18 de agosto de 2009

É preciso é seguir a pista!

Há entre nós uma nova paixão. Chama-se Aeromodelismo. Ae-ro-mo-de-lismo. Fiquei a saber sábado à noite, quando ouvia uma dissertação do senhor presidente numa festa de um clube de... Atletismo. Ainda julguei tratar-se de um lapso, pois que os muitos adeptos da modalidade reclamam para Pombal uma pista, no Estádio Municipal, que sirva a todos. Mas não. O homem repetiu aquilo. E voltou a repetir. E ainda disse não-sei-quê de falar com verdade e com rosto. A cena passou-se em Vermoil, onde o Atlético local comemorava bodas de prata.

27 comentários:

  1. Fica um abraço de parabéns ao Atlético Clube de Vermoil pelo excelente trabalho que tem feito e pelo amor com que lhe dedica uma "certa" rapaziada que teimosamente vai demonstrando que é possível fazer impossíveis.

    ResponderEliminar
  2. Bom Dia,
    Pois fique-se a saber que aquela é a maior pista do país….que certamente daria para construir meia dúzia de pistas de atletismo, em volta do Estádio Municipal, (ultimamente transformado em Rockódromo). Parece que só a aquisição dos terrenos chegou aos 180 mil euros, já para não falar nas toneladas de Touv-Venant e Asfalto necessários para mais uma grande obra no concelho.
    Mas seria bom comparar quantos praticantes de atletismo e aeromodelismo existem por cá. Não tenho dúvidas que certamente umas largas dezenas em comparação com meia dúzia de praticantes de aeromodelismo.
    No entanto o que mais me choca é a localização de tal aparato, em Zona REN (Reserva Ecológica Nacional) e RAN (Reserva Agrícola Nacional). Foi colocado um tapete de asfalto de 1Km de comprimento por 16 metros de largura numa zona agrícola (!!!), ficando ali totalmente desenquadrada. Os proprietários dos terrenos circundantes não podem construir uma “barraca” em tijolos para alojar as suas alfaias agrícolas, mas na terra do quero, posso e mando não há impossíveis. Uns podem tudo os outros não podem nada.
    Era bom que se explicasse a quem paga estas brincadeiras (todos nós) quanto custou aquela “obra”, que trará Pombal para a abertura de todos os telejornais :) durante uma semana (de 21 a 28 de Agosto), altura da realização do campeonato do mundo de aeromodelismo.
    Só por curiosidade a terra que acolhe o “Aeroporto” é o Casalinho, fica a 3 Km de Pombal e …não tem saneamento básico. Pois eu sei que isso não é importante….ou não interessa que se saiba.
    Victor Gonçalves (Casalinho)

    ResponderEliminar
  3. Sim, João, às vezes roça o impossível.

    Victor, obrigada pelo esclarecimento integral. Suspeitava de parte disso, mas estava longe de imaginar que a cena fosse tão..."completa".

    ResponderEliminar
  4. João, em nome do Atlético Clube de Vermoil ( ACV), obrigado pelas palavras.
    Deixa-me no entanto dizer que com a pista ( a de atletismo claro!), ninguém faz ideia de quantos impossíveis o ACV, seria capaz de tornar possíveis.
    Temos uma infraestrutura de excelência durante o Inverno ( a Pista Coberta) que em apenas três meses que está instalada, nos permitiu no espaço de dois anos, evoluir de uma forma que passa despercebida por todos.
    Aproveitando a deixa ....cá vai
    Há sensivelmente 2 anos o nosso clube possuía nos escalões jovens apenas 2 Benjamins e um Infantil. Neste momento o Clube possui 71 atletas, dos quais 58 são de escalões de formação.
    E neste espaço de tempo fomos trabalhando com os meios limitados que certamente são conhecedores. Mas apesar das nossas limitações conseguimos, vários lugares de relevo na área da formação, desde Janeiro de 2009 até Junho 2009 ( seis meses).

