Mostrar mensagens com a etiqueta Política regional. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Política regional. Mostrar todas as mensagens

4 de março de 2024

Sobre os “políticos” da Pedra Seca

Estamos rodeados por todos os lados por políticos da pedra seca – criaturas de pensamentos atávicos, aspirações vagas, desejos fúteis, sentimentos envelhecidos e actos falhados, que agem para se entreter e vêm méritos nas tolices que praticam.

O dotor Pimpão é o maior exemplar desta espécie. Mas os seus colegas da Associação Terras de Sicó não lhe ficam nada atrás. Sem saberem ao que se dedicar, mas desejosos de mostrar serviço, atiraram-se aos chamados muros em pedra seca, lançando a sua candidatura a Património Imaterial da Humanidade – pobre Humanidade. Arranjaram, assim, uma empreitada para se entreterem por muitos anos, e um pretexto para muitas “notícias” encomendadas sobre a matéria. 



Basta ir uma vez à Serra da Sicó para se perceber a origem e necessidade daquelas toscas edificações, que acima de tudo serviam para arrumo das pedras que cobriam o solo e era necessário retirar para aproveitar todo e qualquer pedaço de terra para a economia de subsistência. Agora, uns quantos (poucos) teóricos do mundo rural, herdeiros de um surrealismo retardado eivado de romantismo bucólico, vêm ali arte e valor.

Para nossa desgraça, esta tontaria afecta tanto os protagonistas do poder como da oposição. Por exemplo, a dotora Odete, coitada, na ausência de melhor assunto – daquela cabeça nunca saiu nem sairá uma ideia – e desejosa de mostrar serviço, agarra-se a estas coisas, segue as suas anotações no caderninho, e farta-se de questionar e colocar pressão no dotor Pimpão. 

É por estas e por outras que estas terras não conseguem progredir mais rápido. Estamos manietados pelos políticos da pedra seca. Melhor dizendo: de cabeça seca.

16 de fevereiro de 2024

Coisas de deslumbrado

Por princípio, não gostamos de publicitar nulidades ou excrescências, mas regra é regra e excepção é excepção.

Bem isto a propósito de uma criatura deslumbrada, João Antunes dos Santos (JAS), quarto na lista do PSD/AD às próximas legislativas,  que tem andado a solo num rodopio bacoco e inútil a incomodar instituições respeitáveis e a abusar da boa-vontade dos seus dirigentes; e que, vejam só, não saciado com os tais desvarios, resolveu fazer uma apresentação pública da “sua candidatura”, no Cine-Teatro. Não se enxerga. Nem o insofrido Pedro se prestou a tamanho ridículo!


O provável deputado é uma criatura difícil de caracterizar e descrever. É pedante. E medíocre (politicamente). Dos seus talentos ressalta a capacidade de sorrir sem cessar e piar como o pintassilgo.  Mas já se vê como grande entre os grandes da política e do regime. Não tem noção, coitado, que é simples figurante da romaria, que não acrescenta nem retira nada (nem um voto), tal a sua insignificância. É  uma criatura talhada para nos envergonhar, não para nos representar.

Adenda: aqui no Farpas, depois de rebolarmos uma pedra, repetimos frequentemente entre nós: a realidade (local) ultrapassa sempre a ficção. E cá temos o deslumbrado para o confirmar: não satisfeito com o patético acto da apresentação da “sua candidatura, resolveu lançar uma lista de apoio à sua candidatura! Aonde pode chegar o delírio!

28 de abril de 2022

Politiqueiros em acção

Hoje, reuniram-se meia dúzia de pimpões nas Meirinhas para, dizem eles, arregimentar a população para exigir junto da Infraestruturas de Portugal – do Governo - um nó de acesso à autoestrada A1, na fronteira entre as Meirinhas e o Barracão.



Para estas cabecinhas voadoras basta desejar uma coisa para ela se tornar possível, útil ou virtuosa. Estes escravos da acção não estudam, não analisam e não quantificam nada. São politiqueiros da tentativa erro, usualmente do erro, que raramente percebem os problemas e nunca acertam nas soluções.

