Esta não é a crónica de uma morte anunciada, porque era suposto estarmos ainda a viver um certo estado-de-graça pós eleitoral. Mas a realidade é um problema. Uma chatice.
As cerimónias de posse dos novos executivos autárquicos- que se sucedem por estes dias, por todo o concelho de Pombal - estão a sair melhor que a encomenda.
Primeiro foi no Carriço, quinta-feira à noite: Ao cabo de três mandatos absolutos como presidente da Junta, Leovigildo Fernandes bateu com a porta mesmo antes de tomar posse na Assembleia de Freguesia. Leu uma carta duríssima e disparou em várias direcções, acertando sem medo na vereadora Ana Gonçalves (por causa da Praia do Osso da Baleia) e - estranhamente - no seu presidente de sempre, Narciso Mota. Ficaram gravadas acusações sérias que aludem a chantagens e falta de apoio, que certamente a rádio 97 FM há-de colocar no ar durante o dia de hoje, sábado.
Ou seja: já não bastava ao Carriço a delicada posição do novo presidente da Junta (também funcionário da Câmara Municipal), eis que o mandato começa assim, neste clima crispado.
Depois foi Almagreira, na noite passada (sexta-feira). Fernando Matias preparava-se para começar o último dos três mandatos que a lei lhe permite (depois de ter ganho as eleições, embora sem maioria absoluta), mas pelos vistos não percebeu que o PSD já não manda sozinho lá na terra. Recusou integrar no executivo os eleitos do CDS e do PS, Pedro Pinto e Aldina Pedro. Resultado: a proposta de constituição do executivo da Junta foi chumbada, pelo que as eleições vão repetir-se naquela freguesia.
Ao final da noite, o cabeça de lista do CDS à Câmara, José
Guardado (natural de Almagreira), publicou no Facebook uma nota sobre o
episódio: "Decorreu hoje em Almagreira
a cerimónia de Instalação da nova Assembleia de Freguesia.
Infelizmente o PSD, apesar de não ter tido a
maioria e menosprezado CDS/PP, que não esqueçamos foi a segunda força mais
votada, quis fazer passar à força, sem qualquer cedência para com o CDS ou PS,
a sua lista para o executivo, esquecendo-se que não tem maioria absoluta.
Naturalmente que, primeiro
em lista e depois uninominalmente, viram as suas propostas todas chumbadas por
5-4.Funcionou a democracia!
Grave foram as reacções dos
novos chefes do PSD de Pombal (Diogo Mateus e João Pimpão) que produziram ameaças
que não auguram nada de bom para a democracia no concelho.
Quero acreditar, do que
conheço de ambos, porque os tenho como pessoas de bem, que já devem estar
arrependidos do que disseram!"
Isto promete.
Ontem em Almagreira os presidentes das concelhias do PS e do CDS não permitiram que a Junta de Freguesia fosse instalada.
ResponderEliminarOs eleitos do PSD em Almagreira (que por um voto não têm a maioria na Assembleia de Freguesia) desenvolveram, nestas últimas semanas, contactos com a candidata do PS (Aldina Pedro) para tentarem encontrar uma solução de governabilidade para a freguesia, contactos que foram infrutíferos pelas razões que a própria conhece e esclarece.
Ontem todas as votações para os vogais da Junta de Freguesia foram sistematicamente chumbadas pelos votos contra do CDS e do PS.
Ao CDS e ao seu líder concelhio eu perguntei :
1º Se o partido se revia naquela acção?
2º Se ele gostava que em Abiul (freguesia onde o CDS não tem maioria na assembleia) que o PSD tivesse comportamento igual àquele que o CDS estava a ter em Almagreira?
Ontem à noite, depois de já estarem concluídos os trabalhos em Almagreira, tive também oportunidade de, em nome do PSD, declarar que o PSD vai viabilizar a eleição do executivo da Freguesia de Abiul e que em Abiul o PSD vai propiciar todas as condições necessárias à governabilidade da freguesia.
Huuuummm...
ResponderEliminarEm Abiúl, ... manda ... e o Agostinho obedece!
Em Almagreira, foi o que foi!
Já se vislumbram volte-faces no horizonte...!
Como podia o PSD adivinhar que o PS nao faria o seu "voto educadinho e cumpridor da etiqueta" a que nos acostumou? :)
ResponderEliminarJoão Pimpão, "Ontem em Almagreira os presidentes das concelhias do PS e do CDS não permitiram que a Junta de Freguesia fosse instalada." - Eu pergunto, e o que fez o presidente da concelhia do PSD para viabilizar a instalação da Assembleia.
ResponderEliminarPor outro lado não me parece que o PSD tivesse "ketchup" para ir outra vez as urnas em Abiul, só se fosse para levar outra sova...
Na página da 97 FM, pode ouvir-se a gravação da carta de Leovogildo, no noticiário de 19 de Outubro. http://pombal97.com/index.php?lang=pt
ResponderEliminarJa era de esperar este resultado. Agora com novas eleições será que vão mudar os protagonistas ? Pois estamos a ver que estes não se entendem. Quanto ao Carriço, prevejo um mandato muito dificil, tanto mais que todos sabemos que o actual Presidente só foi eleito devido ao apoio do Sr. Leovigildo, mas vamos a ver o que da.
ResponderEliminarSó intrigas...É lamentável é esquecerem-se que quem perde, é o Povo!
ResponderEliminarQuem perde é a Democracia.
Quanto á situação do carriço alguém está a mentir e só se vê 3 hipotesses.
ResponderEliminar1- mente o Leovegildo
2- mente o Eng. Narciso Mota
3- ou mentem os 2
No fim de tanto pranto e ranger de dentes tudo continua normal, não dá para entender.