    - Campeão Distrital no Olímpico Jovem em 110 metros barreiras Juvenil Masculino
    - Campeão Distrital no Olimpico Jovem 4 x 100 metros Juvenil Masculino
    - Campeão Distrital no Kilómetro Jovem em Iniciados Masculino
    - 7 atletas representaram a ADAL ( Associação Distrital Atletismo de Leiria) em várias provas . De salientar que a ADAL é uma das selecções, senão mesmo a selecção mais forte do pais no que a formação diz respeito.
    - Atleta Kevin Santos fez parte da equipa dos 4 x 100 Metros que foi ao pódio ( medalha de Bronze) no Olímpico Jovem Nacional, sendo seleccionado para representar a ADAL
    - Benedito Santos foi vice campeão dos 1000 metros Olímpico Jovem das Beiras e vice campeão distrital no Olimpico jovem distrital na distancia de 1000 metros
    - Filipa Freire foi vice campeã no olímpico das beiras no lançamento do peso em infantil feminino
    - Ficámos em Quarto Lugar no Km distrital nacional, apenas superados pelos “ tradicionais” Juventude Vidigalense, Bairo dos Anjos, C A Marinha Grande.
    - Campeão Distrital de Benjamins em Salto em Comprimento.
    - Campeão Distrital nos 250 Metros Barreiras em iniciados masculinos
    - Campeão Distrital nos 1500 Metros obstáculos em iniciados masculinos
    - Campeão Distrital nos 4 x 100 metros em juvenis masculinos
    - Vice campeão distrital nos 1500 metros iniciados masculinos
    - Vice campeão distrital nos 100 metros barreiras iniciados masculinos
    - Vice campeão distrital no arremesso de bola benjamim masculino
    - 3 º lugar nos 80 metros barreiras infantis femininos
    - Vice campeão distrital nos 300 metros barreiras juvenis masculinos
    - Vice campeão distrital nos 110 metros barreiras juvenis masculinos
    - 3º lugar por equipas masculino no campeonato distrital Juvenis masculinos

    Agora imaginem-nos com uma pista de tartan instalada e devidamente equipada no estádio municipal de Pombal.
    Mas esse dia há-de chegar...eu sei que sim.
    Sei que a Câmara está empenhada em instalar a pista ( Qual?...penso que ....as duas.....).No entanto, a colocação de uma pista de atletismo implica uma série de requisitos técnicos que muitas vezes dificultam o avanço da obra. Ela é no entanto imperiosa. Pombal já o merece! os amantes do Atletismo também! E o atletismo tem dado muita projecção a pombal ( pista coberta) assim como a...Portugal
    Um abraço a todos e desculpem a maçada. Faço-o por amor ao ACV.

    Filipe Leitão
    (anterior presidente do ACV) e actual responsável pela formação.

    ResponderEliminar
  5. Pois é, Paula Sofia, Mas se pensa que esta nova paixão, só existe em Pombal (cidade), está redondamente enganada.
    Ainda bem recentemente, a Junta de Freguesia do Carriço, adquiriu por 35.euros, um terreno que visa "a implantação de pista de aeromodelismo para a realização do Campeonato Mundial de Aeromodelismo que se vai realizar no concelho de Pombal".
    Na verdade, a Sede de Freguesia do Carriço, não tem qualquer local adequado para a prática de qualquer desporto, facto que me leva a pensar, ser desejo deste executivo a massificação deste novo passatempo, em detrimento dessa mesma massificação para outro tipo de desportos, nomeadamente o atletismo, futebol,basquetebol,etc, mais adequados (na minha opinião) para a formação dos nossos jovens.
    Mas é assim...são gostos!...e estes, não se discutem!...

    ResponderEliminar
  6. Olá Lino. Eu percebi que a dimensão...
    E note, não tenho nada contra. Desde que se faça primeiro o resto, aquilo que - como a pista de atletismo - faz falta todos os dias e a muitos de nós, e não apenas à meia dúzia que em boa hora teve arte e engenho para convencer o poder autárquico (Oh céus, como é fácil convencê-lo!)
    Ou seja: não temos meia dúzia de metros de verde para os miúdos brincarem, mas temos pistas e campeonatos mundiais de aeromodelismo. É tudo uma questão de prioridades.

    ResponderEliminar
  7. Como é evidente, houve um lapso da minha parte. O valor do terreno foi de 35.000 euros e não 35 euros. As minhas desculpas.
    Quanto à sua necessidade ou não, pois é, é a tal questão de prioridades!...

    ResponderEliminar
  8. Estou a ver, quando ha interesses politicos a obra anda, quando não há a obra pára. Nesta ordem de ideias temos o pavilhão do Louriçal á espera do novo Executivo para ser iniciado e quem paga as favas são os jovens da Freguesia que vão a continuar a jogar Futsal á chuva ou em pavilhão alugado. Isto tudo acontece numa Freguesia que é Rainha da zona Centro na modalidade de Futsal, tanto em qualidade como em numero de praticantes. Nem a Srª da Boa Morte nos vale.

    ResponderEliminar
  9. Mais uma vez falamos de opções.

