Mostrar mensagens com a etiqueta política do enfeite. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta política do enfeite. Mostrar todas as mensagens

27 de novembro de 2024

Campeões à moda de Pombal

 


Uma pessoa vai passando pelas fotos daquele momento importante de campanha que foi a Gala do Desporto e não percebe bem se:

a) é a organização do evento 

b) a equipa da Junta de Freguesia de eventos passados 

c) nomeados e/ou galardoados

Agora você decide, como dizia o outro. 

9 de julho de 2021

Ora viva, senhor deputado


 

A partir de segunda-feira o jovem Joel Gomes vai ser deputado na Assembleia da República, substituindo no cargo um político de carreira: João Paulo Pedrosa, que assumirá funções de direção na Segurança Social de Leiria. 

O Joel veste bem a pele de socialista local, no que respeita à capacidade de encaixe e impermeabilidade à crítica. Por isso podem apressar-se a pedir-lhe amizade nas redes sociais e a felicitá-lo por tão suadas funções, fruto de um trabalho político ímpar que desenvolveu ao leme da JS de Pombal e do distrito de Leiria. É chegada a hora do país conhecer a capacidade de intervenção, e sobretudo as posições que defende. Fogo à peça, Joel!

22 de março de 2021

Um registo verde a cair de maduro

 Tive que olhar duas vezes para ter a certeza de que não estava ver fotos da década de 90, quando o Dia da Árvore era tudo o que tínhamos em Pombal (e em Portugal, no resto do país não era muito diferente) para pensar no Ambiente e em como seria importante melhorar o planeta para cá continuarmos. 

Tive que olhar duas vezes para as fotografias porque não me parecia possível que em pleno 2021 uma Câmara - que se acha a última coca-cola do deserto em matéria de chavões eco-sustentáveis  mas depois acaba com jardins e privilegia praças - mandasse fazer uns bonés de propósito para a fotografia. O retrato era, afinal, muito mais rebuscado: o Município envolveu naquele excerto de política do enfeite os seus "colaboradores" - como foi amplamente replicado pelos media locais, que há muito desistiram do jornalismo - enfiou-lhes um boné e toca de os pôr a plantar árvores, que bonito. A ideia de plantar estas 140 árvores (que nos fazem falta, estas e muitas mais) foi "repor a pegada carbónica provocada pela quantidade de papel consumido, durante o ano de 2020, nos diversos serviços municipais", diz a autarquia. Todo o mise en scène foi devidamente fotografado e filmado e difundido por colaboradores - esses sim - já que se há feito a registar nas contas de merceeiro do Largo do Cardal é que o Município não criou um único posto de trabalho na área da comunicação. Primeiro valeu-se de um falso recibo verde, agora de avenças e acrescentos enxertados de outros departamentos. E como os delegados sindicais também devem ter desistido de Pombal,  não vimos ninguém importar-se com isso de chamar colaboradores aos trabalhadores, pois que moderno. 

Moral da história: há quem goste de enfiar a carapuça e bater a pala, porque ainda por cima aparece no jornal e nas redes sociais, disfarçado de "colaborador" de multinacional em registo de responsabilidade social. E pensam vocês: isto não é nada face ao que aí virá, em matéria de coaching motivacional.

Há gostos para tudo. 


*fotos de André Malheiro, publicados no jornal O Pinheirinho

7 de junho de 2019

Embandeirar em arco


Foi bonito de ver sete freguesias do concelho de Pombal serem galardoadas com uma bandeira Eco XXI. 
- E o que quer isso dizer? (pergunta legitimamente o leitor).
Ora, quer dizer que as freguesia de Almagreira, Carnide, Carriço, Louriçal, Meirinhas, Pombal e União das Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca podem agora içar a sua bandeira verde Eco-Freguesias XXI, "prémio que avalia e reconhece o trabalho realizado pelas autarquias locais em prol do reforço da sustentabilidade dos seus territórios, na vertente ambiental, económica e sociocultural", segundo a notícia do site municipal.
Muito bem. O verde vai bem com as favas das Meirinhas, mas também pode ir com as ervilhas do Carriço, ou com a erva que cresce nalguns arruamentos do Louriçal. Ou mesmo com os ramos de eucalipto da estrada dos Malhos, na freguesia de Pombal. Ah, espera...
O verde-esperança fica muito bem nesta fotografia, a fazer lembrar uma reunião da Maçonaria. Será por isso que, por exemplo, o presidente da Pelariga se mostrou irado na publicação do companheiro Pimpão? Ou seria antes porque o lugar (nas fotos) lhe foi ocupado por um mensageiro do regime?
De maneira que não saímos disto. Fomos feitos para a bandeira, para este faz-de-conta-que-nos-preocupamos-com-o-ambiente-e-assim.
O que vale é que temos um presidente da Câmara bondoso, que dispensa os seus funcionários para comparecerem nestas cerimónias. Pelo menos aqueles que fazem menos falta, e que têm missões autárquicas. Ah, espera..