de oiro" do gestão autárquica e ao mesmo tempo não se capitalize a Cooperativa e a Escola;
    - Nunca é aceitável o atraso nos pagamentos aos professores e outros;
    - O atraso nos pagamentos é da responsabilidade da Direcção da Escola (mesmo que tenha havido atrsado na transferência do Estado;
    - A ETAP e a PombalProf, tal como a CMP, não são sociedades secretas, são sociedades financiadas pelos nossos impostos. Consequentemente devem ser escrupulosamente escrutinadas, em todos os fórum e em todos os momentos, por qualquer um e sem nenhuma reserva.
    Disse,
    AM

    ResponderEliminar
  26. Amigo e companheiro João Gante, boa noite.
    A questão jornalística coloca-se sempre no “o que vai acontecer” e, raramente, no que aconteceu (uma das excepção são as tragédias humanas).
    Os inspectores fizerem o seu trabalho e… até hoje, népia.
    Quem detêm a competência para, face aos relatórios dos inspectores, solicitar ao Ministério Público a abertura de inquéritos é o Secretário de Estado da tutela.
    Se a coisa correr mal o Secretário de Estado tem quinze dias para dar o despacho e fazer a perra máquina do Estado actuar.
    Mas, até hoje, não há notícia de quaisquer irregularidades.
    Vamos ficar expectantes.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  27. Amigo e companheiro João Gante tive, agora, uma alembrança, que já aqui escrevi e que os jornalistas não me perdoam:
    Se metade do que acontece os jornais não dizem e se metade do que os jornais dizem não aconteceu, podemos concluir que os jornais não existem.
    Nem no meu tempo do MRPP faria melhor.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  28. Amigo Rodrigues Marques, tenho o prazer de lhe atribuir o prémio de melhor argumento para este post. Essa foi fenomenal.

    E...não é para querer estragar a festa, mas o Adelino Malho continua a ter razão, nisto da ETAP.

    Mas essa dos jornais...há-de figurar nos anais da História. É um retrato dos tempos.

    ResponderEliminar
  29. Uma nota de agradecimento ao Eng.º Rodrigues Marques. E felicitações pela bonita frase "Valha-me a pilinha do Menino Jesus." - é óptima, e está "gamadíssima" (para finalidades literário-artísticas, entenda-se)!
    De facto, todos estes grandes imbróglios conhecem desfecho público – mas, infelizmente, nem sempre publicado (quero dizer: divulgado, massificado, discutido até à exaustão). Tudo são fogos de artifício, que nos deslumbram nos céus mas de que ninguém se lembra já de ir apanhar as canas.
    À atenção das oposições políticas sérias e responsáveis, e dos jornalistas competentes da nossa terra! Há arquivos à vossa espera!...

    ResponderEliminar
  30. Eu já sei como é que o Eng. Rodrigues Marques vai fazer em relação a isto, vai desencantar mais uma pirueta literária para puxar o assunto para outro lado, mas...
    Considerei importante relembrar que a Câmara Municipal tem entre 20 a 25 milhões de euros por ano para gastar. Uma das opções que na Assembleia Municipal eu e a bancada a que pertenço tivemos oportunidade de defender foi a de investir financeiramente na ETAP para que saísse da então situação de falência técnica (Relatório e Contas de 2007, discutido em Junho/Julho de 2008). Resposta: a culpa da situação financeira da ETAP não é dos sócios, CMP, ACP e AIP, que apenas gerem a sociedade, mas sim do governo porque não gere as candidaturas dos cursos profissionais por forma a dar-nos sustentabilidade.
    A ETAP depende do QREN e da Administração Central porque os sócios entendem que assim tem que ser. Foi uma opção, mais uma vez não assumida, mas foi uma opção. O Sr. Eng. Rodrigues Marques até se lembrou de invocar o nome do Eng. Guilherme Santos e dum antigo presidente da AIP, candidato pelo PS à CMP há 8 anos como responsáveis pelos problemas actuais da ETAP. Isto não é uma questão de culpas porque o mal é tratável com pouco investimento. É uma opção. Suportem-na.

    Havemos de ter esta discussão muitas vezes, suponho eu, porque o futuro estratégico da ETAP deve ser discutido muitas vezes. Os sócios dirão que há pessoas que não devem discuti-lo, como disseram de mim. Mas a verdade é que o QREN dura até 2013, a torneira vai fechar e ou se investe ou lá se vai o dinheiro. E investir tem que ser numa perspectiva maior, visto que aquela escola terá mais futuro se estiver integrada numa rede de conhecimento e de apoios privados ampla e forte. E aconselham os especialistas que seja agora.

    ResponderEliminar
  31. Bom dia!

    Sr. João Coelho concordo consigo, em absoluto, no último paragrafo.

    Se queremos uma escola líder nacional temos de pensar grande e pensar grande é realmente uma rede de integração do conhecimento.

    Isto sim é discutir o futuro de uma escola e deixar a gestão corrente a quem de direito.