    A ideia do Aeromodelismo por si não me incomoda. Mas também não estranho que muita gente estranhe como é que se aposta tanto numa coisa para um único evento de grande dimensão (quem se lembra do Mini Golfe?), mas será mesmo de espantar quando quem exerce o poder normalmente não envolve nem explica às pessoas as decisões que toma? Não se trata de não fazer investimentos enquanto não acabarem outros (saneamento básico, por exemplo), senão não se fazia nada, mas apenas de, tomando uma opção - no caso querer colocar Pombal na rota do Aeromodelismo (eu não iria por aí enquanto prioridade, mas enfim... gostos e opções de quem está no poder) - explicar qual a vantagem que daí se retira para o futuro de todos e, principalmente, de quem ali vive. É que, assim de repente, aquela suinicultura paredes meias com o rio, do lado de Águas Ferreas, bem parece ser de intervenção mais importante. Seguramente que o aeromodelismo até poderia calhar melhor numa zona sem aqueles cheiros, por exemplo. Ou então a asfaltagem que levantou a estrada, cortando o acesso a terrenos.

    Há investimentos que podem trazer benefícios. Saiba-se explicar, concretizar e agir de modo a que haja retorno efectivo. "Só" isso.

    Porque senão fica-se sem perceber quais as opções tomadas e as implicações das mesmas.

    ResponderEliminar
  10. O aeromodelismo será, daqui a vinte anos, o desporto mais praticado no concelho. Seguido de perto pelo mini-golfe e pela preservação do património histórico.

    ResponderEliminar
  11. Onde disse cortando, leia-se dificultando.

    ResponderEliminar
  12. Concordo inteiramente: o aeromodelismo ou é um disparate (um descuido?), ou é uma estratégia que podemos considerar boa ou má se a percebermos. Urge que a expliquem para que a percebamos!

    ResponderEliminar
  13. Acho que podemos esperar sentados. Também é uma modalidade na qual têm aumentado os praticantes...

    ResponderEliminar
  14. A estratégia é boa. Por falar nisso, como é que ficou o caso PombalViva, alguém sabe? Sempre se alteraram os estatutos, ou não foi preciso?

    ResponderEliminar
  15. Ja agora...... tiraram a Ferrugem do monumento ah Ferrugem??????AHHH e a borracha dos pneus nas paredes ferrugentas????
    Na proxima semana vou verificar se teve algum progresso a Estrada de Lagares aos Netos.... mais um projeto em cima do Joelho do Sr Presidente.

    ResponderEliminar
  16. Faz todo o sentido. Tendo em conta que anda por aí muita gente com a "cabeça no ar", a melhor estratégia é apostar em actividades que de algum modo se relacionem com o mundo aéreo.

    ResponderEliminar
  17. Por falar em pavilhões alugados ...
    Vós sabíeis que o lugar do Paço, freguesia de Almagreira, tem uma equipa de futsal no campeonato nacional e que, coitados ..., para treinar essa digna equipe, têm de alugar o Pavilhão da Redinha, que por sinal, está às moscas????
    Não será isto um bom exemplo de uma má administração?

    Reflictamos ...

    Sempre Vosso
    Poeta da Treta

    ResponderEliminar
  18. Bom dia!
    Eu cá por mim colocava um pavilhão à porta de cada munícipe e estava o assunto resolvido.

    A guerra dos pavilhões faz-me lembrar a década de 80 na qual, pelas aldeias, sempre que uma família comprava um tractor o vizinho comprava um ainda melhor. Hoje os tractores estão a apodrecer nos alpendres. Ou ainda: a aldeia A tinha uma escola logo a aldeia B reivindicava uma escola ainda melhor e a câmara satisfazia os munícipes. Hoje, à semelhança dos tractores, também as escolas estão sós e abandonadas.

    Chama-se a isto planeamento ..... ! que planeamento ... !

    ResponderEliminar
  19. Pois, isso é coisa que também não há.

    Um dos traços de qualquer governante que se queira dar ao respeito (em alternativa a ser temido, por exemplo), tem de passar por decidir o que fazer, como fazer, explicando o que faz. E tomar decisões que muitas vezes podem ser impopulares. Exemplo: no Pinhal Interior, os concelhos de Pedrogão Grande, Figueiró e Alvaiazere uniram-se para construir uma única Zona Industrial. Manda o vício municipalista que cada concelho deve ter uma, lógica que se vai repetindo na escala das Freguesias, quando muitas vezes o que interessa é assumir os investimentos mais rentáveis. Todos gostaríamos de ter tudo à nossa porta, mas tal é impossível e mais vale, em vez de replicar investimentos só porque se quer e o outro tem, pensá-los para suprir efectivas necessidades que existam ou que possam vir a aparecer.

    Mas assim entramos na pescadinha de rabo na boca: no actual estado de coisas, todos querem, e se não se faz, é-se incompetente ou atacado por não se ligar àquela terra, logo faz-se em todo o lado.

