29 de fevereiro de 2020

Mais renúncias

Manuel Barros, eleito pelo NMPH, e Ricardo Ferreira, eleito pelo CDS, renunciaram ao mandato.
Em Pombal, a degradação da Política é evidente - as reuniões do executivo e da assembleia municipal atestam-no. O nível é já sofrível. Estas renúncias rebaixam-no ainda mais.

PS: a falta de nível da presidente da AM até nestes pormenores (por maiores) se vê.


28 de fevereiro de 2020

Alerta CMP: o coronavírus e o 'delegado' de Saúde



Pára tudo, que o doutor Micael está atento a esses irresponsáveis do Ministério da Saúde e da DGS. 

Ele não quer ser alarmista mas está alarmado.

Ele não quer meter política nisto mas tudo lhe serve para tentar a aproximação à maioria, e ao PSD.

Ele tinha 'outros assuntos' mas o que importam as miudezas do concelho quando o país precisa dele?

A doutora Odete e as suas questõezinhas

O senhor presidente tinha acabado de responder à questãozinha sobre os migrantes, e de agradecer à doutora Odete a questãozinha por ela colocada numa anterior reunião; para, logo de seguida, a doutora Odete apresentar mais três questõezinhas, e agradecer, no final, a resposta do sr. presidente à questãozinha sobre os migrantes. 
Definitivamente, a doutora Odete é o bombom do doutor Diogo.


23 de fevereiro de 2020

CMP entrou para Guinness

O gabinete de propaganda da CMP publicou na página do município no Facebook 81 fotografias dos vereadores&afins, no desfile de Carnaval. Não é engano, caro leitor; não são 8 nem é 1, são mesmo 81! É recorde mundial!

Agora diga-nos, caro leitor: há vereadores mais risíveis que os da CMP? E qual lhe parece o mais risível? E a mais fofinha?



22 de fevereiro de 2020

Siga a folia

Que a política são dois dias e o Carnaval três! E vale mais votos que obras.


PS: Pelo menos, os funcionários da câmara tiveram, finalmente, um dia de sossego!

20 de fevereiro de 2020

Negócios

A Câmara Municipal de Leiria (CML) convidou Carlos André, ex-Professor de Letras (na UC) e ex-governador Civil de Leiria (pelo PS), para elaborar a Estratégia 2030 de Leiria. O documento custará 35.000 € à autarquia; e ajudará esta, supostamente, a “resolver problemas instalados e tendências verificadas”, “prevenindo o impacto das mudanças disruptivas” como “as exigências decorrentes das grandes alterações tecnológicas em curso e as provenientes das alterações climáticas” – in RL. 

Independentemente da reconhecida competência de Carlos André como professor de letras, não lhe é reconhecido conhecimento técnico, experiência e competência na área do planeamento estratégico territorial. Por conseguinte, é estranho - ou talvez não - que se entregue, tão levianamente, tarefa tão exigente e complexa a uma pessoa sem provas dadas na matéria, nomeadamente quando na terra existem empresas especializadas na matéria e o Instituto Politécnico de Leiria, que todos o políticos gabam, com grupos de estudo na área e com metodologia e técnicos habilitados para o efeito.

Marcelo Caetano definiu – bem - o seu mandato como “evolução na continuidade”. Na verdade, o país da falsa moral, do caciquismo e do clientelismo político, retratado pelo Eça e pelo Ramalho nas Farpas, nunca nos abandonou. O regime pode mudar profundamente, de monarquia absolutista para monarquia constitucional, de república para ditadura, e de ditadura para democracia, que a instrumentalização e a veniaga política não mudam. E a ética republicana, passado um século, continua ausente.

