Mostrar mensagens com a etiqueta Comunicação. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Comunicação. Mostrar todas as mensagens

14 de setembro de 2020

Uma preocupação constante


A Câmara de Pombal está naqueles dias do mês: preocupa-se. Este verão foi fértil em matéria de preocupação municipal, difundida(como deve ser) pelo gabinete de informação e propaganda. 

Estava o comum dos mortais munícipes a pensar que as preocupações faziam parte da vida dos serviços.

Que na Câmara de Pombal haveria perto de 500 pessoas a trabalhar para encontrar soluções em vez de problemas.

E eis que a verdade é revelada em comunicado: a Câmara de Pombal está preocupada com o Ambiente em Agosto. Com a Covid-19 em Setembro. Apostamos que em Outubro há-de ser com a Educação?

Sim, escusam de ficar descansados. Que anda alguém a tratar-vos da saúde. 

15 de abril de 2020

Reforços para o Gabinete da Propaganda



O gabinete da propaganda municipal está com problemas em fazer passar a mensagem. Mesmo com tanto mensageiro disposto a ser correia de transmissão, não está fácil.
Só assim se percebe este "anúncio de emprego" que circula por aí, como se fosse um quebra-cabeças. 
Como hoje estou naquele modo boa-vontade-como-se-fosse-pimpão-feliz-e-o-mundo-não-estivesse-em-pandemia, aqui fica algumas notas de correção deste escrito:

Os jornalistas não fazem clipping. Fazem notícias, entrevistas, reportagens. Quem faz clipping são as agências de comunicação.

2ºTambém não trabalham em marketing, publicidade e relações públicas. Muitos dos que ingressam nas agências já foram jornalistas, é verdade, mas deixam de sê-lo. Como outros já foram professores, comerciais, etc.

3ºO clipping (para que não sabe) é o processo de monitorizar e seleccionar notícias em jornais, revistas, sites e outros meios de comunicação, geralmente impressos, para conseguir um apanhado de recortes sobre assuntos de total interesse de quem os quer reunir. Ora, no anúncio em causa, não é só a Câmara de Pombal que importa, mas pelos vistos é igualmente importante seguir o presidente. 
É bizarro, isto. O Diogo Mateus que eu conheci nunca embarcaria numa cegada destas. Mas também nunca teria feito listas como fez, nunca se rodearia de certas pessoas. E nunca chegaria ao segundo mandato assim, envolto numa curta manta de retalhos.

O nosso dinheiro não pode servir para isto. Espero que a douta oposição interpele a este respeito, como é seu dever. Não é preciso requerimentos para isto: é perguntar, confrontar, como deveria ter feito (por exemplo) quando a Câmara despachou o assessor/fotógrafo, no início deste ano, sem passar cavaco a ninguém. Mas os senhores vereadores deixam de ver ali nas reuniões uma das pessoas e isso não vos intriga?

O que a câmara precisa não é de clipping, mas antes do passo anterior: comunicar. Fazer como as outras câmaras, que têm gabinetes de comunicação com técnicos e não com apaniguados políticos, que por sua vez estabelecem canais com a imprensa, e aí sim, saem "coisas" para a rua, permitindo olhar, finalmente, para essa pescadinha de rabo na boca. 

1 de abril de 2020

Quem é que manda aqui?



