Mostrar mensagens com a etiqueta PomBus. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta PomBus. Mostrar todas as mensagens

15 de setembro de 2019

Há oposição mais chocha que esta?

Discutia-se o reforço do PPI para reforço significativo da rede PomBus (500.000 €).
Reparem bem no que a oposição pensa disto.
E agora pergunto: há “oposição” mais chocha que esta?
É chocha! E não tem vergonha de o mostrar!


25 de março de 2019

A realidade, os números, a falta de gente: Pombal vai de carrinho


Uma reportagem do Jornal de Leiria desta semana mostra, a nu, como estamos sem gente. Bem podem os analistas municipais tentar justificar os números de utilização dos transportes públicos urbanos (Pombus) da forma que entenderem melhor, a começar pela  preferência na utilização do carro. O que a realidade nos mostra é outra coisa.
Já aqui escrevi várias vezes que considero a criação da rede Pombus o maior legado da era Narciso Mota. Quando chegou ao poder, Diogo Mateus mexeu na rede: criou mais uma linha, mas parece-me que não adequou os meios. Além disso, as alterações de horários não foram benéficas para quem (como eu) se habituara a utilizar o autocarro. Isto de querer aplicar o princípio da manta de retalhos nunca deu bom resultado.
E eis que os números dos transportes urbanos no distrito nos dizem, de facto, o que era já intuição: há uma diminuição acentuada em Pombal, em contraciclo com as restantes cidades: perdemos 11 mil utilizadores do Pombus nos últimos dois anos. Estamos sempre a perder, desde 2008. Fica-nos a dúvida existencial: os pombalenses não utilizam porque a rede não lhes serve? Ou não há utilizadores?
Numa volta pela cidade, desafio cada um de vós a entrar no comércio, em dias úteis ou ao fim de semana, e trocar dois dedos de conversa com quem mantém, teimosamente, lojas abertas. Se não quiserem dar-se a esse trabalho, basta que vagueiem pelo centro da cidade (não é preciso ir às ruas menos visíveis). Ao domingo, por exemplo, que seria - supostamente - o dia em que temos cá gente. 
Bem pode continuar a Câmara a incentivar os velhinhos e as criancinhas a decorarem a cidade com flores de plástico. O que a realidade nos mostra é outra coisa.

4 de setembro de 2015

Nova Rede do Pombus

aqui critiquei o facto de o PomBus não passar pela Urb. São Cristóvão. Constato agora que, apesar do significativo aumento da rede do PomBus, a Urb. São Cristóvão continua excluída.
Uma injustiça inexplicável, criticada na sessão pública de apresentação da reformulação da rede, como o Região de Leiria bem relata: “A sessão de apresentação contou ainda com as palavras duras de moradores da Urb. São Cristóvão, que se mostraram contra a não passagem do autocarro por aquele local. “Não tivemos conhecimento do assunto”. “A Urbanização está esquecida pela câmara”. “Isto é uma questão política”, protestaram os moradores, exigindo que o questionário também tivesse sido entregue naquele local“. E eu não estive lá, nem abordei o caso com qualquer morador.
Isto está a mudar!

4 de junho de 2015

Mais vale tarde…

A CMP decidiu, por unanimidade, alargar o transporte escolar gratuito até ao 12.º ano.

Atualizaram-se! Há muito que aqui tínhamos apontado a injustiça da limitação da gratuitidade até ao 9.º Ano. Mais vale tarde do que nunca.

2 de julho de 2014

Milho aos Pombus

Declaração de interesses: o serviço Pombus é, para mim, um dos maiores feitos (talvez mesmo o maior) da era Narciso. Deduzo que não seja rentável, mas o cariz social de que se reveste vale por si.


Era sexta-feira (dia de pequeno-almoço municipal) naquela hora em que os motoristas trocam o turno. O autocarro quase cheio de seniores em combate à solidão, mais meia-dúzia de alunos despachados das aulas, e uma conversa deliciosa entre o motorista e os utentes (habituais). Terminadas as obras no Cardal, os motoristas estão indignados com a repetição do erro:
- avisámos bem, quando fizeram as obras daquele lado, para não deixarem assim a entrada para os autocarros, que aquilo dá cabo dos pneus!
- se calhar quem faz as obras não percebe nada disso… (diz fulano)
- o melhor é dizerem ao presidente! (diz cicrano)
- ele não ouve opiniões…(diz beltrano)
- não é ele que manda. Diz que que ainda é o outro (diz um deles)

Ups. Que ainda há gente baralhada. E não consta que algum daqueles tivesse conhecimento da lista (im)provável da concelhia do PSD...

2 de outubro de 2013

Atualizem-se

O site da CMP informa que o Passe Mensal de Estudante que frequenta a Escolaridade Obrigatória é gratuito. No entanto, os motoristas estão a obrigar os miúdos a pagar bilhete e os serviços camarários responsáveis pelos PomBus dizem que a gratuitidade é só até ao 9.º ano.

Será que esta gente sabe o que é a escolaridade obrigatória? Senão sabem, proponho a frequência das Novas Oportunidades (agora CQEF).