18 de fevereiro de 2020

AOS SEUS LUGARES…PREPARAR…


O atletismo é cruel para com os atletas que se antecipam aos seus adversários. Uma falsa partida é punida com a desclassificação do atleta que a protagoniza. Na política acontece exactamente o contrário. Quem se deixa antecipar, em norma, perde a corrida.
Na corrida para as eleições autárquicas de 2021, um dos “atletas” não necessita de se antecipar aos demais para levar vantagem: O poder vigorante. Quer seja um ou outro candidato, a sua supremacia é por demais evidente: O nosso concelho é congenitamente laranja e o “doce aroma” do poder facilita a constituição das diversas listas.
Em contraponto, os “pretenders” têm uma missão duplamente espinhosa: Enfrentam a natural resistência à mudança e a (também natural) indisposição de muitos para “dar a cara” contra o “status quo” instalado.
Talvez uma jogada de antecipação pudesse produzir resultados. Já sabemos o desfecho das candidaturas apresentadas “em cima da hora”. Será que desta teremos gente a avançar corajosamente antes do próximo Verão e assim organizar condignamente o combate? Ou assistiremos ao tradicional (e conivente) comportamento “cábula” de estudar na véspera do exame?
Aos seus lugares...preparar…AO TRABALHO!!!

15 de fevereiro de 2020

Se a Greta Thumberg visitasse Pombal...


Se a Greta Thumberg visitasse Pombal naturalmente seria consistente com as suas afirmações com a necessidade de investir em energia renovável.

Provavelmente iria sorrir ao olhar para o parque e
ólico da Serra do Sicó, possivelmente o maior investimento em energias renováveis no Concelho e também porque esse investimento não obedeceu às regras de mercado mas por uma aposta nas energias renováveis que justifica em parte a nossa conta de electricidade elevada. 

Iria talvez questionar sobre o reforço da frota de transportes do Município, nomeadamente o orçamento aprovado para o novo autocarro para substituir o actual já com 16 anos e o reforço de 5 novas viaturas para a rede POMBUS com o valor previsto de 450.000. Franziria o sobrolho e questionaria se não seriam eléctricos ou a hidrogénio.

Iria certamente perguntar sobre as 100 bicicletas anunciadas em 2011 para que pudessem ser usadas na ciclovia então inaugurada.

Mas em 2020 não iria questionar certamente sobre os recursos hidrográficos. Claro que não. Claro que 2020 a questão da poluição do rio Arunca e das ribeiras do Concelho nem seria um assunto... mas é...

A ausência de fiscalização e de saneamento básico na grande maioria das habitações faz com que esgotos de empresas e domésticos lá vão parar. 

É que alguém convence o Sr. José (nome fictício) que tem que pagar 60 para o camião da PMUGEST ir lá a casa vazar a fossa? É que fica mais barato ligar ao tractor que não se sabe bem onde vai descarregar... Ou então usar a bomba eléctrica e mandar para a terra... mais fácil ainda é abrir uma ligação directa ao ribeiro e quando chove mais... ninguém nota...

Facto é que aquelas memórias de dar um mergulho no ribeiro eram bonitas... mas agora nem o pé lá mete... e não deixa que os netos o façam...

Como a Greta se preocupa com questões estruturais, valham-nos os nossos "Gretas" como o Sr. Ramiro Silva que denunciou mais uma situação deixando esta foto no parque de merendas da Ilha no ano passado... Até à data não se conhecem consequências...

Num ano em que se anunciaram 6,4 Milhões de Euros para saneamento básico é bom lembrar que o saneamento básico é considerado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como direito humano universal desde 2015. Seria de bom tom que, enquanto não existisse saneamento básico, o serviço de limpeza das fossas domésticas fosse gratuito e garantido pelo município.


 

14 de fevereiro de 2020

Expert Center: O sector privado mostra como se faz!


Expert Center: O sector privado mostra como se faz!

Quando o sector público se tenta imiscuir no mundo privado as coisas raramente correm bem. 

Mas é de salutar quando um grupo de empresas investe em Investigação e Desenvolvimento (I&D) e formação. E acima de tudo, mostra como se faz. 

A Elumatec, Forster, Reynaers, Saint-Gobain,  Soudal e Warema dão um exemplo tremendo de boa colaboração em desenvolvimento tecnológico e capacitação de recursos humanos. Ao criarem o Expert Center para a Envolvente Transparente do Edifício contribuem para acrescentar valor e diferenciarem-se no mercado. E criam competências nos recursos humanos singulares. 

É um orgulho para Pombal ter este tipo de empresários e é um excelente exemplo para os empresários nacionais. 

Muito diferente de projectos como a ETAP que infelizmente servem mais como sorvedouro de fundos públicos e subsídios europeus com resultados questionáveis de empregabilidade e de capacitação.