    ResponderEliminar
  32. O sr. Adelino Malho não têm razão, estou como diz o BOSS: não utilizem a escola como arma de arremesso político é mau de mais

    ResponderEliminar
  33. Esse argumento também não pode servir para enterrar qualquer discussão. Já aqui aconteceu e pela mão do Adelino Malho, sem dúvida. Também se pode pôr em causa alguns dos termos usados no post original. Mas o assunto faz sentido e é quem comenta que trata de o fazer arma de arremesso ou não.

    ResponderEliminar
  34. Amigo e companheiro João Coelho, boa noite.
    Levantas várias questões e, destas, permito-me destacar a última.
    Proponho que:
    Perguntes ao candidato à AM, Dr. Armindo Lopes Carolino, quando Presidente da Câmara Municipal de Pombal, porque é que nunca apoiou a criação de um Pólo do Instituto Politécnico de Leiria em Pombal, quando isso era possível.
    Perguntes, agora, ao Engº Narciso Mota, enquanto actual Presidente da Câmara Municipal de Pombal, o esforço que tem feito para integrar Pombal na tal rede do conhecimento de que falas.
    Perguntes, agora, ao Rodrigues Marques, enquanto dirigente associativo, o esforço que tem feito para integrar Pombal na tal rede do conhecimento.
    Perguntes, agora, à Dra. Ana Pedro quantos protocolos tem a ETAP assinados com Escolas Superiores e a funcionar.
    Pergunta, pergunta. Faz perguntas, mas à pessoa certa.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  35. Estimadas(os)” bloggers”, tenho lido os vossos comentários com atenção e verifico que uma notícia, na qual surge o meu nome, gerou alguma “confusão”.
    Esclareço que sou docente da ETAP e de todos os comentários que li apenas conheço um dos autores (Eng. Rodrigues Marques).
    Assim, e a bem da ETAP, sinto o dever de partilhar com todos alguns pontos:
    - A ETAP é uma grande Escola, que tem conquistado o respeito de todos ao longo dos anos;
    - A ETAP tem sido e deverá continuar a ser uma referência no Concelho de Pombal e concelhos vizinhos;
    - Tudo isto não é apenas obra de uma pessoa, mas sim de muitas. Algumas já foram (e muito bem) aqui referidas;
    - Todos os dias são muitos os funcionários (docentes e não docentes) que trabalham para esta obra e parece-me que estão a ser um pouco esquecidos;
    - Quando fui contactado pela imprensa (17 de Agosto) que me questionou se já tinha recebido o meu vencimento, fruto do meu trabalho, limitei-me a confirmar a informação que já tinham (fornecida por colegas de trabalho que têm receio de se identificar);
    - Já todos ouvimos falar das tranferências, das verbas, dos fundos, do Estado, da União Europeia, etc... Não lamento ter recebido apenas no dia 20, à tarde. Já por várias vezes se registaram “atrasos”, que embora causem transtorno a quem tem uma casa e uma família a seu cargo, obrigações para com terceiros, etc, todos acabámos por entender dentro do nosso espírito de colaboração. Lamento, sim, o facto de não ter sido dada qualquer justificação a todos aqueles que aguardaram pacientemente este desfecho e que sempre que perguntaram, legitimamente, o que se passava, receberam respostas desfazadas da realidade;
    - Penso que não merecemos ser assim tratados, como não merecemos ser considerados incompetentes e incapazes, ler nos jornais que há professores que ganham o triplo do que deviam (justificando assim a falta de verbas), e mais não digo por entender não ser este o espaço indicado para o fazer;
    - Eu já tomei a minha decisão e pedi a rescisão de contrato. A partir de 1 de Setembro já não serei funcionário desta Escola, que muito prezo, defendo e continuarei a defender;
    - Sempre defendi que a ETAP é feita por pessoas, e que a saída de uma, duas ou mais, não deverá abalar o seu prestígio. Mal será se dos que ficam, um dois ou mais, o fizerem. Não deixem que isso aconteça, contribuam todos para emendar o que está mal e melhorar o que já está bem.

    ResponderEliminar
  36. Amigo e Engenheiro Nuno Monteiro, boa noite.
    Li, com muita atenção, o seu comentário.
    Como sabe a vida diária da ETAP passa um pouco ao lado dos seus sócios que têm plena confiança em todas as pessoas que lá trabalham, quer sejam Professores, quer sejam funcionários. (Já nem tanto no Estado. Se quiser leia Governo).
    Nem de outra forma podia ser.
    Liberdade com responsabilidade. (Liberdade e responsabilidade muito fiscalizadas).
    Sabe, também, que na ETAP não há segredos porque se os houvesse não teria passado para os jornais que os Senhores Professores em vez de receberem no final do mês receberam no dia 20.
    Mas não passou para os jornais que no mês de Junho receberam o ordenado e o subsídio de Férias.
    E que este subsídio poderia ter sido atribuído noutro mês.
    Como corolário disto tudo foi notícia no Diário da República de ontem, e hoje nos jornais, que o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social foi autorizado a contrair um empréstimo para “tomar medidas extraordinárias (que diz o Ministro que é um expediente já utilizado noutras alturas) para enfrentar a crise”.
    A crise é o próprio Governo que a cria e quem faz dela caixa de ressonância.
    Certo de que a sua honestidade é a toda a prova e que veio à liça porque entendeu que o Engº Adelino Malho não tinha razão, por ser ele próprio caixa de ressonância dos jornais e da crise, sou
    Com consideração e estima
    Rodrigues Marques

    ResponderEliminar
  37. Ó engº Marques, se calhar o melhor era mesmo acabar com os jornais. Que lhe parece? Já faltou mais, hã...