À hora a que vos escrevo Pombal continua (destacado) a ser o concelho do distrito de Leiria com mais casos confirmados de Covid-19. Mas a crise sanitária - para a qual o poder autárquico acordou tarde - não se afigurou suficientemente grande, aos olhos dele(s): Em plena pandemia, o presidente da Câmara retirou os pelouros à vereadora Ana Gonçalves, abrindo mais uma crise política.
Aqui no Farpas já tínhamos avisado que a decisão estaria iminente. Mas a nossa maior futurologia não poderia conceber que tal acontecesse num tempo como este, que todos estamos a viver. 
Na reunião de Câmara da semana passada, uns e outros falaram do assunto com pinças. Ana Gonçalves referiu-se a "pressões exteriores", ela que acabou por ser vítima desta espécie de fado do ciúme. Não foi explícita, como não foi nenhum dos vereadores. Mas quem circula pelo comércio e serviços locais sabe bem do que está a falar, sabe que há neste enredo toda uma novela de faca e alguidar, que começa com alegadas traições e termina com alegadas chantagens. 
Não temos nada contra novelas, que tantas vezes retratam a vida como ela é. Já não achamos normal que andemos a ser governados por terceiros, por quem não elegemos. 
Nos últimos dias a nossa primeira-dama assumiu, nas redes sociais, o papel que caberia ao gabinete de comunicação da autarquia, se ele existisse. A proposta que deixamos a D. Diogo é que regularize de uma vez por todas essa função. Que contrate esses serviços, às claras. Não é o primeiro nem será o último presidente de Câmara deste país a fazê-lo. Perante tamanha abrangência demonstrada publicamente, não é de estranhar que a senhora esteja apta a assegurar alguns pelouros, aliviando assim o fardo dos poucos vereadores que restam. 
Além disso, se é para nivelar por cima, por que não haveríamos de ter a nossa Hillary Clinton, em versão direitolas?

1 de março de 2016

Gabinete de Propaganda

Neste mandato, o gabinete de comunicação da CMP nunca funcionou bem. Na primeira fase percebia-se: de aprendizes voluntaristas não se podia esperar grande coisa. Mas com a contratação de uma especialista esperavam-se melhorias. Puro engano. A evolução foi no pior sentido. Temos agora um gabinete de imprensa especializado em propaganda, em que o método é a inversão dos factores, a inversão dos valores, no âmbito da qual não existe mentira - meia-verdade ou meia-mentira - que não mereça ser difundida. A tudo se recorre para fazer de uma natureza morta um quadro vivo e colorido. As notas de imprensa são prospetos risíveis, que procuram, de forma despudorada, beneficiar o emissor e não o destinatário; são palha dada aos seguidores acríticos e aos distribuidores que as divulgam.
Mas a falta de decoro atinge o condenável quando se confunde a câmara com o partido  e o partido com a câmara. Ao que nós chegámos!


Adenda: Gastem o tempo livre para preparar e a publicar as actas atempadamente - também é comunicação, e imposta por lei.

26 de outubro de 2015

Nota Imprensa (II)

Este exemplar de Nota de Imprensa evidencia com clareza os propósitos, as técnicas e a desfaçatez a que pode chegar o ridículo no "dourar da pílula" e no ocultar a realidade. 
Dá-se a não-notícia para abafar a notícia.

Nota de imprensa (I)

Este exemplar de Nota de Imprensa da CMP já evidencia o toque da nova assessora de imprensa: na disposição e pose dos figurantes, na indumentária e nos penteados.
No resto…

30 de agosto de 2015

Mas por quê?

No in-circle do PSD local ninguém sabia da decisão de o presidente da câmara avançar para a contratação de uma assessora para a área da comunicação. Nos últimos dias procuraram saber quem era a jornalista junto dos elementos do Farpas. A estranheza foi ainda maior quando souberam que a jornalista de Leiria não era conotada com o PSD. Então, foi engraçado vê-los exclamar: o que leva o Diogo a contratar essa jornalista? O que espera dela? …
Compreende-se: por cá, estes lugares estão reservados para os da máquina – para “os nossos”.
Mas há razões que o comum dos mortais desconhece.  

24 de agosto de 2015

Agora é que vai…

Acabaram-se as experiências: não no jogo do pontapé-na-bola, pois a competição a sério já arrancou, mas no gabinete de apoio ao presidente da câmara. A partir do início do mês contará com uma jornalista experiente como adjunta para a área da comunicação. 
É uma contratação serôdia,mas Dom Diogo bem precisa…Ele e nós.