9 de julho de 2020

Falta de transparência nas eleições da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Pombal?

Sempre se soube que, havendo duas listas para os órgãos sociais e estatutários, haveria naturalmente um frenesim a que a instituição não estava habituada e era um sinal de alternância democrática. É a primeira vez que acontece.

Há, no entanto, relatos de aspectos menos transparentes como a recolha por parte de membros das listas dos votos em casa dos associados fazendo aproveitamento do fraco conhecimento destes sobre o processo. A maior parte dos associados não o são por escolha ou por interesse mas porque em tempos era a única forma de ter acesso a alguns serviços financeiros, hoje normais. É por isso que grande parte pertence a uma classe etária bastante avançada. 

Alegadamente, ao chegarem as cartas a casa dos associados, membros das listas, munidos de listagens, vão de casa em casa recolher os boletins assinados, nem sempre preenchidos e responsabilizam-se por os fazer chegar por correio. Independentemente de quem ganhar, a percepção de falta de credibilidade do processo não será favorável à imagem da instituição.

7 comentários:

  1. Sou cliente da CA ha mais de 30 anos, foi a minha primeira conta e nunca percebi bem como aquilo funciona. Quem são os sócios ? os clientes ? Os investidores nos produtos CA ? Aquilo funciona como algumas "Associações" do nosso Concelho, controladas pelos mesmos há décadas, recebendo apoios e dando empregos á família e amigos, gerindo aquilo como se fosse a sua quintinha pessoal.Por isso não interessa a ninguem que as eleições sejam muito divulgadas e participadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parece que seja assim, caso contrario a CA Pombal não chegaria ao topo nacional com os resultados que tem.
      Estes resultados são resultado da competência dos gestores e colaboradores como em todas as organizações.
      Quanto ao conteúdo do post, a ser verdade, é lamentável aproveitar a falta de informação dos sócios para beneficio eleitorais, e coloca em causa a forma como foram usados dados pessoais dos sócios. Mas para tudo isto haverá instituições ou organismos para controlar.
      O mais importante é a participação.

      Eliminar
  2. Lamento que a nossa instituição, Caixa de Crédito Agrícola Mútuo C.R.L. Pombal, esteja a sofrer uma degradação da sua imagem. A Lista A candidata às eleições, da qual sou representante e candidato a Presidente do C.A., não se revê nas práticas descritas na presente publicação, das quais se demarca, e às quais é totalmente alheia.
    Aproveito para deixar o apelo a que todos os associados participem no acto eleitoral agendado para o próximo sábado dia 11 de Julho.

    Albano Carreira

    ResponderEliminar
  3. Esclareço o postulador que não é a primeira vez que há 2 listas!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode-me indicar quando houve a mesma situação?

      Eliminar
    2. Não me recordo da data mas lembro-me que um o Sr. Jaime Roriz era o impulsionador da lista e que houve uma concertação na lista da direcção e que as listas para o concelho fiscal e assembleia geral foram derrotadas. O Sr. Carlos Courelas e o Sr. Gante lembram-se com toda a certeza e têm dados mais precisos

      Eliminar
    3. Enquanto representante da lista B, proposta pelos associados, e candidato à Mesa da Assembleia Geral, lamentamos tudo o venha por em causa o bom nome da Instituição e tudo o que pretenda manter a falta de informação e de participação dos associados.
      Esta foi a primeira vez que os associados foram contactados para o exercício do direito de voto e de participação em assembleias gerais, oportunidade que devem aproveitar para mostrar a importância da participação na vida associativa da Instituição.

      Eliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.