7 de agosto de 2009

Castigo?


Em Ansião, a CDU repete a candidatura de Nídia Valente à câmara pela quarta vez consecutiva!
Pergunto: não deveria haver, também, limitação de candidaturas consecutivas (falhadas)?
Em Pombal, a CDU, pelo menos, vareia.

22 comentários:

  1. Amigo, companheiro e camarada Adelino Malho, bom dia.
    Mas que raio é a CDU? E em Ansião?
    Não era suposto tu batalhares pela “vitória” do Partido Socialista em Pombal e fazer o pleno.
    Está visto, revisto e mais que visto que capitulaste.
    Eu compreendo que a melhor defesa, nos casos desesperados, é o ataque.
    Mas atacar pelo flanco, parece-me que não é a melhor estratégia.
    Mas tu lá saberás.
    Entramos no campo do domínio dos deuses?
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Repetir até sair bem é um processo didáctico eficaz.

    ResponderEliminar
  3. A limitação de mandatos não tem por base o "desenjoar" do eleitorado, mas sim tentar ultrapassar/restringir poderes instalados. Se quiseres, Malho, podemos ve-la como uma "vacina anti-corrupção", apesar de ser uma medida que não a resolve... apenas deixa menos condições para que se desenvolva. Ora, não me parece que candidaturas consecutivas, sem acesso ao poder executivo, apresentem esse risco.
    Quanto ao facto de considerares estas candidaturas como "falhadas", não posso opinar sem conhecer o caso concreto. Mas não ser eleito, ou não ter "a mão no poder", nem sempre é sinónimo de falhar. Poderá sê-lo em partidos cuja única "líbido" é o poder (PSD - claramente, PS actual também, CDS de Portas também), mas não o será certamente na CDU.

    ResponderEliminar
  4. Caro Gabriel,
    Está justificado. E compreendido.
    Boas,
    AM

    ResponderEliminar
  5. Caro Amigo Nuno Gabriel desta vêz estou totalmente de acordo contigo. Por vezes os partidos só avaliam as pessoas, pelo numero de vezes que conquistaram o eleitorado, mas isso por vezes é errado, andam para aí muitos politiqueiros que ganham consecutivamente eleições á custa da mentira, prepotencia, arrogancia, perseguições polticas e pessoas, instigação de climas de medo e terror, ou seja verdadeiros Ditadores em plena democracia. Nós sabemos como se ganham eleições neste pobre país, á custa das promessas ao Zé Povinho e manipulações da comunicação social e perseguição politica, pessoal e económica aos adversários.

    ResponderEliminar
  6. O farpeiro Roque está sempre de serviço, que democracia é a dele?
    A sua arma deve ser a infiltração à semelhança dos espiões

    ResponderEliminar
  7. A minha arma é o combate á imbecilidade, propotencia, arrogancia e vaidade.

    ResponderEliminar
  8. Já percebi que a camarada não será apessoada como a Drª Odete. Só o Professor e o Nuno Gabriel vieram à liça por ela.Não se elegem curvas pecaminosas,nem palminhos de cara, nem cabides de guarda roupa. Por isso, mesmo sendo ela candidata a Ansião, não há quem desembainhe a espada por ela e lhe faça o "panegirico". Onde andam o Adelino Leitão e o Adérito Araújo? Custa-me ver uma dama tão desapoiada.

    ResponderEliminar
  9. Caro Jorge Ferreira,
    Agradeço a boa conta em que, pelos vistos, me tem, julgando-me (elogiosamente) abnegado e desprendido das "coisas carnais". Mas em abono da verdade, não posso aceitar o elogio. A verdade é que a minha defesa da candidata ansianense (que procurei fazê-la com vigor) foi em boa parte motivada pelo facto de a ter achado particularmente atraente!

    ResponderEliminar
  10. Amigo, companheiro e camarada Nuno Gabriel, boa noite.
    Mau! Mau!
    Se fosse comigo, o meu GPS particular já estava com as orelhas alertas!
    Coisa de mulheres.
    Cuida-te!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Jorge Ferreira têm toda a razão!
    não percebo a indiferença dos nossos amigos Adérito Araujo e Adelino Leitão
    A Sra. até é simpática e Ansião precisa de uma mulher na Câmara com ideias novas

    ResponderEliminar
  12. Gabriel...Gabriel. Falas muito mas sei perfeitamente que consegues diferenciar política de "coisas carnais", mas se conseguires as duas numa só!
    No entanto, a aparência é muito importante na nossa sociedade, e quando se trata de mulheres, se forem "bouas" ganham logo uns apoiantes extra.
    Acho que vou começar a cuidar da minha aparência com a vista a candidatar-me daqui a quatro anos!

    ResponderEliminar
  13. Farpeiro Roque enumerou tantos atributos em qual deles se inclue?

    ResponderEliminar
  14. Algum dos "da casa" pode postar sobre as afirmações de Manuela Ferreira Leite? Tantas, tão descabidas, tão apetitosas, que acho uma pena não as podermos dissecar aqui.