    ResponderEliminar
  38. Parece-me que a Rede de Conhecimento e de Investimento Privado viria muito melhor ancorada no Centro Tecnológico que aparece nos programas políticos vai para 8 anos e nos orçamentos municipais vai para 5 anos e dos quais não vemos nada.
    Eu não tenho nada para lhe perguntar porque quando lhe perguntei mandou-me para a Conservatória e falou-me de Guilherme Santos, Armindo Carolino e António José Rodrigues.
    O seu esforço pode ser muito meritório mas se calhar deve andar a ser feito sem os apoios devidos, porque não ainda produziu resultados. Que me desculpem os partidários de Narciso Mota mas também não acredito na sua capacidade diplomática para trazer investimento e investigação para Pombal. Chamem-lhe preconceito, mas como não vejo resultados posso dar-me a esse luxo.
    Nunca disse mal da ETAP e acredite que na minha parca possibilidade fiz o que pude para que fosse ajudada. O que disse é que precisamente por ser uma escola de referência merecia investimento financeiro pelos sócios para não depender do Estado.
    Se quiserem discutir uma solução nesse sentido contem comigo.

    ResponderEliminar
  39. Desculpem o atrevimento, mas o que é a ETAP ?
    Parente, agradeço o teu sábio esclarecimento.

    ResponderEliminar
  40. Não sei se a pergunta é para mim mas...
    Podes consultar (assim que esteja activa) a página da Escola Tecnológica e Artística de Pombal em http://www.etap.edu.pt/ .
    Com os melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
  41. Ai Barreira, Barreira...que tu andas distraído.

    Tu que és das tecnologias, não sabes uma coisa dessas?

    Actualizate meu amigo. O Camarino sabe!

    ResponderEliminar
  42. Isto aqui já parece uma das academias do tempo do Bocage. Quarenta e tal comentários a discutir o sexo de um anjo?
    Não será demais?

    ResponderEliminar
  43. Senhor Professor,

    Olhe que se desautoriza. Os Anjos, como qualquer professor sabe e ensina, não têm sexo. Ao contrário do menino jesus do companheiro Rodrigues Marques, que tem pilinha como ele...(o diz)!

    Abraços

    ResponderEliminar
  44. Bom dia !
    Parece-me que o Sr. professor está a seguir as contradições da bíblia, mesmo assim direi que um menino sem pila passa a ser menina.

    Eu, cá, prefiro a menina têm menos chocolate

    ResponderEliminar
  45. Ó meus amigos, eu sei que está escrito que os anjos não têm sexo (e parece que mesmo os que se "salvam" e vão para o paraíso deixam de praticar, vá lá saber-se porquê.)Daí a inutilidade de discutir o sexo de qualquer anjo. Mesmo que seja uma gaja porreira e ...

    ResponderEliminar
  46. Boa tarde!
    Os Bin Laden*s não comungam da sua opinião: até dizem que lá do outro lado até 7 virgens para cada bombista (desgraçadas tanto tempo à espera)

    Os anjos deixam de praticar sexo por estarem cansados. Há bem pouco tempo cumprimentamo-nos e eu perguntei: como está? o SR. respondeu: cansado!

    Veja lá veja lá!

    ResponderEliminar
  47. Estimado parente,

    podes me dar o teu mail...

    É que o camarino não está contactável (creio que ele se encontra em vinho d'alhos aí algures pelo reino do algarve)

    Abraço

    ResponderEliminar
  48. Estou surprendido, ainda não o vi.

    o meu mail:jorgeferreira595e@gmail.com
    telm. 969375173

    Abraços

    ResponderEliminar
  49. Estimado Parente,

    Tentei esclarecer-me sobre a ETAP.
    Mas olha que anda po aí uma baralhada de peras.
    Só me falam em tachos. Que de facto antigamente aquilo funcionava como uma escola profissional mas depois deu em tachos.
    Tachos para a esquerda, tachos para a direita.
    Enfim, fiquei enjoado com tanto balanço.
    Ainda pensei naqueles tachos de barro, feitos e vendidos na Bajouca, para cozinhar as fabulosas tachadas.
    Disseram-me que não era esse tipo de tacho.
    Coloquei os meus neurónios á funcionar, e recordei o meu tempo de tropa e como soldado raso. Onde lavei e desinfectei muitos tachos com creolina concentrada. E nimguém morreu.
    Sendo assim aconselho a desinfectação dessa escola com creolina bem esfregadinha.
    PS: as minhas duas mandatárias pela juventude encontram-se com o Camarino, creio para lhe dar banho (só pode). Agradeço que lhe digas para as libertar.
    Abraço e obrigado pelas tuas observações...

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.