Centrem-se no óbvio, cabecinhas voadoras.


27 de outubro de 2021

Eterno masculino


 

A nova composição da CIMRL - Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria - é uma espécie de regresso ao passado. Não apenas porque lá está Raul Castro - que volta à Câmara da Batalha 30 anos depois, não pelo CDS, mas agora como independente, depois de ter sido presidente da Câmara de Leiria durante três mandatos, pelo PS. É mesmo pela inusitada exclusividade masculina deste retrato da região, coisa que não acontecia desde a década de 90. 

Bem podem os partidos acenar com as bandeiras das quotas, que a realidade é o que é. Em 2021, a região de Leiria voltou a ser exclusivamente dominada por homens, numa espécie de clube do charuto em que a foto podia ser confundida com uma qualquer dos anos 80. De resto, (ao menos) aí estamos em linha com o resto  do país: nestas eleições autárquicas apenas 9% das Câmaras foram ganhas por mulheres, 28, portanto, menos do que há quatro anos. Na região, perdemos três: Castanheira de Pêra, Alvaiázere e Marinha Grande.

Pimpão é o caçula do grupo. E lá foi eleito vice-presidente da CIM, que continua a ser presidida pelo socialista Gonçalo Lopes.

Agora vamos ver se nos ficamos por aqui em matéria de retrocessos.

6 de abril de 2020

Pornografia mediática


Vivemos - uns mais, outros menos - tempos de angústia, medo, tristeza e dor. Tempos que deveriam exigir a todos contenção, descrição, pudor e decência. O cidadão comum tem sabido levar a coisa. O que destoa mesmo é a sistemática pornográfica mediática dos nossos políticos - em fotos, vídeos, reportagens, entrevistas, comunicados, aparições, etc.
Ainda a publicidade e a propaganda política davam os primeiros, já Abraham Lincoln – esse enorme político – afirmava que “o que mata uma doninha é a publicidade que faz a si própria”, e um grande publicitário afirmava que “uma grande campanha publicitária fará um mau produto fracassar mais rapidamente”. 
Se se escrever direito por linhas tortas, do mal o menos!

13 de fevereiro de 2020

Socialistas mas pouco

Na última Assembleia Municipal de Leiria, o PS e a CDU rejeitaram uma recomendação, subscrita por PSD, CDS, BE e PAN, para que as reuniões do executivo municipal públicas fossem transmitidas em directo, via internet.
Que a CDU (PCP) rejeite a proposta, e use o argumento que a transmissão em directo “colocaria em causa a legitimidade democrática”, compreende-se – é coerente com os seus princípios. O que não se compreende, é que o PS tenha medo da transparência - do escrutínio dos cidadãos!

4 de fevereiro de 2019

Prognósticos eleitorais antecipados

Ainda mal passou o primeiro ano de mandato autárquico, e já os sinais, de má governação e de promiscuidade entre governação e partido, são de tal forma expressivos, que já é possível prognosticar que determinadas câmaras do distrito mudarão de mãos.

4 de junho de 2018

Olhar para os aviões


A abertura da Base de Monte-Real à aviação civil é uma revindicação recorrente que a maioria dos políticos da região, e aspirantes a sê-lo, gosta de fazer publicamente. Na ausência de outra coisa mais sensacionalista, atiram com esta...!
Mas surpreendentemente, até Narciso Mota já abandonou a ideia de transformar a base militar, ou parte dela, em aeroporto. Agora bate-se pela transformação da (sua) pista do Casalinho: primeiro em aeródromo, depois em aeroporto!
O que não nos falta é gente com ideias…