    No fundo, é definir onde se quer estar, em relação a vários tipos de equipamentos ou de mais-valias humanas, daqui a x tempo, e o que fazer para chegar lá.

    Outro exemplo: 3 milhões a gastar no Castelo de Pombal - Para além da placa de inauguração, vamos tê-lo como centro de quê? Vai ser um núcleo museológico estruturado e pensado, por exemplo, à volta dos Templários (note-se que nem Tomar tem uma coisa destas, que poderia ser uma enorme mais-valia em termos turísticos)? Pretende-se requalificar o Castelo, todos sabemos.

    Também se quis requalificar a Praça Marquês de Pombal (e vem aí outro projecto/programa), mas continua a faltar vida constante, apesar das iniciativas que, e bem, procuram aproveitar o nosso grande "postal" (faltam árvores, mas pronto, voltamos aos gostos). Fez-se um parque de estacionamento exíguo, que ainda pagamos, sem que se conseguisse atrair vida para lá, sem que se procurasse colocar lá repartições públicas (aos anos que falei nisso) ou sem que se resolva a questão da Casa Mortuária. Em vez de se fazer tudo por fases, porque não assumir que há prioridades locais capazes de influenciar positivamente o desenvolvimento local?

    Idem para o Casarelo, idem para o Vale do Casalinho, idem para os Poios.

    Veja-se, e a terminar os exemplos, a aposta no Osso da Baleia, onde o investimento efectuado e a efectuar (Parque de Campismo Ecológico) é uma exemplo claro do que deve ser feito e como deve ser feito, desde que, como diz o Jorge Ferreira, não se transforme o Osso da Baleia num Pedrogão.

    ResponderEliminar
  20. Boa tarde!
    Peço desculpa a todos ( assunto particular)peço Dr. João Alvim, que já tenho resposta para ele.

    ResponderEliminar
  21. Caro DBOSS, não pedia resposta, tanto que penso que nem o contrariava, mas por favor, dê mais achegas à questão do planeamento/opções para se continuar esta discussão, já que muitas vezes aqui se discute ruído em vez de questões concretas.

    ResponderEliminar
  22. Excelente, o texto do Dr. João Melo Alvim. Um bom objecto de estudo para: reuniões de Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia. Afinal, "fazer melhor" não é nada de sobre-humano. Mais duas ou três destas do mesmo autor e cuido que até considerarei desistir da minha candidatura à Assembleia de Freguesia de Pombal, em favor da dele...

    ResponderEliminar
  23. Sopas

    Se ainda fosses a Joana Amaral Dias, podia sair um convite, mas assim sendo terá que ser à força de posts.

    ResponderEliminar
  24. Bom dia !
    João Melo Alvim estou de acordo consigo as discussões por vezes alimentam o nosso ego e em simultâneo racionalizamos, equacionamos, a qualidade dos investimentos em prol da comunidade.
    Sem dúvida que da conversa se faz luz e, conversar na net, é vantajoso porque não precisamos de moderador.

    Quando me refiro ao planeamento não é por acaso porque, por este andar, vamos ter investimentos loucos em pavilhões, mal equipados, por todas as freguesias e estes ficam com índices de ocupação nulos passando a ser elefantes brancos. Não é só construir pavilhões, eles têm custos de manutenção elevados.

    Devíamos pensar grande e pensar grande seria fazer pavilhões, poucos, bons e bem equipados, em pontos estratégicos de forma a servir o maior número de pessoas e escolas, à semelhança dos agrupamentos de escolas. Há certamente investimentos idênticos ao dos pavilhões, é necessário racionalizar custos e racionalizar é planear.

    Sinto orgulho quando na década de 80 fiz uma batalha na Assembleia Municipal contra a plantação de escolas primárias no concelho, fui derrotado, vinte anos mais tarde vieram ao encontro daquilo que sempre defendi, fazer agrupamento de escolas. De notar que as escolas plantadas na década de 80 hoje estão às moscas.

    Pombal têm condições estratégicas excelentes para organizar qualquer final das modalidades ditas de salão, acessibilidades, (auto estrada, comboios, equidistância entre Lisboa e Porto), capacidade organizadora, população com gosto pelo desporto, está a 40 Km de 3 grandes centros urbanos com os quais têm excelentes vias de comunicação. FALTA O ESSENCIAL: um bom pavilhão.
    Parafraseando o Sr. Sopas "não fazer nada fica mais barato".

    Há poucos dias vi um comentário neste blog no qual era dito que já alugavam pavilhões será que é verdade?

    ResponderEliminar
  25. Sim é verdade, neste Concelho ha equipes que tem de alugar pavilhões, e até pavilhões privados, porque a na sua freguesia a sua construção arrasta-se. É A VIDA

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.