    ResponderEliminar
  15. Afirmações de hoje, queria eu dizer. Sobre o Antonio Preto, por exemplo! Mas há outras... uma pérola!

    ResponderEliminar
  16. Não sou da casa mas volta e meia mando umas pedras às janelas. É como se fosse, portanto. Aqui está um excerto do artigo do Público sobre Manuela Ferreira Leite/António Preto:


    Falando sobre o caso de António Preto, a líder do PSD afirmou que "não foi a única pessoa" a incluir António Preto nas listas de candidatos a deputados e defendeu que se o excluísse estaria a "antecipar-se" em relação à Justiça.

    Manuela Ferreira Leite lembrou que António Preto é "alguém que é deputado" e que já é deputado "há mais de uma legislatura".

    "Não sou a única pessoa que o incluiu como arguido, já na anterior lista isso foi feito e ninguém disse nada, isso é um aspecto fundamental", disse.

    A presidente social-democrata notou que Preto "não está acusado de nada no exercício de funções públicas" e que "as leis que falam sobre a matéria são todas exclusivamente relacionadas com actos que alguém tenha praticado no exercício de funções públicas".

    "Não é o caso, são casos de natureza privada sobre os quais eu não tenho que me pronunciar, tenho apenas que esperar aquilo que legitimamente todos devem esperar que é a decisão da Justiça, eu não tenho o direito de me antecipar dando eu a minha própria sentença", advogou.

    Questionada novamente pelos jornalistas sobre se este caso poderia afectar a "política de verdade" utilizada como 'slogan' do partido Ferreira Leite foi lacónica: "Em nome da verdade eu não tomo atitudes que considero incorrectas do ponto de vista ético e político", concluiu.


    O resto do artigo está em:

    http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1395655&idCanal=12

    ResponderEliminar
  17. Eheheheh... ó meu caro Rofrigues Marques, esta vai ser dificil de defender!
    O argumento "ele já lá estava" é delicioso. Uma vez eleitos, só podem sair... quando morrem? Para o argumento ser levado a sério, ela teria que reconduzir todos os anteriores. Olhe, a Ofélia também já lá estava, por exemplo.
    Quanto à natureza dos crimes de que é acusado, é outra parvoíce! Resumidamente, é acusado de ter recebido, só de uma vez, 40 Mil Euros, numa mala, de um empresário acusado de corruptção e branqueamento de capitais (o dono da escola de condução de Tábua). Quero lá saber se é público ou privado? Não sabemos se o tribunal o vai conseguir condenar ou não (eu aposto que não... para variar). Mas o certo é que chega e sobra para não ter moral para se candidatar. E este principio (de "inviabilizar" suspeitos ou acusados) foi defendido pelo PSD de Marques Mendes e Menezes. Será que MFL abandonou o conceito? Que o diga de vez...
    Uma verdadeira anedota. Mais um passo importante na credibilização da política!

    ResponderEliminar
  18. Amigo, companheiro e camarada Nuno Gabriel, boa noite.
    Não fujo ao tema.
    Vou pensar.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  19. Não pense tanto, Rodrigues Marques... se ao fim de tanto tempo não arranjou explicação, se calhar é porque a coisa é mesmo um disparate pegado! :)

    ResponderEliminar
  20. Amigo, companheiro e camarada Nuno Gabriel, bom dia.
    Já pensei!
    Todavia afazeres sociais (Festas populares = caça ao voto que o meu adversário já tem o seu aspirador a trabalhar) fizeram-me esquecer que tinha pensado.
    Vamos à coisa.
    É sabido que eu concordo com a limitação de mandatos.
    É sabido que não há nenhuma escola, sem ser a escola da vida, que prepare quadros para a coisa pública.
    É sabido que, de todo em todo, não é pacífica a feitura de listas, seja para que órgão do Estado for.
    É sabido que os cidadãos, por dá cá aquela palha, correm o risco de se transformarem em arguidos.
    É sabido que os cargos de eleição política são mal remunerados, comparativamente com os de nomeação política, ou dos gestores do Estado.
    É sabido que a carne é fraca.
    É sabido que o povo, ou o povão, se quiseres, diz que o poder corrói, sem ser corrosivo ou corruptível.
    É sabido que o povo, ou o povão, se quiseres, tem a sua sabedoria popular.
    Amigo, poderia aduzir mais alguns argumentos, todavia penso que os que pensei já respondem às questões que tu colocaste e muito bem.
    Tal como Frei Tomaz, faz aquilo que eu digo e não aquilo que eu faço.
    Amigo Nuno Gabriel certo de que é um prazer trocar opiniões contigo e que, no caso vertente, respondi, cabalmente, ao teu desafio, resta-me desejar-te um
    Bom Domingo.

    ResponderEliminar
  21. Amigo e companheiro Nuno Gabriel, boa noite.
    Lá eu ter-me esquecido de que tinha pensado, vá que não vá.
    Agora tu, que me desafiaste a pensar, teres ido de férias, apesar do nosso Primeiro ter decretado o fim das férias, é que é muito grave.
    Cuida-te, com aquele
    Abraço.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.