28 de dezembro de 2017

Bloquearam a ascensão do Pedro

A uma pergunta do António Pires, a presidente da AM informou que o (nosso) Pedro tinha sido bloqueado como membro da assembleia da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.
Por cá, vale tudo; mas por lá, as normas legais (ainda) são observadas e cumpridas.
O Pedro é o arquétipo da política do folclore que se transformou num verdadeiro papa-tachos. Mas ainda não se dignou informar os fregueses em que regime está na junta de freguesia

28 de julho de 2017

O Estado da Nação Política Local

Em ano de eleições, que vai determinar a mudança de muitos titulares de lugares políticos no nosso distrito, importa analisar o “Estado da Nação”, a nível local, antes de ocorrerem essas mudanças.
Previamente, é importante deixar aqui expressa a minha preocupação quanto ao que se diz estar a passar-se em Ansião. Não acredito ser verdade que, encontrando-se ainda em funções, o atual presidente de Câmara seja “sócio” de um empreendimento situado no seu concelho que, alegadamente, lhe servirá de garantia de futuro quando devolver a cadeira do poder a Fernando Marques. Seria mau demais que alguém, que tutela o licenciamento de obras e a fiscalização das mesmas, dado que tem o poder político máximo no seu concelho, aceitasse uma qualquer parceria como se fosse um mero cidadão comum. Por isso, não acredito que seja verdade! De resto, Rui Rocha, ao devolver a cadeira do poder ao seu dono, tal como Medvedev fez a Putin na Rússia, demonstra um calculismo político e uma frieza próprios de um autêntico eslavo. Não há dúvida que, do ponto de vista político, foi o mais eficaz possível. O PSD vai manter a Câmara de Ansião não correndo Rui Rocha os riscos suicidários do líder da concelhia de Pombal. Dessa forma, enquanto presidente da Distrital, assegura desde logo o lugar de deputado nas próximas legislativas. De se lhe tirar o chapéu! Ao invés, Pedro Pimpão, sabendo que está politicamente morto se perder a Câmara em Pombal, nem sequer arriscou ir como número dois de Diogo Mateus refugiando-se numa candidatura patusca à junta de freguesia de Pombal, com vitória garantida, assegurando, assim, emprego por mais quatro anos. Tenho de ser justo e deixar aqui patente a minha vénia pela sinceridade de Pedro Pimpão que, na apresentação da sua candidatura, disse concorrer por causa da sua família. Toda a gente sabe isso, mas ficou bem tê-lo assumido publicamente. Apesar de não ter tido coragem de arriscar ir na lista de Diogo Mateus à câmara, renegando assim Sá Carneiro, teve a dignidade de fazer essa confissão.
Como já escrevi no humorístico "Farpas Pombalinas", Narciso Mota, por sua vez, está prestes a fazer Haraquiri ao escolher para número dois o ex-vereador Micael António, conhecido como «o vereador do turno da tarde», quando dispõe de nomes fortíssimos como é o caso do Médico Emanuel Figueiredo, figura local estimada por todos, e do Coronel José Alberto Cordeiro Simões que dispõe de um curriculum impressionante, e tem, inclusive, o tirocínio de General. Meter «o miúdo» nestas condições é pura loucura que o fará perder as eleições. Escrevi também no humorístico «Farpas» que não acredito em imaturidades comportamentais perpétuas nem irreversíveis e que Micael António não irá, seguramente, cometer os erros do passado e poderá até ter um lugar, recuado, na lista e ser útil a Narciso Mota no caso de este ser eleito.
Farpas Convidadas: Fernando Gonçalves (Jurista/autor)

18 de fevereiro de 2016

Surpreendente, ou nem tanto

Em Março realizar-se-ão eleições para a Federação Distrital do PS. Depois de vários anos afastado da vida partidária decidi apoiar o António Sales, por o considerar o melhor colocado para iniciar uma alteração dos propósitos da federação. Aceitei, também, ajudá-lo a identificar apoiantes e candidatos a delegados ao congresso distrital.
Surpresa das surpresas, após poucos contactos, e como ninguém recusou liminarmente o convite, fechámos rapidamente a lista com vinte militantes.

E esta, hem!